Preciso de conselhos como agir com minha filha!!

37 respostas [Último]
Tony
No PF desde: 19/01/2010

Oi, ia aconselhar uma psicopedagoga, mas a liutati já cantou várias pedras, inclusive essa.

Meu filho de 11 só quer saber de futebol - no ano passado rodou e se sentiu muito mal com isso. Eu não cobrei nada, não briguei, não dei castigo, só disse pra ele que era ele quem estava perdendo mais. Ele se cobrou bastante e chorou também.

Nas férias, com os primos e amigos, ficou envergonhado e doia falar que não tinha passado. Com o início do ano letivo um novo estudante surgiu, está fazendo os temas, lendo mais, pesquisando mais, tirando notas melhores e me mostrando, todo orgulhoso (também estou e digo para ele a cada nota boa alcançada). Estou dando força pra ele.

Dou castigo por atos pontuais, brigas, falta de respeito, essas coisas. Nos estudos, força e acompanhamento.


imagem de Caprichosa
Caprichosa
No PF desde: 14/04/2010

Meninas ontem foi uma decepção só, tirei tudo da minha filha exclui orkut, msn, computador tudo que vcs possam imaginar eu tirei dela onte a noite fui olhar na agenda tinha um recado da professora dizendo que ela tinha tirado 0,5 na prova de ciências, se vcs soubessem como fica meu coração de mãe tendo que punir ela dessa maneira, depois que ela dormiu chorei muito e fiquei pensando em tudo que faço por ela e tudo que ainda tenho que fazer!! Ela estuda em colégio particular e vai de tansporte para a escola, agora meu marido decidiu tirar ela dessa escola e colocar em uma escola publica e mandar ela a pé para o colégio, não sei se isso é o certo, talvez seja, deixar ela se virar um pouco e passar um pouco de trabalho talvez ajude ela a ter mais responsabilidade, pois ela é filha única e tem tudo na mão!! HOJE ESTOU ACABADA, ESTOU COM MEU CORAÇÃO PARTIDO DE TANTA TRISTEZA, não gosto de ver minha filha passando por isso e não saber o que fazer...Beijos


imagem de lullynha
lullynha
No PF desde: 30/04/2010

só me diz uma coisa ela é de conversar bastante, de fazer bagunça no colégio? pq se for assim no colégio público ela só vai piorar, mas eu acredito q seu marido fez certo pq assim ela vai aprender a valorizar mais oq tinha, mas vc nao sabe se ela é assim pq ta com dificuldades de aprender ou se é por preguiça?


imagem de samiroots
samiroots
No PF desde: 28/08/2009

oi caprichosa, li te problema e me identifiquei em partes.


tenhu um Irmão de 11 anos, criado junto com pessoas mais velhas, sem mtos amiguinhos da mesma idade, posso dizer que ele tem 1 do lado de casa.

mas ate aí tudo bem, pois literalmente, pessoas mais velhas ja teriam uma bagagem boa pra lidar com essas crianças de hoje.

mas vi que estava enganada.

Minha mãe vive se descabelando, pq ele não copia a materia toda, não sabe se tem tarefa, não estuda nada, mas tambem não sai da frente do PC e da tv,e minha mae so brigava er não fazia nada.


ja briguei mto com meus pais por causa disso, sempre digo que eles estão criando um monstrinho, que so vai dar dor de cabeça a eles, que logo vai pela rua com más companhias e não vai mais querer ir pra aula, pq ele não vai sentir a necessidade, pois eles não impoe limites e não mudam as atitudes com ele.


pois bem... todos os dias vinham bilhetes, cartas , das professoras pq meu irmão tava impossivel.


minha mae começou a culpar as professoras e essas leis, de que o professor não pode chamar a atenção pq pode ser acusado de bulling.


Maaas, minha mãe resolveu então, ao ver que tambem estava mto errada, cobrar as tarefas, falar com as professoras, com as mães de outros amiguinhos e viu que o problema tava nas amizades e a falta de cobrança.


então, ela, que trabalha 12 horas por dia, de segunda a segunda, chegava em casa, sentava com meu irmão, e via todos os cadernos, e se tinha tarefa, fazia com que ele fizesse, enqto ela ia fazendo a comida, lavando as roupas.


ela começou a tirar as coisas dele, tipo, \"enqto vc não fizer a tarefa, não vai ganhar isso, não vai no pc, não vai nada.\"


e ele começou a pelo menoss fazer as tarefas.


