Preciso de conselhos como agir com minha filha!!

37 respostas [Último]
imagem de Caprichosa
Caprichosa
No PF desde: 14/04/2010

Bom Dia!!


Tenho uma filha de 11 anos é muito carinhosa a filha que sempre sonhei, só que ela tem uma dificuldade no colégio que chega ser fora do normal.Antes achava que ela poderia ter algum problema mais hoje penso que é falta de vontade mesmo e preguiça de estudar, ela estuda em colégio particular, nesse primeiro bimestre ela não tirou nem uma nota acima de 5 estou apavorada!! Eu trabalho e não tenho como ficar em cima dela o dia todo, ela estuda demanhã e fica em casa a tarde sempre estou ligando e orientando ela sobre os deveres e tarefas mais mesmo assim ela não toma jeito, fala que não tem e depois vem bilhete na agenda.


Por favor vc que já passou por isso ou tem alguma experiencia sobre esse assunto por favor me ajude.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Caprichosa,


Não sou mãe mas já atuei como professora de crianças e até adolescentes. Infelizmente, são dispersos e hoje em dia é cada mais vez difícil fazer com que eles se dediquem aos estudos. Há tanta coisa para fazer, tantas fotos a tirar e tantas músicas para ouvir. No seu caso, o ideal seria ocupar o tempo dela com monitorias para compensar as deficiências. Se a escola não oferece esse suporte, contrate um professor particular algumas vezes na semana.


Se ela tem dificuldades, também seria interessante conversar com professores e orientadores e tentar descobrir a causa - pode ser TDAH ou outro problema que prejudique o aprendizado. Se não for nada disso, invista nas aulas particulares e comece a dosar os presentes e mimos. Se há algo que crianças e adolescentes precisam aprender é a conquistar o direito de receberem algo e saberem agradecer por ele. Se ela mente, retire algo que ela gosta de fazer. Converse com ela, explique a importância dos estudos e do esforço que você faz para pagar a escola dela.


Se ela passa a tarde no computador, dê um jeito de deixá-la sem. POde parecer doloroso, mas ela precisa aprender a conquistar o direito de usar e ganhar as coisas.


imagem de Caprichosa
Caprichosa
No PF desde: 14/04/2010

Circe é isso que estou fazendo tirando tudo que ela gosta, já troquei a senha de orkut e Msn pra ela não entrar e tirei várias coisas, demanhã quando acorda gosta de se arrumar toda pra ir ao colégio tb já proibi e sinto que ela está sofrendo, já conversei sobre o importancia dos estudos e o dinheiro que é pago na escola, ela não liga muito só fala que não gosta de estudar.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Ai ai... Eu fico imensamente preocupada se um dia tiver uma filha e ela não gostar de estudar - eu estudo sempre e amo fazer isso.


No seu lugar, eu tiraria o próprio computador, assim impede que veja outras coisas. Se ela gosta de se arrumar, experimente acompanhar uma semana em que ela se dedicar e libere na outra - deixando claro o motivo da liberação. Se ela vai sair com os amigos, determine que precisa cumprir tarefas. E se ela não valoriza o dinheiro que você gasta, comece a pensar numa escola pública - doloroso para ela, mas pelo menos ela verá as dificuldades e a ausência dos amigos.


E aproveita para ver a questão da monitoria ou professor particular. Mesmo que não goste, ela precisará estudar.


Outra coisa: pensa que ela é adolescente e estudar pra ela não é tão prazeroso quanto sair com os amigos ou se arrumar. Não tem jeito, mas nem sempre eles gostam dos estudos e geralmente os pais sofrem mais com isso, já que os adolescentes não tem maturidade ainda para entenderem a necessidade de se estudar.


Experimenta falar sobre profissões, sobre o que ela quer ser. Se nada resolver, encaminha para a psicóloga do colégio e tenta fazer uma \'terapia\'.


imagem de lullynha
lullynha
No PF desde: 30/04/2010

trabalho em uma escola, oq eu percebo é q os jovens nao veem a importancia dos estudos na vida deles, por exemplo \"pra q estudar matematica eu nunca vou usar isso na minha vida\", é oq eles sempre dizem, eu acredito q vc teria q ver q tipo de profissao ela tem perfil e tentar encaixar isso nos estudos dela, mostrar q se ela quer por exemplo ser veterinária vai precisar se dedicar pras materias de ciencias, mostrar q os estudos fazem algum sentido, pq parece pra eles q sao só materias jogadas ao vento, q só precisam delas pra passar d ano e nao é bem assim, apesar dela só ter 11 anos já deve se pensar nisso, pq é errado se pensar só no ano do vestibular, se os pais fizessem isso acredito q os jovens estudariam com mais gosto.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Também penso que, por mais que demore, uma hora os estudos tem sua utilidade. Eu sempre odiei física, mas como adoro filosofia, história e ciências, não teve jeito, precisei aprender alguma coisa pra entender outras que eu pretendia saber.


Sinceramente, querer ensinar apenas um gama de conhecimentos de uma única área é restringir demais, é tornar o ser humano algo similar àquele modelo fordista de produção: um faz isso, outro aquilo, aquele outra coisa. Nos dias de hoje, todo mundo precisa saber um pouco de tudo para não passar vergonha e por questões de conhecimento pessoal mesmo.


Fico passada quando vejo gente jovem falando asneiras ou desprezando o conhecimento como se fosse ridículo saber. Ridículo é se tornar uma anta.


E hoje em dia, além dos jovens não verem a necessidade de estudar isso ou aquilo - se bem que essa história é bem antiga, meu pai já me falava desse tipo de desculpa - eles tem milhares de coisas para fazer. A preocupação está em ser popular, tirar fotos, se vestir bem, ter o maior número de amigos. Em síntese, preocupam-se apenas com o exterior sem qualquer noção ou apego aos estudos. E o pior é que se tornam fúteis, do tipo que ninguém tem paciencia de ouvir o que dizem.


imagem de lullynha
lullynha
No PF desde: 30/04/2010

reveja as amizades dela, ela influenciam para o bem ou para o mal, fique de olho


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Querida, acho q não é preguiça de sua filhas, pode ser q ela precise de uma ajuda específica.

Vale vc consultar algum psicólogo ou alguém da área pra poder fazer uma avaliação mais profunda.

É fácil dizer q ela não produz boas notas pq tem preguiça, mas eu não acredito muito nisso, já tive experiências parecidas e o problema era outro.

bjo gr e boa sorte!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Conversa muito com ela. Ou procura ajuda Beijo


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Uma professora particular poderia ajuda-la. Nem que seja somente um mês pra saber quais são as limitações da sua filha, pra que vc possa orientar na escola.

E como a Maya disse, pode ser que ela precise de algum tratamento.


liutati
No PF desde: 21/04/2010

Boa tarde caprichosa,

como Psicopedagoga eu aconselho que vc procure um neurologista, pode ser q sua filha tenha um deficit de aprendizagem. se diagnosticado vc poderá ajudar a sua filha com tecnicas apropriadas para esse problema. depois disso se for mesmo um deficit de aprendizagem ela podera tomar algumas medicações prescritas pelo neuro e ajuda psicologica e principalmente de uma psicopedagoga. boa sorte..