to me senindo muito mal levei um fora de um homem

92 respostas [Último]
imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Eu tenho um palpite: a Pricila ou é nordestina, ou mora do Nordeste, ou ambos.

E falo isso com conhecimento de causa, porque eu mesma sou de lá.

Pelos termos que ela usa (\"relava\", \"hoje tô de vermelho\" - blééééé), por aceitar apanhar do namorido com tanta naturalidade, por não sofrer nenhum drama de consciência e achar que se ficar com o amante vai estar trocando seis por meia dúzia... enfim, por todos esses pensamentos preconceituosos e depreciativos, altamente machistas, acho que ela vem de lá.

E acho mais: que nada do que for dito aqui, a sério, vai ser considerado por ela. É uma questão (a)cultural.


imagem de happyclaudia
happyclaudia
No PF desde: 16/03/2011

Girlie, discordo. Sou nordestina, minhas irmãs também, não usamos esses termos, não aceitamos esses comportamentos machistas. Nunca apanhei de namorado nem marido, minha mãe nunca foi maltratada pelo meu pai, nunca vi isso no meu meio (amigos, parentes, conhecidos). Sou uma pessoa de mente muito aberta, acredito na igualdade dos sexos, não tenho preconceitos contra homossexuais nem nenhuma minoria. Não sei de onde no nordeste vc é, eu sou de João Pessoa - PB. No nordeste a gente vê esse tipo de comportamento em lugares totalmente sem estrutura, nas favelas, nas áreas flageladas do sertão. Mas ser nordestino não significa ter uma mente tão curta. Tanto que moro no sul por uma fatalidade (meu marido é daqui), não fosse por isso provavelmente ainda estaria lá. Sou advogada, falo 3 idiomas, sempre dei valor ao estudo e escolhi um marido que me respeita muito. Uma das minhas irmãs é advogada também, a outra é arquiteta, mestra pela USP e doutora pela Sorbonne... Meus pais são ambos nordestinos e nos criaram para nos valorizarmos e nos darmos ao respeito.


imagem de happyclaudia
happyclaudia
No PF desde: 16/03/2011

\"Tanto que moro no sul por uma fatalidade (meu marido é daqui)\"

ops, expressei mal. Quis dizer por uma casualidade :)


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Sad, veja bem: eu tb sou e nunca tive o mesmo comportamento da Pricila, mas toda a minha vivência no Nordeste mostrou que esse tipo de perfil, de palavreado e de justificativas são muito comuns na região.

Estatisticamente falando, o Norte e o Nordeste são os locais do país em que o machismo e a violência doméstica são considerados comuns, banais - normais.

Tu e eu tivemos não só a oportunidade de estudar como de conviver com outras culturas. Nossos pais tiveram a mesma visão ampla de mundo. O que estou querendo dizer é que, culturalmente, é chocante perceber a diferença de costumes dos povos desse mesmo país.

Todas as falas da Pricila são idênticas a dos amigos dos meus pais, que eu visitava frequentemente depois que apenas eu havia me mudado para o RS e eles continuavam morando no Ceará. Eu, primeiro, não entendia o que eles diziam e nem eles a mim; parecia que falávamos línguas diferentes, com ritmos, entonações e gírias incompreensíveis. Depois vieram os choques culturais, atitudes do povo que para mim eram inaceitáveis. Se tu tiveste a oportunidade de assistir aos programas de televisão locais, então percebeste a crueza, a baixeza, o sangue escorrendo pela tela. São coisas tão absurdas (que para aquelas pessoas são corriqueiras, como mostrar uma pessoa peneirada a tiro, uma mulher espancada até a morte pelo companheiro) que me faziam pensar que nem em mil anos se conseguiria convencer o povo a mudar.

Não estou faland em favela, em morro, em debaixo da ponte. Estou falando de subúrbio, de centro, de beira-mar.

