HOMENS RESPONDAM!! PQ A REAL NECESSIDADE DE TRAIR?

240 respostas [Último]
imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

É hilária essa empáfia de alguns homens que julgam-se “porta-vozes da espécie”, jactando-se em cima do que julgam ser um tipo de “irracionalidade feminina”. Sim, porque após o festival de misoginia é só esta idéia que posso ter do Sr. Carlos Craveiro.

Em primeiro lugar, gostaria de lembrá-lo que este é um site feminino, portanto, muito embora a autora possa ter destinado sua pergunta aos homens, não creio que ela tenha tido a intenção de excluir a interlocução feminina, maioria por excelência do fórum e a quem ele se destina.


Quote:
A pergunta teve alguma origem, que com certeza não foi _base_ada na história pessoal e particular de quem fez a pergunta. Aliás, a origem dessa pergunta é transcultural, ou seja, observa-se o mesmo comportamento dos homens em inúmeras outras culturas.


Eu não afirmaria isso com tanta certeza, mesmo porque a autora não especifica esta questão. Então Gatixa, gostaria que vc tvz explicasse melhor suas razões a que elevaram este tipo de constatação que como a Liv-T escreveu, não é consenso até mesmo entre alguns dos foristas masculinos mais respeitados deste fórum.


Eu também não afirmaria com tanta certeza de que esta pergunta é transcultural. Até porque dentro da própria Antropologia existe um vasto material que mostra que em muitas culturas tanto a poligamia feminina, quanto a traição é prerrogativa feminina.


Quote:
Dado isso, será que não estamos diante do cenário seguinte?

\"Os homens dizem: _ olhem, nós nos conhecemos e a nossa verdade é essa.

Ao que as garotas respondem: _ não, vocês não se conhecem e a verdade é outra.

Daí então, será que a resposta das mulheres para uma questão direcionada aos homens tem mais valor do que o que eles mesmo têem a dizer a respeito?


Não, não estamos diante deste cenário, certamente. Pois como foi dito, o Sr insiste em falar por uma “maioria masculina” que não existe e tampouco concorda que traição possa ser prerrogativa masculina_ se o Sr der uma passeada em nossos tópicos verá uma imensa maioria feminina que trai pelos mesmos motivos masculinos. O Sr parece ignorar (ao contrario de muitos de nossos foristas) todos os movimentos pelas lutas dos direitos civis e femininos desde a década de 60 (além da pílula anticoncepcional), que possibilitou às mulheres o exercicio de uma sexualidade pela primeira vez livre dos grilhões ancestrais que a prendiam aos homens; uma sexualidade exercida em busca do seu próprio prazer e não mais em função de agradar o parceiro ou especificamente para a reprodução.


Quote:
Estou lançando uma bomba, podem me xingar à vontade, extravasem mesmo. Estou propositadamente sendo o mais racional possível, o que é mesmo da natureza dos homens, e sei que isso atinge o emocional das mulheres, o que é próprio da natureza de vocês.


À hora que a emoção passar, se passar, tentem meditar se estão sendo realistas consigo mesmas e aproveitando o que nós mesmos temos a dizer sobre o que conhecemos de nós mesmos, ou se apenas estão criando barreiras afim de se manterem numa situação de conforto emocional.


O Sr, mesmo com todos os argumentos e muito embora afirme estar achando a discussão rica, insiste muito misógina e presunçosamente, eu diria, nessa coisa de natureza.

Claro, senão, de que forma a fala feminina poderia ser silenciada?

A racionalidade masculina e a emotividade feminina é uma construção sociais muito poderosa e que perpassa toda a história. Durante décadas antropólogas se debateram acreditando que tal associação seria universal e proveniente do fato das mulheres gerarem e nutrirem crianças. Contudo, com novos estudos, esta universalidade caiu por terra, quando descobriu-se que em determinadas culturas, os homens “roubavam” a prerrogativa feminina de gerar filhos, através de rituais onde eram eles quem ficavam simbolicamente grávidos.

Mas hoje, em nossa sociedade, ela ainda funciona como um tipo de prerrogativa que concede aos homens o estatuto de pessoa, aqueles que “podem” falar em nome da espécie humana, subestimando as mulheres e igualando-as a animais dotadas simplesmente de emoção e “instinto”.

Exatamente como o Sr faz quando nos manda nos acalmar, ou extravazar nossas emoções...

Em termos coloquiais, sua fala revela mais ou menos o seguinte:


“Faça o que eu digo ou cale a boca! Como ousa, uma mulher, este animal irracional e emotivo discordar de meus argumentos, eu que sou homem, dotado de razão?”


Quote:
Ops, então, perae, qual seria a origem de comportamentos tão sórdidos? Por que estes comportamentos são transculturais? Por que a nossa colega teria feito tal pergunta? Não as nossas próprias mães que nos educam? Quando tudo isso começou e por que se mantém até os dias atuais? O que podemos fazer a respeito?


Gostaria de lembrá-lo que nem todas as culturas punem, execram a infidelidade, masculina ou feminina, ou mesmo consideram-na um “comportamento sórdido”. Portanto, resta refinar um pouco do que o sr fala quando pensa em “comportamentos transculturais”.

