Campanha Pró Auto-Estima

67 respostas [Último]
imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Jean,


Não discordo quanto ao fato de homens também passarem por isso, mas há duas diferenças básicas nesse ponto:


1) A questão cultural. Os homens são incentivados desde cedo a serem independentes, decididos e fortes tendo esses fatores como atrativos para as mulheres. E claro que sei que muitos homens sofrem por conta dessa imposição social, mas no final das contas, a quantidade de homens que se tornam \"dependentes emocionais\" das mulheres é muito menor do que sua contrapartida feminina.


Eu já vi casos em que meninas de 16 ou 17 anos estavam desesperadas para encontrar \"alguém que as amasse\", porque o novo marido da mãe não queria \"sustentar parideira\" filha de outro homem e a tal mãe, por sua vez, desesperada pra não ficar sem um macho, concordava com o novo marido que a filha adolescente tinha mesmo que \"tomar um rumo na vida\". E não foi uma vez só que vi isso. Quantas vezes você vê um homem passar por isso?


2) A forma como os homens lidam com as decepções e humilhações que sofrem nas mãos das mulheres é muito diferente. A grande maioria dos homens se rebela, se revolta profundamente depois de um caso trágico. Eles se fecham e acabam mesmo partindo para o extremo oposto, colocando todas as mulheres no mesmo saco e considerando que nenhuma é digna de respeito ou admiração. Não que essa seja uma maneira saudável e/ou correta de encarar as coisas, mas é inversamente oposta à forma como as mulheres lidam com isso.


Diante de uma situação de humilhação por parte das mulheres, os homens colocam a culpa nelas e não em si mesmos. O problema é que as mulheres quando humilhadas pelos homens também colocam a culpa em si mesmas e arrumam desculpas para os calhordas que as humilham.


Eu não desmereço o sofrimento masculino, mas no nosso contexto cultural os homens ainda não experimentaram o mesmo nível de depreciação que as mulheres vivenciam.


imagem de SOL E LUA
SOL E LUA
No PF desde: 29/11/2010

Carla, parabéns pelo tópico.


Penso que talves por termos em mente que mulher é \"coração\" e homem é \"razão\", queremos justificar nossas fraquezas.

Existe homens que tem medo de mulheres independentes sentimentalmente, financeiramente, psicológicamente e etc...

Vou dar o meu próprio exemplo: Desde os meus 15 anos trabalho e pago minhas contas (quando não, ajudava em casa), e ao nos preparar para o casamento foi mais que normal eu pagar essas contas tambem, casei, continuei cuidando da minha vida, tirei minha carta, faço faculdade, não quis ter filhos ainda, e muitas vezes agi como se não precisasse de um homem ao meu lado. Devido a isso, ouço do meu marido que não se faz mais mulheres como antigamente e que não estou preparada para ser mãe, isso pq não dou prioridade em lavar, passar, e cozinhar (não deixo de fazer) só não dou prioridade. Penso que eles se assustam um pouco com isso. Talves eles tambem tenham sido criados por mães sem muito auto-estima né?


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Sol eLua,


Sem dúvida muitos homens ainda estão meio perdidos, sem saber como se portar diante de uma mulher independente e segura de si. Mas isso não é desculpa para que as mulheres se reduzam às expectativas deles. Se eles pararam no tempo e ainda tem saudade de algo que a maioria nem ao menos viveu, esse é um problema deles, não nosso.


Sim, foram criados por mulheres sem auto-estima, sem perspectivas e resignadas a uma suposta ordem social que não as beneficiava, mas e daí? As companheiras deles não são suas mães. Virem-se! Aprendam a viver numa nova ordem. Ou seriam eles incapazes de evoluir? Não acredito nisso.


O que não pode acontecer é que mulheres aceitem uma situação que lhes é prejudicial apenas e tão somente porque os homens não querem abrir mão de seus \"privilégios\" ou porque têm preguiça de se mexer e aprender algo novo.


E queria eu que realmente não houvesse mais mulheres como antigamente. Ainda há e talvez fazendo até pior do que faziam nossas avós. Porque hoje elas fazem tudo que nossas avós faziam e estudam, trabalham fora, pagam as próprias contas, mas ainda se arrastam e são humilhadas e desrespeitadas por homens que aprenderam a desvalorizar qualquer coisa que venha das mulheres.


imagem de Srt Ella
Srt Ella
No PF desde: 24/01/2011

Jean, concordo com vc, as vezes as coisas estão tão arraigadas e nao parece haver qualquer possibilidade de mudança, quantas vezes eu ja me peguei nesse conformismo de \" eu sou assim o que vou fazer\"...


Acho que na maioria das vezes, a pessoa no fundo nao quer mudar, nao quer melhorar, ela propria esta convencida de que veio ao mundo pra sofrer...quantas vezes eu ja ouvi a frase que ser mulher é sofrer...