Claro que todo tipo de generalização é burra. Óbvio que nem todo nordestino tem a mente curta. Se eu pensasse isso, cadê minha autoestima e orgulho das minhas origens? Só acho que, lamentavelmente, esse pedaço do Brasil ficou esquecido à própria sorte, criando as próprias regras e costumes, aceitando todo tipo de violência como normal. Essa garota me pareceu fruto de tudo isso - mas, como eu disse (e longe de ser preconceituosa) é tudo palpite.


imagem de happyclaudia
happyclaudia
No PF desde: 16/03/2011

Entendo teu ponto de vista, Girlie. E te acho uma pessoa super bacana, mente aberta, uma das foristas com quem tenho mais afinidades. Leio diariamente os jornais de maior circulação de João Pessoa pela internet, tem muita violência, como vc falou. Mas vejo do mesmo aqui em Joinville: há uns dois meses jogaram um bebê no lixo do banheiro do supermercado Angeloni. Semana passada, um cara de família prominente, numa briga com a esposa, entrangulou-a... Tinham gêmeos de 5 meses... Se vc puser no google \"Darci Venâncio da Rosa Filho\" vai ver a história. E era um cara gente boa, meu marido conhece, ninguém nunca ia imaginar que rolava violência familiar lá. Enfim, concordo contigo que o norte/nordeste são regiões com muito mais propensão a esse tipo de comportamento. Por sorte vc, eu e muitas outras pessoas que conheço não se enquadram. Mas morando aqui no \"Sul Maravilha\" há 10 anos, já vi tanto absurdo (incluindo coisas que a gente pensa que só rola no norte/nordeste, como marido esfaqueando a esposa, pai engravidando a filha, etc), que para mim fica difícil ver isso como privilégio de lá... E sim, culturalmente é tudo muito diferente, parece que estamos em outro país, porém em questão de violência, brutalidade, acho que infelizmente as coisas estão muito parecidas. Mas não discordo totalmente de ti, tem coisas que aqui estão muito à frente: aqui a prestação de serviços é superior, aqui se vc contrata uma empregada/diarista, é normalmente uma pessoa super limpa, educada, normalmente honesta (deixo a chave com minha diarista), lá lembro que normalmente eram pessoas desdentadas, analfabetas de não saber escrever nem o próprio nome, e não raras vezes passamos por furtos lá em casa (tanto que lá é aceitável e normal revistar bolsas das empregadas, o que considero impensável fazer aqui com minha diarista), saúde e ensino público aqui são razoáveis, lá é uma piada... Enfim, vai ver que por estar há tanto tempo longe, estou lembrando mais das coisas boas e esquecendo que somos uma minoria que se esforçou, estudou e chegou longe (como minha irmã, que nem aqui no sul conheci alguém tão inteligente, esforçada e que chegou tão longe - admiro ela demais, doutorado na Sorbonne realmente não é para qualquer um, e esse é o principal motivo por que não aceito estereotipar nordestinos de maneira inferior - não que vc tenha feito, entendi bem teu ponto de vista)...


imagem de happyclaudia
happyclaudia
No PF desde: 16/03/2011

proeminente (sorry)


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Eu tb te entendi, e é com muito pesar que vejo o meu Nordeste esquecido dessa maneira, as pessoas aceitando migalhas e achando que a vida é essa miséria, mesmo.

É preciso lutar desde o nascimento para ter valor, e ainda ter que aguentar piadas de paraíba, baiano e por aí vai.

Ontem, no programa da Regina Casé temático de festas juninas (ô, saudade!! Não há festas melhores do que as nordestinas!!), muito se falou em preconceito. Eu não sabia que no mundo da moda, quando algo é considerado feio ou \"gongado\", dizem que é coisa de baiano, e nem que no Rio não se vai a determinados lugares porque só dá paraíba.

Mas voltando ao tópico e falando sério, achei nessa menina trejeitos de um conformismo assustador. Eu debochei bastante dela no início, mas depois foi me dando pena, muita pena de ver uma pessoa se sujeitar a isso, ainda por cima achando que vai sair de uma ruim para outra pior.

