Etiqueta e elegância, Esnobismo e Frescuragem?

31 respostas [Último]
Ardnas
Offline
No PF desde: 08/07/2012

Oque vocês pensam sobre as regras de etiqueta e boas maneiras? Pq a grande maioria das pessoas preferem não exercê-las? Acham que são apenas pessoas esnobes que querem parecer ser superiores às outras e que é mais legal ser descolado(a)? Por que atualmente as pessoas acham mais bonito usar gírias e palavrões do que ter um bom vocabulário? Enfim, oque acham da finesse e das pessoas elegantes?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Não acho legal, as pessoas falarem gírias.. Mas ultimamente é só isso que usa


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Etiqueta e boas maneiras, não é frescura e sim EDUCAÇÃO!!!!!!!


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Classe, educação e elegância, sempre.

Em baixa estão: a ignorância, desrespeito, preguiça em aprender, má vontade, imaturidade emocional e a pobreza de espírito.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Saudações!


A medida que as pessoas não têm mais vergonha de postar no face que desencravaram a unha nas areias da praia, que bateram mil fotos no show do Fernando & Sorocaba, ou que curtiram a Geisy Arruda como corpitcho do ano; fica fácil imaginar que o decoro e a capacidade de se auto reservar (ou preservar) vai ficando cada vez mais em segundo plano.


Escrevendo isso, eu até posso passar uma imagem de ranço preconceituoso - que não é de todo errada - mas serve como introdução para pensarmos que:


Decoro, reserva, discrição são alguns dos filhos diletos da elegância e da boa educação, predicados estes que nunca cairão de moda, mesmo aos mais "descolados". Esnobismo e "frescuragem" poderíamos dizer que são os primos bastardos da elegância e educação. Esta, em virtude da cultura aliciada através dos anos de estudo, pode se transformar em uma coisa pedante, afetada....um opus reptiliano de um dândi que há muito deveria estar extinto. (exemplos? a mídia jornalística está cheia)


Por isso a educação e a elegância são democráticas e não precisam nascer em berço de ouro, de forma alguma....não podem ser reguladas como "coisa de gente que teve instrução" ou coisa de "gente rica"; é apenas o exercício do respeito e do bom senso, e isso, é muito mais fino do que saber a posição dos talheres de peixe na mesa.


Aquele Hidromel!


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Ardnas


Me dá nos nervos ouvir a gurizada de hoje conversando...


"Ba véio, vamo dá um banda e depois vamo lá pra minha BAIA, meus coroas tão viajando e eu to de BANDA."


wtf???


As pessoas esqueceram o que é falar direito; quem fala corretamente, frequentemente é zombado, taxado de careta... Sem contar no hora de escrever, vogais p q c dá p escrvr assim? affff!


Mas não sei se isso pode ser classificado como falta de educação. Acho que é mais modinha de gurizada, no final das contas a critura acaba por ter que mudar esses hábitos, ou não vai conseguir nada no campo profissional. Mas isso vem com a maturidade.


Falta de educação, pra mim, é falta de modos, falta de discrição, falta de cordialidade e simpatia, mesmo que a situação ou a pessoa não nos agrade, sempre é necessário manter a elegância.


Uma vez alguém me disse que falta de educação é também pagar o troco na mesma moeda. Do tipo: se vc é mal educado, eu também vou ser; se vc é grosseiro, eu também vou ser. Acho que é isso mesmo! Porque o outro age de uma determinada forma, não quer dizer que devemos fazer o mesmo. Isso é burrice, é negar nossa própria personalidade.


Classy and fabulous sempre! ;)


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Minha jovem mocinha, vou contar-lhe uma parta da história do mundo. É assim:


Uma vez, havia uma classe de gente relativamente irrelevante. Eles viviam em seus burgos e eram chamados de burgueses.


Por essas peripécias do destino, eles começaram a ganhar uma graninha, sabe? Daí pensaram que tinham o direito de existir e se rebelaram contra a aristocracia.


Mas, quem eram eles, os burgueses? Nada tinham: não tinham história, não possuíam brasões, nem linhagem, nem nada.


Daí, começaram a inventar uma moral pervertida que corrompeu a ordem natural. E inventaram esse conversê de boas maneiras, sabe?


Daí ferrou tudo. Tudo o que a burguesia pensa que é chic e educado é, na verdade, brega e inconsistente como ela própria (a burguesia).


Fim :)


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Acho que elegância, bom vocabulário, educação e bons modos são indispensáveis. Porém, regras de etiqueta são bastante questionáveis, acho que tem muita frescura.


Por exemplo, comer alface. Segundo as regras de etiqueta, vc não pode cortar a folha de alface. Deve dobrá-la até que seja possível enfiá-la inteira em sua boca. Olha, sinceramente, eu acho isso ridículo. Eu pico a alface um mil pedacinhos e misturo com o resto da comida, não estou nem aí para a etiqueta!


imagem de Roberta Penélope
Roberta Penélope
No PF desde: 15/09/2009

Acho que tudo tem hora e lugar.

Quando estou no mercado, no banco, na rua ou em qualquer outro lugar sou educada, falo educadamente, agradeço, peço licença, dou a vez no trânsito.

Ofereço ajuda as pessoas e sorrio senceramente.

Agora quando estou assistindo UFC ou num churrasco com os amigos não tem porque tanta cerimônia, não vejo problema soltar um palavrão ao ver minhas lutas preferidas na TV ou durante uma boa piada com os amigos.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Quote:
Agora quando estou assistindo UFC ou num churrasco com os amigos


Hã??


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Saudações Caro Austra!


UFC...há que ponto chegaram nossas nobres Justas de antigamente, não?