depressão em casa ... =(

28 respostas [Último]
Jaime
No PF desde: 20/08/2009

Obrigado a todos.

Obrigado \"Apple Pie\", procurar terapia para mim é um bom conselho e farei isso. Estou precisando... mesmo.


Minha esposa tem estado pior ultimamente. Ela fala coisas horriveis, como:

\"Eu te amo... vc eh uma pessoa maravilhosa... mas eu quero viver sozinha, sabe? ... Vc me entende?\"

\"Eu queria viajar pelo mundo com uma mochila soh... sem nada, sem ninguem\"


(depois começa a chorar)


\"Eu sou uma má esposa, neh?\"

\"Eu sou uma pessoa horrível...\"

\"Deus vai me castigar\" (nós somos cristãos)

\"Você está sofrendo muito comigo, neh?\" ... \"Pode deixar que isso vai acabar logo, logo\" (ameaça indireta)


Ela não me ama, ela não ama a familia, não ama ninguém... nem ama a própria vida.


Eu ontem fui muito enfático e positivo com ela:

\"Você precisa fazer uma terapia... melhorar é possível!!! Basta querer! No momento que você disser \'TO DE SACO CHEIO! QUERO FICAR BEM... E COMO SIMBOLO DO MEU DESEJO DE MELHORAR VO PROCURAR UMA TERAPIA\' você vai ver que tudo vai se resolver para você!!!\"


Ela me olhou triste: \"Eu não quero melhorar, eu quero morrer\"


Pronto! Tá aí... Fiquei desarmado... Sem mais nada!


Eu não a vou largar porque: O \"desejo de percorrer o mundo de mochila\" é IRRACIONAL. Na verdade ela não sabe o que quer!

No momento que eu a deixar ela, sim, será obrigada a voltar para casa da mãe (que já eh doida). E isso será o fim dela! E eu tenho coragem de fazer isso? Não.


Não, eu não sou homem de H grande... sou fraco. To vivendo de escravo, em todos os sentidos. Faço tudo com retribuição 0. Eu não me orgulho disso.


Rudolf, vc se identifica com isso que eu falei? Sua ex-esposa pq? Vcs se divorciaram? Ela está bem no momento (se vc souber)? No fundo, vc se sente feliz com a decisão?


Obrigado novamente... de coração!


imagem de MariaCarlos
MariaCarlos
Offline
No PF desde: 23/08/2010

... então Jaime já passei por isso também ...era depressiva... mas um dia meu marido após longos anos tentando me ajudar

arranjou uma amante... levei um \"sacode\" da minha psiquiatra e percebí que ia ficar só sem marido nem filhos

fui internada duas vezes em um manicômio tomava tanto remédio que vivia dopada... mas tudo isso

passou vivemos felizes em paz tomo dois anti-depressivos... e só ... tomo conta da casa

trabalho com meu marido.. pois nas épocas de crise ele me levava junto com ele para o

trabalho com medo de eu fazer alguma besteira .... hoje tomo conta da empresa dele

devo muito a ele ... mas só me curei quando resolví aceitar que era doente... nao foi fácil

a mante ... bom essa é outra história ... assumí minha doença e estou cada vez melhor

espero que Deus abenções voces u que voces sejam vitoriosos...bjs


imagem de Scila
Scila
No PF desde: 06/01/2010

Oi Jaime, o Rudolf não consegue entrar no PF durante o dia, pois é bloqueado na empresa que ele trabalha, mandei seu post pra ele por e-mail, e a pedido dele, estou postando a resposta a seus questionamentos:


Jaime, aqui é o Rudolf. Não tenho como acessar o PF durante o dia. Por

isso pedi a uma grande amiga do PF para postar prá mim.


Quote:
Obrigado \"Apple Pie\", procurar terapia para mim é um bom conselho

e farei isso. Estou precisando... mesmo.


Sem dúvida, a sugestão da Tortinha (Apple Pie) deve ser ouvida com

bastante carinho.


Quote:
Rudolf, vc se identifica com isso que eu falei?


