Amizade de Fachada. Muito triste.

24 respostas [Último]
imagem de cahnut
cahnut
No PF desde: 23/11/2010

Olá pessoal, tudo bem? Cheguei aqui ontem e já estou amando este fórum. Participar dele está sendo muito distrativo para mim.


Preciso da ajuda de vocês, que não me conhecem pessoalmente, nem os conheço também... Fica mais fácil de eu me abrir sobre.


Quero saber a opinião de vocês:


Por que há pessoas que, simplesmente fazem uma \"socialização por conveniência\" com você e depois que não precisam mais de sua companhia ou usufruto dela, ignoram-lhe e/ou chutam você como se nada fosse nada... Ou seja, não precisam mais de você e não lhe dão a gratidão que você esperava receber ou, ao menos, era o mínimo que tais pessoas poderiam fazer por você? Por que há pessoas assim, que você age da forma mais benéfica possível e... Mesmo assim, lhe chutam quando você não é mais útil à elas?


Passei hoje por uma situação assim na faculdade e estou extremamente constrangida e chateada e revoltada com a pessoa. Ainda mais que esta pessoa é bem mais velha que eu, não era para agir desta maneira. Uma pessoa que dizia sempre: \"Não faço com as pessoas aquilo que não gostaria que fizessem comigo. Você é minha parceira de faculdade, nunca faria algo assim com você\".


Gente, parece ser coisa boba, mas vocês não sabem o quanto me dói saber que fui usada (mais uma vez com tamanha bondade que costumo acreditar nas pessoas)... Nunca fiz absolutamente (vejam bem, NUNCA!) nada de errado para esta pessoa. Estou sendo extremamente sincera. Nunca fiz nada de errado, por isso não entendo e não admito tal situação.


O que fariam no meu lugar? Ainda não tive coragem de me abrir com minha amiga sobre, nem com meu amigo... Que eu costumo contar tudo que me machuca (ou não machuca) para eles. Resolvi expôr aqui meu sofrimento atual.


E quem for de Santa Catarina, manifeste-se também. Sou de Santa Catarina e seria muito legal conhecer pessoas de SC também por aqui. Pelo pouco que estou aqui no fórum, percebi que a grande maioria é do RS.


Enfim, estou me sentindo usada, feita de trouxa, idiota... Além de tudo, o que me preocupa é se esta pessoa resolve fazer coisas ruins com a minha pessoa, como por exemplo, falar mal de mim para minhas colegas, a fim de colocar todos contra mim (como já presenciei fatos assim, até com colegas minhas).. Pois, existem pessoas influenciáveis aos montes na faculdade. Mas, acredito que ainda existem pessoas com as quais eu posso confiar, apesar de tudo isto que me ocorre.


Eu sempre ajudei esta pessoa, tudo que fiz sobre o que estivesse em meu alcance, não compreendo tamanha falsidade da pessoa comigo. Alguém pode me ajudar?


Grata.


imagem de florzinhazzz
florzinhazzz
No PF desde: 28/10/2010

chega p ela e fala..

fala q num ta gostando do que ta fazendo..

vc num fez nada p ta toda essa falsidade...se bem que eu deixaria quieto e me afastaria d pessoa..

mas a conversa é o melhor caminho...

ah falando nisso sou de GO se alguem por ai tb for (rs)..bjão e boa noite cahnut!


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Não entendi direito que que aconteceu..

Conversa com ela, pode ter acontecido algo que vc nem desconfia.

Mas se foi mesmo só usada de trampolim, desapega e se afasta mesmo que não valia a pena essa amizade pra vc.


imagem de Mensageiro Obscuro
Mensageiro Obscuro
No PF desde: 02/06/2010

Eu tenho muito receio de fazer amizades em locais de estudos e trabalho, pois eu separo muito quem é amigo de quem é colega de profissão. Na faculdade só fiz duas amigas apesar de ter conhecido dezenas de pessoas. Não costumo confiar minhas intimidades e nem me apego fácil às pessoas que conheço, em especial se essas pessoas tem envolvimento com minha vida acadêmico-profissional.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Tema para reflexão: capitalismo e sobrevivência no século XXI.


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

As relações sociais mais rasas são mesmo reflexo da sociedade de consumo.

Pois eu ao contrário do Obscuro, deixo todas as portas abertas pra fazer amigos por onde eu passo. E ofereço a mão mesmo pra quem me deu rasteira.


imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

Hoje em dia está muito dificil uma amizade sincera, normalmente ela se manifesta por conveniencia... Eu que o diga, trabalho com crédito...


imagem de ESPETO
ESPETO
No PF desde: 03/11/2010

Minha querida.....diga td oq vc esta sentindo pra ela olho no olho, conforme a reaçao vc sabera se ainda podera contar com esta pesssoa ou n....!!!


imagem de Coment
Coment
No PF desde: 09/11/2010

Escreveu um livro e não escreveu nada.


Ai fica complicado.


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Se você não se sente bem em conversar com ela, afaste-se e só.

Não deixe de ser quem é, com medo das intrigas que ela possa armar. Quem é influenciável tem mais é que ficar longe também.

Se você é uma pessoa legal, a justiça será feita.

Passo situação semelhante no meu trabalho, às vezes tenho vontade de sair aos berros, mas procuro manter a tranquilidade, contar até 10.

