depressão em casa ... =(

28 respostas [Último]
Jaime
No PF desde: 20/08/2009

A minha esposa tem depressão. Nós somos jovens (25 anos).


Ela chega a casa triste, deita-se no sofá, chora - diz que está desanimada e quer morrer. Tem saudade do tempo de criança. Evoca tempos que parecem ter sido felizes, mas que acabaram. A felicidade cessou!


Ela SABE que não está bem, mas não toma nenhuma ação no sentido da recuperação: entrega-se a um estado melancólico e fica... assim.


- Eu marquei uma consulta no psiquiatra, ela foi contrariada.

- Ela não toma a medicação como prescrito (\"esquece\" muitas vezes).

- Se desinteressa. Não procura se informar sobre o seu estado, o que pode fazer para melhorar, etc.

- Comprei um livro de auto-ajuda para ela - praticamente não pega nele.

NADA!


Segundo a médica, ela tem distimia que é uma forma leve, mas crônica e prolongada de depressão - mais resistente ao tratamento medicamentoso.


Ela consegue ser brincalhona quando está com os amigos, mas é muito fechada quando toca a sentimentos.

Ela já me admitiu que faz cara \"alegre\" para esconder sentimentos de profunda tristeza (\"eu estou triste, mas ninguém precisa saber disso\").

Por isso os familiares e amigos \"acham\" que está tudo bem... Quando a realidade é bem diferente entre 4 paredes...

Muitas vezes, tenho que inventar desculpas para justificar a nossa ausência, quando a realidade é que ela não quer sair, nem falar com ninguém. Eu, em certas alturas, tenho medo de deixá-la sozinha.


Quase todos os dias faço eu o jantar e arrumo a casa... Muitas vezes faço tudo sozinho. Tento ser um bom marido... E tento fazer ela ver que a sua vida tem muitas coisas boas. Tento fazer com que ela consiga VALORIZAR essas coisas boas.


Uma das coisas que ela mais gosta é de passear... E quando está em passeio ela fica mais alegre. Por isso passeamos sempre que possível.

Mas na rotina normal do dia a dia (não se pode viver em permanente viagem) ela volta a este estado.


Eu gosto muito dela, não sei mais o que hei-de fazer...


Preciso de uma opinião feminina... Me ajudem?


imagem de Cela
Cela
No PF desde: 22/07/2009

Oi Jaime!

Olha primeiramente queria dizer que você é um homem de vdd como poucos, difícil estar no seu lugar, parabéns!

Tenho uma amiga que sofre c depressão assim como sua esposa e sei o quanto isso é difícil, ja cheguei a ter que invadir o ap dela por estar trancada a dias sem comer e na cama, mas na frente das pessoas ele agia normalmente e era sempre sorridente. Os familiares não sabiam, pois ela mora sozinha e é totalmente independente. Procurei os familiares sem q ela soubesse e contei, hj graças a Deus ela esta se tratando, depois q o pai interveio. A coisa mais sensata que vc tem a fazer é procurar as pessoas mais próximas dela (pai, mãe, irmãos ou algum amigo) e abrir o jogo tb, essa barra sozinho vc não vai aguentar, precisam convencê-la a se tratar, antes que seja tarde. Amigo, ja vou logo avisando, não vai ser fácil e ela não aprovará sua decisão, mas vc deve fazer isso pela saúde dela e pela sua tb! Converse com alguma destas pessoas e procure um tratamento médico urgente para ela.

Deus estará sempre com você! boa sorte, bjs!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Eu acho q vc está sofrendo, mais que ela.. E é natural, pq vc o ama. Mas procura médicos q possa ajuda-lá de um forma. Fique calmo, tudo vai dar certo Beijo


luzdoluar
No PF desde: 18/02/2009

Oi Jame, seja bem vindo, espero contribuir um pouco. Você parece ser um homem muito especial que sorte sua mulher tem, confesso que me emocionei um pouco lendo o que você nos escreveu.

A situação é delicada mesmo, mas te digo uma coisa não desista dela nunca, ela precisa muito de vc pode ter certeza, mesmo achando que as vezes ela não reconhece, ela sabe disso.

Continue dando atenção, amor e carinho que já ajuda muito ela.

Sabe minha mãe sempre me disse uma coisa \'\' No final tudo da certo, se ainda não deu é porque não chegou o fim.\'\'

Desejo muita sorte, tudo de bom, abraço


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Jaime... Depressão é coisa séria... O que o psiquiatra falou? Não existe tratamento algum? Existem medicamentos fitoterápicos que não causam reação.

Olha, procure fazer tudo e mais tudo que puderes, pq essa doença é punk, amigo. Foge à coordenação da péssoa, causa realmente desapego à todas as alegrias do dia a dia.

Inclusive muitas vezes a depressão é causada por baixa dosagem de Lítio e o médico prescreve algo p/ equlibrar.