Totalmente. Tanto que leio o que você escreve e minha barriga se torce

toda, relembrando aquela vida que a gente tinha. Ontem a noite não sabia

o que escrever, mas quis que você soubesse que mais pessoas passam ou

passaram por isso...


Quote:
Sua ex-esposa pq? Vcs se divorciaram?


Bom, antes de comentar sobre isso, lhe adianto que cada caso é um caso,

e cada pessoa é uma pessoa. O que aconteceu comigo pode ser muito

diferente do que acontece ou aconteceria com você. Não se baseie na

minha experiência para tomar decisões, apenas como um relato, tá?


A Karin, minha ex-esposa, tinha algumas horas ou dias de tristeza

profunda poucos tempo antes de casarmos. Como estava fazendo faculdade,

achamos que era em decorrência da pressão das matérias, provas. Alguns

poucos meses depois do casamento ela foi afundando cada vez mais, até

que foi preciso fazer tratamento psicológico e psiquiátrico. O dia a dia

eram muito parecido com o que você relata.


Bem mais de meio ano antes da gente se separar eu não a amava mais.

Apenas morria de medo que acontecesse algo com ela se eu não estivesse

presente. Conciência pesada sobre o que poderia acontecer antes mesmo do

ato da separação em si.


Um dia cheguei nela e disse que me separaria. Foi um dos piores momentos

da minha vida. Já me considerava culpado de um suicídio/assassinato,

antes mesmo de acontecer.


Poucas SEMANAS depois a encontrei na casa dos seus pais, que ficava em

outra cidade. Ela estava absolutamente normal! Tão normal que achei que

ela estava fingindo, ou naquele momento ou nos anos anteriores. Você não

tem idéia da minha felicidade. Todo o peso dos anos anteriores saíram

das minhas costas, além da consciência pesada que eu sentia. Só não

cheguei a cogitar a voltar, pois o amor tinha se acabado.


Tempos depois fiquei sabendo que certas pírulas anti-concepcional pode

causar depressão em algumas mulheres. Como ela parou de tomar devido à

separação, pararam os sintomas. Ela também tinha épocas que ficava

normal, provavelmente no mês de descanso da pírula.


Não vou dizer que o causa da depressão da sua esposa seja o mesmo e

muito menos que ela teria a mesma reação da Karin no caso de uma

separação. Como citei lá em cima, considere meu texto apenas como um

relato, por favor.


Quote:
Ela está bem no momento (se vc souber)? No fundo, vc se sente

feliz com a decisão?


Há poucos anos ela ligou para mim para oficializarmos o divórcio (ou

desquite, não me lembro). Estava feliz com alguém e tinham um filho. Eu

me sentia muito mais feliz por ela, por saber que estava bem.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Bom, Jaime, li sua história, e acho que cabem algumas considerações.


A primeira é que eu não acho que você seja um fraco, nem um super homem. Acho que você é apenas uma pessoa que assumiu uma responsabilidade da qual não tinha idéia(ou tinha, não sei se sua esposa era assim antes de vocês se casarem) e agora não é suficientemente egoísta para se desfazer dela.


Isto está consumindo sua vida, e eu sei que você acha que está jogando sua vida fora ao assumir uma responsabilidade que não te cabe. E não te cabe mesmo, mas como convencemos nosso cérebro disto, certo?


Quando tratamos com uma pessoa depressiva, a tendência que temos é superprotegê-la e mimá-la, no intuito de que o carinho e proteção sejam uma espécia de abrigo para ela contra as coisas que a entristecem. Só que, por melhor que sejam nossas intenções, a verdade é que a depressão se alimenta desta superproteção. Quanto mais mimamos uma pessoa depressiva, mais ela se prende a esta depressão, porque muitas vezes contrói, dentro de sua cabeça, a idéia de que é esta doença que a leva a ter nossa atenção. É uma coisa louca, mas é assim que funciona. Uma coisa que eu aprendi é que nenhum estado de perturbação mental se mantém se o doente não tiver um ganho com ele. É este ganho que mantém a pessoa doente.