Se puder detalhar sua história melhor.


imagem de cahnut
cahnut
No PF desde: 23/11/2010

Desculpem pessoal, vou especificar melhor o meu problema.


É que, esta pessoa estudava comigo na faculdade. Não éramos amigonas mas, havia uma questão de reciprocidade, uma troca mútua de favores, sejam eles acadêmicos ou emocionais. Eu já conversei com ela sobre os problemas dela, já ouvi ela diversas vezes... Sempre notei, desde o princípio, que ela tinha um jeito mais individualista, eu a ouvia mas não recebia a mesma coisa em troca, por exemplo. E eu sempre tentei ajudá-la, dando minhas opiniões, querendo ver o bem da pessoa mesmo.


Aí, eu desabafava minhas pitangas para uma colega que conhecia ela bem antes de mim, lá da sala de aula. E, o que eu pensava era: \"poxa, será que a fulana tem algum problema comigo? Ao mesmo tempo em que ela me dá oi e começa a falar dos problemas dela, conversa comigo normalmente... Ao mesmo tempo parece que não gosta de mim, ignora-me às vezes, não me ouve como eu a ouço, discorda de tudo que falo...\" - Isto no começo. Ela falava muitas coisas pessoais dela para mim sem ao menos me conhecer direito. Ela queria alguém para ouví-la e dizer aquilo que ela pretendia ouvir ou não. Mas, apesar de tudo, fui desde o começo esta pessoa prestativa.


Aí, o tempo passou e ela parou de discordar de tudo comigo. Tudo bem, cada um tem a sua opinião. O que me refiro é quando a pessoa começa a não argumentar aquilo que não diz ser, entende? Não explica o porquê de não concordar. Enfim... aí, fizemos alguns trabalhos de aula juntas. Eu sei mexer no computador, ela não muito. Eu que finalizava os trabalhos nas normas da abnt etc e tal. Saíamos para os barzinhos, conversávamos sobre tudo. Começamos a ficar mais parceiras, não somente de sala de aula como também fora dela. Eu tentei ajudá-la em tudo que estivesse ao meu alcance. Dava carona pra ela sem pedir nada em troca, quando a gente saía para beber...


Eu a ouvia muito mais que ela a mim. E isto me deixava estranha. Uma vez ela pisou na bola comigo.... Depois de uma sessão de trabalhos feitos. Parece que, simplesmente ela não precisava mais de mim, deu-me um belo de um chute. Ela começou a não olhar a mim para falar, não me ouvia, deixava eu falando sozinha, dava importância sempre para a colega do meu lado e me deixava de canto. Não cumprimentava mais como antes e, meu último dia de aula... Ela simplesmente nem agradeceu a carona que dei à ela (tinha mais uma colega minha junto, no banco da frente). Ela sabia que seria meu último dia na faculdade, porque eu pretendo sair de lá. E ela foi a ÚNICA que não me mandou boas férias. Foi a única que não se despediu de mim. Achei uma sacanagem das brabas. E ela ficou assim principalmente após o término de um trabalho que fiz praticamente sozinha, de Civil.


Se vocês acham que eu nunca bati de frente com ela, falando sobre o fato pessoalmente, estão redondamente enganados. Eu já conversei umas 3 vzes com ela sobre o fato, o que eu não curtia no jeito dela me tratar e tal... Mas, às vezes ela dizia que era impressão minha. No entanto, uma pessoa que a conhece mais tempo que eu, já disse o mesmo que mais gente já comentou comigo quando eu desabafava... Que a fulana pensa mais em si, não pensa no coletivo. O jeito dela é este.


Sabe quando vc nota que a pessoa te trata diferente de como trata as outras pessoas? E eu sempre a ajudei, sempre estive ao lado, mesmo não a conhecendo por anos. Ela disse para mim, isto: \"nunca faria algo que não gostaria que fizessem comigo\"... Mas fez. E não foi a 1ª vez não!


A impressão que tenho é que ela me fez de palhaça. Enquanto esteve precisando de mim, oba para ela. Não precisou mais: simplesmente me trata com arrogância, não me dá bola para o que eu digo, não dá importância ao que faço, nem se importa com minha ausência. Sinto-me trouxa pois, eu sei de coisas pessoais dela, ela também sabe sobre coisas pessoais minhas... Ela disse que eu era a \"parceira de sala\" dela, tratava-me como se eu fosse a confidente dela. Ela dizia que confiava em mim. Mesmo assim, não me deu importância de uma semana para cá, principalmente no meu último dia de aula. Sinto-me trouxa sim, pois não fiz absolutamente nada de errado para esta atitude dela comigo.


Nem pretendo procurá-la mais. Não sei se esta seria a melhor atitude. Não pretendo pois, acho que não iria adiantar eu falar tudo de novo, ela me culpar dizendo que é coisa da minha cabeça. Não é... Pois, mais gente confirmou isto que sinto para mim.


****Desculpem o longo texto, quem não quiser ler inteiro, não precisa participar deste tópico falando coisas que magoam ou falar mal porque escrevi muito. Estou chateada com isto e esse espaço virtual é para as pessoas expressarem aquilo que lhe deixam magoadas, felizes, inconformadas etc. Portanto, para aqueles que não querem me ajudar, nem respondam aqui. E agradeço às pessoas prestativas que vieram aqui dar um pouco de opinião positiva a mim.*****