é triste, mas é um conceito formado, e as mulheres geralmente são moldadas desde pequenas a viver assim... pq nossas mães passaram por isso, nossas avós passaram por isso...


por isso que acho que realmente seria uma boa campanha expor a fragilidade que é imposta ao sexo feminino, que de fragil nao tem nada, pq olha tudo que aguentamos, e mostrar que existe sim a possibilidade de levarmos uma vida plena...mesmo que só...


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

\"\"\"Se eles pararam no tempo e ainda tem saudade de algo que a maioria nem ao menos viveu, esse é um problema deles, não nosso.\"\"\"


Jogando duro, heim, Carla??? :-)


\"\"\"E queria eu que realmente não houvesse mais mulheres como antigamente.\"\"\"


Deixa um pouquinho para nós... os que apreciamos e damos muuuuuito valor a este tipo de mulher, vai, deixa??? ;-)


Ella,


É um detalhe do seu DNA e da criação que vc recebeu... o importante e vc aprender a lidar com vc mesma... se policiando, para amenizar o que virá de ruim pela frente.


Ser mulher não é sofrer, talvez ela queira sofrer... eu escutei várias vezes, que ser mãe é sofrer no paraíso... mas, como é um sentimento e mulher adora \"sentir\", então, talvez seja uma forma meio que distorcida(?) de algumas mulheres pensarem assim ainda... mas, no fundo, no fundo, eu pergunto; se forem parecidas ao homem, em pensamento, acho que essa união homem-mulher não seria tão interessante como foi e ainda é... e talvez, até por isso, haja hoje muito envolvimento homo... por se procurar algo muito semelhante à nós mesmos.


Eu prefiro uma mulher diferente, que tenha e seja emoções... pois odiaria ter alguém racional, parecido comigo.


imagem de SOL E LUA
SOL E LUA
No PF desde: 29/11/2010

Aí Jean... agora me preocupei viu?


Meu esposo sempre me disse isso: \"Você é muito racional, pra vc tem que ser sempre 2+2=4\"

Lendo oq vc escreveu pensei... aí... vou ficar sozinha!!! rs

Brincadeira, sei que existe alguma coisa boa em ser um pouco racional, nem que seja boa só para mim né?


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Jean,


Não tem nada a ver com ser parecidas com os homens. Tem a ver com valorizar a si mesmas e não se julgar indignas de respeito. Eu não preciso ser um homem para ter respeito, admiração e afeto. Não preciso ser um homem acreditar que mereço mais do que uma postura de subserviência.


Ninguém nasce para sofrer e isso vale para as mulheres também. A tal união homem-mulher a que você se refere não pode ser desigual ao ponto de haver um dos lados se julgando incapaz de viver sem o outro e, por isso, se submetendo a extremos de depreciação apenas para não ficar só.


E quando falo que ainda há mulheres como antigamente, estou falando daquelas que ainda acreditam, como acreditaram suas avós, que homem pode trair, pode espcancar, pode humilhar e que elas têm que aguentar porque esse é o papel delas. ISSO TEM QUE ACABAR!


Não estou falando de mulheres como foram a minha mãe e minhas avós nem de homens como foram meu pai e meus avós. Lá no começo eu mencionei que o exemplo de relacionamento que crianças têm em casa é o que mais vai marcar suas vidas. Pois bem, na minha família, nunca vi um homem sequer levantar a voz para a esposa, mesmo durante um desentendimento. Nunca vi meu pai ou meus avós desonrarem as mulheres que tinham em casa. Meu pai inclusive era chato o suficiente pra não admitir piadinhas sobre esposas nas rodinhas de amigos ou coisa parecida, porque considerava isso o cúmulo do desrespeito. Meu avô não dava um passo sem conversar com minha avó antes. Eles valorizavam as mulheres que tinham e elas faziam por merecer.


Ou seja, não vem ao caso qual é a \"função\" de uma mulher. Ela pode ser uma profissional de alto escalão ou uma dona-de-casa, tanto faz. O que interessa é o quanto ela se valoriza e exige valorização por parte de seu companheiro. Se elas não têm essa valorização, então é pra isso que serve aquele coturno com ponteira de aço, pra dar um belo pé na bunda do infeliz. E sem se sentir mutilada porque se livrou de uma âncora. O que interessa é que ela é importante por si só e tem que saber disso.


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

LUA, rsss,


É aquilo mesmo que vc falou... \"\"\"sei que existe alguma coisa boa em ser um pouco racional\"\"\"... acho que vc está num bom caminho. ;-)


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Gisinha,


Nada contra ser sentimental. Nem ao menos falei sobre isso. O problema é não ser sentimental consigo mesma. Pegar uma parte de todo esse carinho e sentimento e dirigir a si mesma já seria um bom começo. Cuidar de si com a mesma devoção que cuida do outro deveria ser obrigatório.


imagem de Gisinha
Gisinha
No PF desde: 05/03/2009

Olha Carla, eu sou um pouco mais racional que sentimental, mas creio que seja por já ter sofrido demais por ter sido sentimental e só ter quebrado a cara... Por isso não critico minhas amigas que são sentimentais demais, pois um dia elas aprendem!


:)