Às vezes eu me pergunto se a vida é só isso mesmo.


imagem de Moreniinha
Moreniinha
No PF desde: 14/04/2010

Pois é Girlie, eu me assustei por ela ter dito q o rapaz mecheu com os sentimentos dela ou buliná-la, aqui no sul um ato desses daria cadeia no mínimo, pq não permitimos este tipo de atitude masculina, muito machista mesmo esta visão dela. E depois ela dizer q ele a presenteou com um CD sertanejo, eu no mínimo ficaria ofendida ao ser presenteada por um homem casado.


Mas enfim, ela agora não sabe se troca 6 por meia dúzia, como foi dito aqui e eu me pergunto, ou a criação dela é muito fraca ou ela é uma pessoa muito carente ou pode ser q no lugar de onde ela venha seja normal ser \'conquistada\' desta maneira, sem ofensas ao povo nordestino pq sou do sul.


imagem de NandaHarper
NandaHarper
Offline
No PF desde: 29/05/2011

Girlie;


Também sou do Nordeste, nasci no interior do RN e hoje moro na capital, Natal. Então, achei que a Girlie se antecipou ao falar que os termos utilizados pela forista Pricila fossem oriundos do Nordeste, pois se vermos bem a Pricila usa termos como: \"larga dele\" (onde este \'larga\' deveria ter um R no final, mas vejo que alguns sulistas tem engolido o R), dentre outras expressões. Também acho que a cara forista Girlie se antecipou ao dizer que a Pricila aceitou as agressões do parceiro pelo fato dela possivelmente ser do Nordeste.

Veja:


Quote:
enfim, por todos esses pensamentos preconceituosos e depreciativos, altamente machistas, acho que ela vem de lá.


Então, cara Girlie, permita-me uma pergunta: acha mesmo que nós, pelo \"simples\" fato de sermos nordestinos(as), temos de ser apontados(as) como preconceituosos, machistas e depreciativos?

desculpa a minha franqueza e objetividade, mas senti uma ponta de preconceito contra nós nordestinos em seu comentário, inclusive contra si mesma, que és do Ceará, terra que eu muito amo, que deu fruto ao saudosíssimo poeta José de Alencar - autor do belíssimo poema \"Virgem dos Lábios de Mel\"-. Eu, Fernanda, venho de família muito batalhadora aqui do Nordeste e orgulho-me em dizer isso aonde quer que eu vá. Acredito que a ignorância e a falta de amor próprio (como é o caso da forista Pricila), pode partir de qualquer lugar do mundo. O maior índice de violência contra a mulher está no Nordeste do Brasil, sim. Mas, não devemos generalizar, né?

Bom, espero que não me entenda mal, apenas discordo do que por ti foi citado. Eu até entenderia se tivesse explicado mais calmamente o que quis nos passar, mas acho que a tua explicação foi um tanto quanto radical.

Um beijo e tenha uma ótima terça.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Oi, pricila!


Acho que voce deve ir com calma.

E se amanhã ele relar os peitos de outra moça, ela se sentir atraída por ele, e acontecer o mesmo que aconteceu com voce? Voce vai se danar toda... E que conversa é essa de largar o trabalho, voces dois e sumir? Vão viver de que? Ou achar outro emprego pra voces é fácil? Morar aonde, caso os dois saíssem de casa? Pagando diária de hotel/motel? Até quando???

Não está certo voce ser maltratada pelo seu namorido, mas esse cara do seu trabalho também não parece confiável... Tanto discurso moralista, e pra que??? E ele também debochou de voce, te magoou, não esqueça disso...

Sinceramente? Acho que voce tem que se planejar melhor, buscar alguma coisa que possa melhorar seu trabalho, como um curso, terminar os estudos, essas coisas. Assim que puder, more sozinha. Busque a sua independência em todos os sentidos. Ficar dependendo de quem quer que seja pra viver ou pra ser feliz não costuma dar certo, só traz mais problemas.


Boa sorte!