Fora isso... Insista com ela... Sei que seu lado não está dos melhores, é barra conviver com uma pessoa assim, mas mentalize ela melhor...sorrindo... Vai te ajudar a carregar essa barra. Peça ajuda tb aos parentes, amigos... Que os visitem mais, mas que, por favor não fiquem falando besteira o tempo todo...

Nos mantenha informadas da evolução!!


imagem de Pollyanna
Pollyanna
No PF desde: 17/08/2009

Jaime, parabéns por vc ser quem é. Com certeza, vc gosta muito dela e ela tem sorte por isso. Procure sempre mostrar isso para ela, como já faz. Acho que vc tem q insistir com ela para que tenha consultas com psiquiatra, pq isso sério.

Acredito q não é bom inventar desculpas para as outras pessoas por conta da depressão dela, pois é difícil auxiliá-la sozinho. Ela precisa ter o apoio da família, dos amigos.


imagem de dani_
dani_
No PF desde: 05/09/2008

Jaime, parabéns pela tua atitude! Mesmo sendo novinho, tens muita coragem e maturidade.

Olha... como foi dito, depressão é coisa séria. Acho que, antes de qualquer coisa, tens que ter uma conversa séria e firme com ela. Por mais que seja difícil, ela precisa entender que está doente, precisa de tratamento e esse tratamento depende dela! Claro que é difícil, mas ela precisa entender que, se ELA não quiser se ajudar, vai ser impossível obter sucesso no tratamento. Ela tem que entender que isso prejudica inclusive o relacionamento de vocês enquanto casal. Claro que é difícil, pra ti, pra ela e pra todos que acompanham! Esse eu acho que é o primeiro passo.

A segunda coisa que eu queria falar é mais complicada, porque envolve acreditar ou não, mas enfim, vou falar de qualquer forma. Eu sou espírita kardecista e acredito, de coração, que um centro espírita sério e honesto pode ajudar muito nessa situação. Não sei no que vocês acreditam, se acreditam em Deus e tal, mas, sinceramente, acho que poderiam pelo menos experimentar. É como eu sempre digo: não custa tentar, né? Afinal, mal não vai fazer...

Bom, era mais ou menos isso... boa sorte pra ti e pra ela! Continua tendo essa coragem, viu? Beijos!


Sofie
No PF desde: 23/08/2009

JAIME, vc está de parabéns por cuidar de sua esposa.

eu tenho o mesmo problema e te digo não é fácil, às vezes até com a medicação fica difícil controlar momentos de choro, tristeza, angústia, mas eu estou confiante que vou sair dessa, confie tb. Ps.: eu tenho 2 filhas lindas, e sempre penso nelas, é o que não me deixa ficar pior, mas já passei por 2 tentativas de suicídio. Hj dou graças à Deus por ter me deixado ficar. Não desista da sua esposa.


margamara
No PF desde: 15/09/2009

Nossa, muito legal sua atitude como esposo. Creia em Deus e tenha certeza de que será recompensado pelo que faz por ela!


glminas
No PF desde: 18/08/2009

Olá Jaime,


Gosto muito de ajudar as pessoas. Muito mesmo...Pq vc não diz a ela pra se cadastrar nesse site e começar a se desabafar no forum. Estarei aki para ajudá-la da melhor maneira. Bom, mas até q isso aconteça, pergunto: Ela gosta de assistir filmes? E vc? Se gostam, ela pode encontrar uma saída muito satisfatória e pode até se identificar com a história de algum...Começe com uma história bonita e marcante: Lendas da paixão. Prepare o ambiente, estoure umas pipocas, um refrigerante, acolha-a bem ao seu lado, dêem as mãos, antes de começar o filme, dê um beujo bem forte nela e deite a cabeça dela no seu ombro.

Espero q tudo dê certo. Me conte!

Abraços


bia2009
No PF desde: 21/09/2009

oi td bem.... desejo pra vc muita força e vc gosta muito dela digo isto da visão dela pois ja passei pelo que ela esta passando...ela sabe tudo que vc esta passando mas nao consegue reagir parece que e ,maior que o que sentimos tenho um marido que noa feza metade do que vc se propoea ela..e bem dificil viu eu tambem nao tomei medicamento e tento ficar bem por mim mesma e pelos meus filhos eu acredito muito em Deus e se hoje estou bem melhor e por ele por minha força de vontade...vc prescisa a causa disso... e dificil falar pois olha pra mim estou aqui pois se estivesse olhando pra vc ou outras pessoas nao falaria nada entrei aqui pra tentar sair desta solidaõ que eu mesma me coloquei...tenta abri meu coraçao..pois ti digo e muito bom poder colocar pra fora as dores..quem sabe vc indica este site?? eu entrei ontem e estou apostando que me fara me sentir melhor a cada dia e acho lindo esta sua dedicaçao a ela...ja foi casada e meu ex marido quando fiquei em depre disse nao ter estrutura pra me ajudar e no pior da situaçao..fiquei sozinha..euacredito que ela vai ficar bem com apoio de amigos seu.. tenha fe e indique este site;;;quem sabe..ajuda!! um abraço