Sua esposa parece ter um caso bem grave de depressão, e precisa não só de antidepressivos, mas de psicoterapia também. Tente buscar um psiquiatra menos bitolado, um que tenha a mente mais aberta à psicologia, não um que ache que tudo pode ser tratado por via de medicamentos.


Outra coisa: sua esposa trabalha, ou estuda? Ou apenas fica em casa?


Seria fácil eu dizer para você apenas deixar pra lá, se separar e deixá-la se afundar na própria depressão. Afinal, ela é adulta e capaz de fazer suas próprias escolhas. Mas eu sei que você não vai fazer isto. Porque ela não tem para onde ir. Porque você não conseguiria viver com você mesmo se simplesmente a deixar, para cuidar de si mesma. Coisa que ela não consegue fazer.


Fica a minha sugestão. Psicoterapia combinada com antidepressivos. Eu não sou profissional de nenhuma das áreas citadas, mas teu caso me é dolorosamente familiar.


Sua esposa precisa se livrar desta doença e se tornar independente. Daí, amigo, você começa a pensar em você. Espero que as coisas dêem certo para você.


Jaime
No PF desde: 20/08/2009

Oi a todos,


Muito obrigado a todos vcs.


Quero que saibam que jah marquei com o psicólogo, para mim mesmo.


Rudolf, obrigado pela sua resposta.

Qdo conheci minha esposa ela era profundamente infeliz. Aí eu achava que era decorrente dos problemas dos pais (processo de divórcio, na altura). Eu achei que, casando e mudando de cidade, os problemas dela desapareceriam. Estava errado.


Eu aprendi que há uma diferença entre \"estar triste\" e \"ser infeliz\".

Estar triste tem justificação. Eu posso estar triste devido à circunstancia, mas ser feliz no geral.

Ser infeliz é um hábito de pensamento que mina a nossa existência. Aí a circunstância será sempre uma desculpa sem fundamento. E o não conseguir ver isso irá perpetuar a infelicidade.

Não é possível viver infeliz... e passar a feliz assim, num \"click\".


Não eh pilula, pq ela não a toma. Nem tem necessidade, pq nossa intimidade eh qse nula =(

E sempre que tem ambiente, eu uso camisinha... mas eh muito rarooooo...


Caronte,

A psiquiatra que agora está acompanhando a minha esposa é uma excelente médica. É a segunda.


A primeira, foi horrível. A consulta demorou apenas cerca de 10 min, ela passou um medicamento e falou \"Tome, daqui a 6 meses vc estará bem\". Que irresponsabilidade!!!

Minha esposa vai qse obrigada (por mim) ao médico e ainda é iludida desse jeito!


Esta nova médica ouviu minha esposa por mais de 1 hora, receitou um medicamento moderno (Escitalopram, nome: \"Lexapro\" ou \"Cipralex\") que supostamente é o que tem menos efeitos indesejados... e deixou claro: \"É medicamento + psicoterapia. Sem isso vc não vai melhorar!\"


Minha esposa tah tomando a medicação e fica um pouco melhor (as crises diminuiram), mas ela recusa terminantemente a terapia.

Tenho medo que a médica corte a medicação na próxima consulta =(


Minha esposa trabalha (graças a Deus!)... Trabalha bem perto de casa, tem um salário satisfatório... MAS vai sempre aperriada e chega em casa chateada todo o dia (\"pq aconteceu isso\", \"pq alguem disse aquilo\"). Ela tah ameaçando se despedir...

Ela não enxerga que, se não trabalhar, a sua situação será PIOR!

Ela NUNCA está bem... com NADA...


Graças ao nosso salário (meu e dela), ela compra bastante roupa, nós podemos passear, jantar fora, etc.


Com relação à minha atitude.

Eu sempre faço as refeições e arrumo a casa no fim de semana. Se eu não o fizer, ninguém faz.

MAS VC TEM RAZÃO!

Eu a super-protejo e mimo muito... Massagens, só as comidas que ela gosta, etc... Aí eu normalmente falo: \"Tá vendo como a sua vida não tem SÓ coisa ruim?\" Para quê? Para ela não ficar TÃO triste! (ela acaba ficando infeliz na mesma)


E se a minha atitude mudar? É uma boa pergunta!

