Debate: Voce concorda com o Dia da Mulher?

42 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

atualmente há muita divergência, até mesmo entre as feministas, se um dia batizado como Dia Internacional da Mulher não mostra que os outros dias ainda continuam a ser os da discriminação...

homenagem as lutadoras por direitos igualitários ou acentua ainda mais a diferença? virou uma data comercial e poucas mulheres (e homens) se interessam em saber o significado do dia?

qual a sua opinião?

*

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Marcos das Conquistas das Mulheres na História


- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

- 1932 - brasileiras conquistam o direito a voto


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

De lá para cá, o que mudou? Muita coisa, não tenho dúvida. A revolução das mulheres foi o grande acontecimento do século XX, parafraseando o historiador Eric Hobsbawm. Estamos longe da situação das operárias russas – ao menos no Brasil, nunca visitei a China para testemunhar –, avançamos no mercado de trabalho e chegamos até a presidência da República.

Tampouco vivemos em uma sociedade igualitária. A cada 2 minutos, 5 mulheres sofrem violência física em nosso país. Continuamos ganhando menos que os homens para ocupar as mesmas funções. Somos menos de 10% das eleitas para o Congresso Nacional. Seguimos sendo usadas como objeto sexual para vender cerveja. Não temos pleno acesso a nossos direitos reprodutivos. Essas – e muitas outras – são demonstrações mais do que claras da discriminação que persiste.

E insiste.

Perdemos também no debate feminista. O time do “já ganhou” entrou em campo para abafar nossas reivindicações e demandas, com um discurso de que as mulheres tinham chegado onde queriam e pronto, não precisavam de mais agitação. Queriam até enterrar o termo “feminismo”.


http://blogueirasfeministas.com/2012/03/outros-marcos-virao/


imagem de xaropinho
xaropinho
No PF desde: 15/04/2011

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..eu acho que devia se feriado hj KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


imagem de Dani*
Dani*
No PF desde: 15/01/2011

Eu concordo, não só por ser o Dia da Mulher, mas por que é um dia pra se lembrar das lutas e conquistas das mulheres ao longo do tempo


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

SIMONE DE BEAUVOIR

- O homem é definido como um ser humano e uma mulher como uma mulher - sempre que ela se comporta como um ser humano, ela se diz a imitar o sexo masculino.

*

-Poucas tarefas se parecem mais com a tortura de Sísifo, além dos afazeres domésticos, com a sua interminável repetição: a limpeza torna-se suja, a suja é feita limpa, mais e mais, dia após dia.

*

- Para libertar a mulher é se recusar a confiná-la às relações que ela tem para o homem, não para negá-los a ela, deixar que ela tem sua existência independente e que ela continuará no entanto a existir também a ele, reconhecendo mutuamente um ao outro como sujeito , cada um ainda vai ficar para o outro um outro.

*

- Uma pessoa não nasce, mas torna-se, uma mulher.


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Realmente a questão do dia da mulher gera um certo debate. Pessoalmente, acho indiferente. É só mais um dia. E tem dia para tudo! Até dia do ovo.


Mas eu concordo com quem não ve sentido na data.


O que é lembrado no dia da mulher?

As nossas lutas e tudo que ainda é preciso fazer? (Isso é lembrado pelas feministas, pelos grupos que combatem a violência. Mas assim como todos os outros dias do ano)

Ou um bando de frases feitas, poemas pobres ressaltando a beleza, feminilidade, delicadeza da mulher e blá, blá, blá?

Infelizmente a segunda opção.

Foi uma data com origem numa luta de mulheres por seus direitos e acabou se tranformando num dia de gentilezas forçadas (que deveriam existir o ano todo, num só dia, é forçado sim).

E ainda ressalta todo o lado "feminino": beleza, delicadeza e etc.

Lutas? Discussões? Não!

Rosas para as delicadas mulheres, claro, porque elas precisam ser como rosas: precisam ser bonitas e servem para enfeitar...


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Lutas? Discussões? Não!

Rosas para as delicadas mulheres, claro, porque elas precisam ser como rosas: precisam ser bonitas e servem para enfeitar...


ahhh sim.. servem para enfeitar .. para serem objetos sexuais.... para limpar... para cozinhar... para criar os rebentos... :( :( :(

e servem para pensar??!! servem para se informar e procurar direitos igualitários?

é mais fácil aceitar rosas e paparicações do que se informar sobre o REAL sentido do DIA DA MULHER... é mais fácil deixar-se levar... :( :( :(


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Minhas Jovens

“Como posso incentivá-las mais a empreenderem a tarefa de viver? Minhas jovens, diria eu, e tenham a bondade de prestar atenção, pois a peroração está começando, vocês são, a meu ver, vergonhosamente ignorantes. Nunca fizeram uma descoberta de qualquer importância. Nunca sacudiram um império ou levaram um exército à batalha. As peças de Shakespeare não são de sua autoria, e vocês nunca apresentaram uma raça de bárbaros às bençãos da civilização.

Qual é sua desculpa? É muito fácil vocês dizerem, apontando para as ruas e praças e florestas do globo fervilhando de habitantes negros e brancos e cor de café, todos extremamente ocupados com o tráfego e as empresas e o fazer amor, que estivemos ocupadas com outro trabalho. Sem nosso trabalho, esses mares não seriam navegados e aquelas terras férteis seriam um deserto. Geramos e alimentamos e lavamos e instruímos, talvez até os seis ou sete anos de idade, o bilhão seiscentos e vinte e três milhões de seres humanos que, segundo as estatísticas, existem atualmente, e isso, mesmo admitindo que algumas de nós tenhamos tido ajuda, leva tempo.”


Virginia Woolf ( 1915-1941)– Um Teto Todo Seu, 2ª.ed. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2004: 122)


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

O Dia Internacional da Mulher é sem dúvida uma data a ser comemorada pelo marco na História e nas conquistas que nós mulheres, viemos conseguindo a duras penas, por esse mundo afora.

Mas num país como o nosso onde a educação e a cidadania não são prezadas como deveriam, as coisas acabam mesmo desvirtuadas, e um dia como esse é encarado como um prêmio à superficialidade feminina ou peiguice.


Por isso acho importante que não esqueçamos dos bons exemplos, e que lembremos de mulheres que realmente fizeram a diferença. Eu gostaria de citar especialmente: Madre Teresa de Calcutá, Zilda Arns e Irmã Dulce. Minha homenagem neste dia é para elas.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Eu concordo..