Nova licença maternidade

64 respostas [Último]
imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Camila.

Também tenho conhecimento na área, mas não sei em que mundo cor-de-rosa tu está trabalhando onde aumentar a licença maternidade para 6 meses não traria impacto nenhum, qual o percentual de empresas que têm esses planos de gestão???

Se em termos da relação mãe/bebê seria melhor? sem dúvidas, mas para a carreira da mulher e a produtividade da empresa, é bem mais complicado.

Tirando o fato de que geralmente a mulher acumula as férias para tirar junto com a licença e lá se vai mais de meio ano afastada das suas funções e do mercado.

Como exemplo eu tinha uma colega, que em menos de 3 anos teve 2 filhos, ou seja num período de 36 meses ela ficou entre licença e férias 10 meses afastada, fora os atestados médicos dos 2 últimos meses de cada gestação (ela tentou ficar até os últimos dias), quando retornou da segunda licença foi demitida, isso que a empresa é uma multinacional, com mais de mil funcionários e cargo dela era executivo. Isso faz mais de 1 ano e até agora ela não se recolocou, comenta que fica para a final de boas seleções e, quando questionada sobre filhos, fala que tem 2 bebês e não ligam mais.


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

A Camila Santos, diz: \"... A maternidade muda radicalmente o estilo de vida, por isso temos que nós adaptar a ele. ...\"


Já pensou se toda Empresa tiver que se adaptar ao exercício da maternidade de suas colaboradoras? Com certeza irão à falência!!


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Pessoal... Antonia... Vamos responder ao tópico, ok? Nada de ofensas pessoais, que não levam a nada... ;)


imagem de Camila Santos
Camila Santos
No PF desde: 10/06/2010

Não existe mundo cor-de-rosa, se você ler o meu comentário anterior, verá que sou a favor da utilização dos dois meses para cursos e treinamentos. A minha opinião é baseada nas minhas experiências profissionais e acadêmicas, pois não tenho filhos.

Acho sim necessário a licença maternidade, como já foi falado aqui e todos sabem leis não surge do nada, existem estudos que comprovam a sua necessidade.

Óbvio que isso impacta diretamente na empresa, o que quero dizer é que hoje existem planos de gestão para suprir essas demandas.


Chuva de Verão
No PF desde: 10/11/2009

smpre sonhiei com uma casa cheia de filhos e confesso que sendo aprovada a nova licenca maternidade vai facilitar muito de eu ter meu terceiro nenenzinho que é uma benção de Deus afinal crianca e tudo de bom.. ai jalia eu te acho muito dura parece que nao tem coracao!! Mas gente parei de tomar a pilulaa duas semanas quando acontecer venho contar a novidade pra voces!! sera que a lei ja foi aprovada? Alguem saberia me dizer?


imagem de Giseleks
Giseleks
No PF desde: 07/01/2010

\"Óbvio que isso impacta diretamente na empresa, o que quero dizer é que hoje existem planos de gestão para suprir essas demandas.\"


Imagino que deva ter sim, em empresas grandes. Mas vamos imaginar que a minha empregada doméstica engravide. Como eu fico? Vou ter que pagar 6 meses de licença maternidade pra ela e ainda contratar outra para o período, ou seja, terei o dobro da despesa por causa de um filho que eu não pedi!! Vc acha isso justo? Porque eu não acho!!


É por essas e outras que, quando eu entrevistei algumas mulheres para trabalharem na casa do meu pai, dei preferência às que não tinham filhos ou não eram casadas (mas obviamente isso é muito difícil). É bem aquilo que a Jalia disse: se não tem filhos e está em idade fértil tem a licença maternidade um dia, se já tem filhos faltam o trabalho porque a criança adoeceu ou tem que ir à escolinha, etc.


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Mas Camila tu há de convir que, se essa lei for sancionada, acabará por prejudicar a mulher no mercado de trabalho.

Em empresas grandes que se prepararam para isso (e esse percentual ainda é ínfimo) o impacto talvez não seja tão grande, e nas empresas médias e micro, como isso afetará?

Repito que isso é o ideal para a relação mãe/bebê é indiscutível, mas acho que vai ser um retrocesso para a mulher no mercado de trabalho.


imagem de Giseleks
Giseleks
No PF desde: 07/01/2010

Chuva de Verão


Imagino que deva ser bom sim pra quem é empregado... mas já parou pra pensar se vc fosse o empregador? Ia gostar de ficar pagando salário 6 meses para alguém que sequer aparece na empresa pra trabalhar?


E não falo isso porque sou empregadora, porque estou na classe dos desempregados.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Quote:
smpre sonhiei com uma casa cheia de filhos e confesso que sendo aprovada a nova licenca maternidade vai facilitar muito de eu ter meu terceiro nenenzinho que é uma benção de Deus afinal crianca e tudo de bom..


Três (03) filhos? Espero que a caderneta de poupança da ‘Chuva de Verão’ seja... consistente. Mas talvez seja apenas uma questão de ‘crescer e multiplicar’. Ah! A palavra de Deus...


Mas indo ao que interessa: to com a Jalia e a Marianna fala bem ao dizer que seis (06) meses vai acabar prejudicando. Meu conglomerado de empresas, por exemplo, só contrata mulheres comprovadamente estéreis.


A bem da verdade a coisa é simples: querem proteger tanto, tanto, tanto, tanto, mas tanto o trabalhador, que é até difícil uma empresa contratar alguém. Viva a terceirização.


imagem de Camila Santos
Camila Santos
No PF desde: 10/06/2010

No caso de pequenas empresas ou até mesmo na contratação de empregadas doméstica, de fato vai pesar, particularmente me retenho em outras qualificações, mas certamente irá interferi.

Como empresa, sei que isso afeta na produtividade e até mesmo em fatores motivacionais dos funcionários, pois alguns se acham injustiçados, como aqui no fórum. Mas vou colocar uma questão, se pensarmos assim também não iríamos contratar pessoas de mais idade, pois teoricamente a carreira será curta. Concordo quando diz que isso pode afetar em uma entrevista, por exemplo, mas ai já entraria em outro mérito, o preconceito.