Caprichosa, se for preciso dar umas palmadas, de, sem medo.

antigamente a gente apanhava, e somos o que somos!


essa historia de ser filha unica, não tem nada a ver.


eu era ate meus 14 anos, bem no auge da adolescencia, e apanhava quando preciso e olha que meus pais nem se preocupavam se eu tinah feito tarefa ou não(mesmo pq na minha epoca era tudo diferente)


eu vejo que a educação ta mto fraca, as professoras não estão mto preparadas(não digo todas, pq existem professoras boas), pra enfrentar adolescentes.


acredito que vc tem que chegar junto na sua filha, pegar os cadernos e sentar com ela depois que vc chega do trabalho e estudar.

e essa tarde que ela tem livre, vc podia colocar ela numas aula de bale, judo, handebol sei la, ocupar ela, pq ela tem que começar a ter disciplina e esses esportes ajudam mto.


aproveita pra domar ela agora que da, pq depois não adianta chorar.


e outra coisa, vc em marido? o pai dela onde esta?


Adri**
No PF desde: 30/11/2009

Caprichosa, minha mãe teve um problema bem próximo ao seu comigo. Ela é professora de séries iniciais, e eu NUNCA fui estudiosa, detestava fazer qualquer coisa que fosse ligada à escola a partir do momento em que saía de lá. A partir da 5ª série, sequer levava o material pra escola.


Enfim, apesar disso tudo, nunca tirei notas baixas, graças a Deus, tenho muita facilidade de aprender. Ia pra escola, pegava a explicação, pedia licença e ia tomar chimarrão na cozinha, pois me dava bem com as senhoras que faziam o lanche... uma vez, passei a vergonha de ver a professora de português, com a turma toda, indo me buscar lá... como eu era muuuuito cara-de-[***], achei engraçado, virou até piada, pra mim, ehehe...


Sem contar que, se eu pudesse ter 200 faltas numa matéria, pode ter certeza que eu teria... não ficava um segundo além do necessário na sala de aula, e, no último bimestre, eu nem mostrava a minha cara na escola...


Enfim, eu quase matei o meu pai e minha mãe de desgosto enquanto eu estudava.


Por ter tido esta experiência, acredito que a liutati tenha razão, pois faltas, conversa excessiva e o fato de não estudar em casa, talvez não sejam o único motivo. Eu nunca reprovei, nunca peguei exame, nadinha, e olha que tinha muuuuuitos descontos, já que me negava a fazer trabalhos e lições de casa.


Acho que, antes de mais nada, vc deveria, realmente, procurar um neurologista, fazer uma análise, pra descartar esta hipótese, ou, caso seja realmente isso, ajudar a sua filha a superar todas as dificuldades. Afinal, se ela realmente tiver déficit de atenção, ela está sendo punida por algo que, sequer, é culpa dela.


Boa sorte!!!


imagem de itsme
itsme
No PF desde: 31/07/2010

Caprichosa, falo aqui como filha e como aluna!

Nesse momento não há outro jeito de resolver se não ficando em cima e sendo mais rigorosa. Corrigir essa \"preguiça\" de estudar é importante para o futuro dela e quanto mais tarde pior! Falo isso por que tive os mesmos problemas e foi muito difícil para mim quando tive que criar esse hábito no ensino médio principalmente com toda a pressão do vestibular e do ENEM.

Primeiramente acho que você deveria acompanhar as tarefas de casa e estimular sua menina a estudar, mesmo que sejam só aquelas matérias nas quais ela tem mais dificuldade...Se os problemas persistirem tente ver com as professoras o que tem acontecido e converse com sua filha também explique o quanto isso é importante para ela! Se mesmo assim nada mudar é melhor tirar coisas de que ela goste como a televisão ou alguma atividade. Imponha castigos caso as notas sejam baixas e talvez até recompensas quando forem muito boas (:

Espero que ajude!


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Há várias hipoteses para a dificuldade da sua filha. As distrações da modernidade, ou mesmo algo orgânico (TDAH, por exemplo). deves procurar um médico para axaminá-la e esgotar as possibilidades.