E há inclusive, em nossa própria sociedade, relacionamentos abertos hoje em dia em que ambos os parceiros podem se relacionar com outras pessoas.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

No mais, sugiro que o sr leia este tópico, cujo debate riquissimo, tange todas estas questões.


http://precisofalar.clicrbs.com.br/index.php/Temas-polemicos/210098-Repulsa-ao-sexo-fora-do-casament...


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Sobre a bibliografia, acredito que neste momento no Brasil, quem esteja estudando a questão da infidelidade e tenha muita propriedade para falar sobre o assunto é a antropóloga Mirian Goldenberg. Seguem, algumas indicações:


Livros


GOLDENBERG, M.

Intimidade. Rio de Janeiro: Record, 2010, p.124.

Palavras-chave: intimidade, infidelidade, gênero, corpo, envelhecimento, casamento


GOLDENBERG, M.

Por que homens e mulheres traem? Rio de Janeiro: BestBolso, 2010, p.222.


GOLDENBERG, M.

A Outra: a amante do homem casado. Rio de Janeiro: BestBolso, 2009, p.110.


GOLDENBERG, M.

Coroas: corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade. Rio de Janeiro: Record, 2008, p.221.


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

Homem que gosta de sexo fora do casamento. Mulher que gosta de se divertir e dar uma descarregada com outros homens que não o marido, namorado, etc.

A verdade é só uma: não tem essa de homem e mulher, tá ligado!!

Malandragem não tem sexo!!!!


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

Prezadas,


Vou repetir; NAO HÁ um homem que eu conheça que não tenha aprontado no minimo uma vez enquanto namorado ou casado... repito; NAO HÁ!!!


Eu admiro ao homem que consegue que a sua namorada ou mulher o defenda de que ele foi e é totalmente fiel... esse cara, que para mim ele é um artista, eu tenho que tirar o chapeu para ele e tenho que admira-lo por todos os cuidados que ele teve e tem para conseguir o que todo homem deseja da sua mulher.


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Ok,


Posso te dizer que muitas mulheres q


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

desculpe,


Posso te dizer que muitas das mulheres que conheço já trairam tbm seus namorados / maridos.

Por favor, PAREM de achar que isso é privilégio masculino!!! Ok, vcs secularmente são educados a achar que o homem é dotado de uma \"natureza\" não monogamica, mas isso tem mudado radicalmente há cerca de 50 anos!!!!


imagem de Lu Rodrigues
Lu Rodrigues
No PF desde: 01/11/2010

Tudo bem, tudo bem...gente! Já estou deprimida mesmo. Não acredito mais em fidelidade nenhuma. E vou ter que me reinventar, partir para outros ideais. Só lamento.


imagem de Mr.D
Mr.D
No PF desde: 19/07/2010

Neste assunto a primeira coisa a se fazer é desmistificar a ideia que existe traição por INSTINTO ou natureza poligâmica. Isso já ficou pra trás como disse a Belle.


Hoje a traição está vinculada a alguns aspectos e eu me permito destacar UM em especial que chama-se INSATISFAÇÃO combinado com outro chamado COMODIDADE.


Um ser humano (H/M/G/L/X), o sexo/genero é indiferente, sente-se insatisfeito com seu conjuge, porque tá frio, porque tá dando mais atenção a outras coisas, porque ficou egoísta, etc.


Essa insatisfação combina-se com o fato de ver qualidades que estão faltando no conjuge em outro ser humano e isso desperta uma possibilidade de traição ou até mesmo o início dela sem pensar muito (acho que aqui H/M se diferem), pois existem mais mulheres que pensam antes de agir do que homens, eles saem agindo e pensam depois.


O ser humano pensa se vale a pena acabar com o relacionamento atual por causa do terceiro individuo que entrou em sua vida. Aí entra o fator comodidade, que faz com que uniões continuem em paralelo com traição, pois não se quer sair de uma vida estruturada socialmente e financeiramente, organizada, às vezes com filhos, etc.


Fora a questão INSATISFAÇÃO+COMODIDADE, vejo que outros fatores estão cada vez mais aparecendo no universo humano (independente do gênero), são eles: sensação de aventura, baixa auto-estima que faz com que se fique a mercê de elogios quando eles aparecem, imaturidade, incerteza do que realmente se quer para vida, pois muitas vezes não se escolhe o caminho em que se está, pois a vida coloca a situação diante da pessoa e ela simplesmente abraça e segue, mas não foi algo planejado, sonhado, organizado, o que vai levar ao principal fator: insatisfação.


Peço que teçam seus comentários, pois preciso validar minha impressão e pensamentos. Teria muito mais a comentar sobre isso, mas esse resumo dá uma idéia dos que penso.


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

Na realidade, é como disse antes, na cabeça dos homens não há traição. Esta negação é por causa de que ele evita se envolver emocionalmente. Se bem tanto a mulher como o homem podem trair, acho que quando isto acontece é mais dificil para a mulher lidar com o depois. Para o homem é mais fácil e dá para enterrar este fato. Tanto qto a mulher ou o homem trai, dá para perceber sinais sutis e claros, em que pessoas experientes podem detectar. Masss... no caso do homem, é tão fácil para uma mulher tentar minimizar isto... é só não se tornar inimiga dele, evitando brigas/cobranças/comparações/vigilancias; voltar a ser um ser carinhoso e compeensivo, assim como nossas mães e avos eram.


Mulheres, acordem!!!!!!... não é preciso brigar.