É pq, mesmo com tudo o que faço, ela alimenta sonhos irrealistas de sumir, passear pelo mundo, viver sozinha...

Eu acho que tenho o direito de exigir que ela faça terapia. Se ela não quer... pior, para ela, em todos os sentidos. A \"recompensa\" sem nada em retorno tem que acabar!

Sim... minha atitude tem que mudar.


Cara, obrigado... Vc me fez refletir!


Eu vou partilhar essas conclusões com meu psicólogo / terapeuta!


OBRIGADO A TODOS!


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

\"Eu acho que tenho o direito de exigir que ela faça terapia. Se ela não quer... pior, para ela, em todos os sentidos. A \"recompensa\" sem nada em retorno tem que acabar!

Sim... minha atitude tem que mudar\"


Jaime: agora vc está falando como um INDIVÍDUO e não como um apêndice da sua esposa. É assim que começará a sua mudança.


Deixe bem claro que ela também precisa QUERER melhorar. Ela tem que SE AJUDAR e também ajudar o casamento de vcs. Porque até agora, ao que parece, só você tenta não deixar o barco naufragar...e ela sempre jogando a água para dentro!


Ela não é culpada de ter adoecido - sim, isso é uma doença - mas também não pode querer afundar levando vc junto. Vc é um ser humano que quer ser feliz, então deverá procurar a sua felicidade com ou sem ela. Aí dependerá dela, se ela quiser melhorar, conseguirá, aí poderá procurar a felicidade junto de vc. Se ela não quiser...bem, aí não há o que fazer: deixe-a com sua relutãncia e vá à luta.


E insista na terapia. Terapia + medicação formam uma excelente combinação. Uma sem a outra, sempre acaba se perdendo alguma coisa. Por exemplo: vc disse que ela tem uma tendência histórica pela infelicidade. Portanto, se ela somente tomar medicação, melhorará dos efeitos mas não enfrentará as causas. Ao cessar a medicação, a angústia e melancolia voltarão. Tem que fazer terapia para ir no cerne do problema, nos \"porques\" da infelicidade dela.

Um tratamento psicológico é caro, trabalhoso, desgastante, mas não tem outro jeito, só com ele se consegue resolver os males silenciosos da mente. Varrer a sujeira para baixo do tapete é fácil, difícil é estender o tepete na rua e bater até dissipar todo o pó, com muita gente vendo.

Boa sorte.


Vigilante
No PF desde: 25/04/2011

Boa Tarde!

Bom me cadastrei pelo mesmo motivo que o nosso amigo jaime.

minha esposa esta tendo depressão, que na verdade estamos separados a 5 meses, mas mesmo assim nao deixo de cuidar dela no que for possivel.

afinal ela é uma mulher lindissima, batalhadora que é muito dificil de se ver hoje em dia. mas ela esta chegando em um ponto que ela chega a ficar agressiva, a familia toda esta se acabando por causa disso, mas tudo que falamos para ela, nada vai dar certo, nada esta bom, a baixa estima é muito grande, e estamos sofrendo muito com isso tambem.estamos se apegando muito a deus, mas nao podemos deixar tudo nas maos de deus. estava marcando casamento ja se providenciando, por que ate então moramos 5 anos juntos sem se casar. agora vou dar um casamento de raiva a ela por que ela merece e muito. mas primeiro temos que tratar dessa doença, por que se não nem casamento existirá.estou lutando muito para vencer junto com ela,

carinho, dedicação e amor para oferecer para ela tenho de sobra. e que ela precisar de mim. estarei sempre de prontidão.

abraços a todos que deus abençoe a todos.


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Vigilante,


Vocês já tentaram terapias alternativas (acupuntura, fitoterapia...)? Arteterapia ou Psicoterapia? Ela faz algum trabalho voluntário (excelente terapia, auxiliar outras pessoas...)?


Aguardo tuas respostas pra te dar sugestões...