Mas de todas as dificuldades, algumas que relataste não podem ser verdade, muito menos para vc que é mãe: tome cuidado com pré-julgamentos e preconceitos como este que manifestaste lá no início:


\".Antes achava que ela poderia ter algum problema mais hoje penso que é falta de vontade mesmo e preguiça de estudar\"


Nunca trate a sua filha como uma preguiçosa ou indolente, pois você vai deixar marcas negativas indeléveis na mente dela. Até mesmo porque se os filhos agem de modo equivocado nessa idade, só o fazem porque aprenderam assim,,,de quem? De você e do pai. Os filhos são o espelho dos pais.


Não sabemos como foi a educação que vc deu para a sua filha, mas é bem possível que vc não tenha dado limites adequados para ela. Isso é comum hj em dia, os pais não dão limites por terem carências afetivas que os fazem sentir grande culpa ao educar seus filhos.


Aconselho a vc passar a dar mais dicsiplina a sua filha, SEM BRIGAR COM ELA OU CHAMA-LA DE PREGUIÇOSA como fizeste acima, mas explicando com calma e muita conversa o que queres para o futuro dela. E diante do que estás narrando, recomendo que vc também procure ajuda, pois há necessidade de vc identificar onde está o problema que gerou essa dificuldade na sua filha. Sempre é bom cuidar de si e crescer, isso vai refletir na educação da sua filha positivamente.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

muitos erros de digitação na minha postagem, desculpem digitei correndo


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Eu sei que vou ser apderejada peloque vou escrever, mas lá vai do mesmo jeito.


no meu tempo de escola, a coisa funcionava assim lá em casa: \"sua única responsabilidade na vida é estudar. Se você não estiver entre os primeiros alunos da sala, vai precisar de salmoura depois da surra\". E o [***] comia pra valer quando o assunto eram os estudos. Não tinha essa de \"não gosto\" ou de \"tenho coisa mais interessante pra fazer\". Tudo dependia do meu desempenho escolar, desde assistir TV até encontrar os amiguinhos. E se as proibições e castigos não funcionassem, a havaiana funcionava que era uma beleza.


Foi assim comigo, com meu irmão, com todos os meus primos, com meu sobrinho, com os filhos dos meus primos, com meus colegas de escola, com os filhos deles também e funcionou com todo mundo. Ninguém jamais tomou bomba na escola, todo mundoaprendeu tudo direitinho, mais da metade entrou em faculdade pública e principalmente, ninguém ficou traumatizado ou revoltado com o mundo. Estamos todos muito bem, obrigada.


Quem sabe a psicologia da cinta não funciona, né?


imagem de nunu
nunu
No PF desde: 28/06/2009

\"no meu tempo de escola, a coisa funcionava assim lá em casa: \"sua única responsabilidade na vida é estudar. Se você não estiver entre os primeiros alunos da sala, vai precisar de salmoura depois da surra\". E o [***] comia pra valer quando o assunto eram os estudos. Não tinha essa de \"não gosto\" ou de \"tenho coisa mais interessante pra fazer\". Tudo dependia do meu desempenho escolar, desde assistir TV até encontrar os amiguinhos. E se as proibições e castigos não funcionassem, a havaiana funcionava que era uma beleza.\"


Comigo funcionou extamente assim ou pior

Meu pai foi bastante rigido comigo e minhas irmas, nos dias de semana era so escola casa, casa escola e no final de semana eramos trancadas dentro de casa e enfiar a cara nos cadernos.

como disse a carla \"se as proibições e castigos não funcionassem, a havaiana funcionava\"


Funciona direitinho,minha irma é prova disso, ela tinha o mesmo problema que a filha da caprichosa, e so destacou-se empenhou-se pela pressão sofrida dos meus pais ( castigo, chibatada) todo dia ela tinha que apresentar a materia dada na escola e revisar junto com o meu pai, meu pai lhe pressionava bastante, ela melhorou e depois começou apresentar bons resultados.


Meu pai quando batia, era surra para ficar uma semana com o corpo marcado, porque ele batia com um chicote que tinha ferro por dentro e por fora borracha, nao era brincadeira, por isso , era de se pensar bem, \"nao trago os deveres e tenho surra de uma semana\" naquela altura eu queria morrer, mais hoje eu lhe agradeço, aquelas surras me disciplinou.


Hoje quando meu namorado diz \" Eu te fiz Mulher\" Eu digo nao, \" Que me fez Mulher foram as surras do meu pai, os ensinamentos dele\" hahahahaha


Caprichosa fica em cima dela, afinal de conta é futuro da sua filha, amanha ela vai te agradecer por isso, podes ter certeza.