Quem ele pensa que é?

19 respostas [Último]
Lel
No PF desde: 25/06/2010

Bom, tentarei ser o mais sucinta possível.

Como agir com um colega de trabalho que possui o mesmo nível hierárquico que vc na empresa, mas insiste em agir como seu chefe?

Tenho que lidar com essa situação todos os dias. Meu colega insiste em agir como se soubesse mais do que eu e me \"manda\" fazer coisas que ELE tinha que fazer. Ele tem mais tempo na empresa e realmente quando cheguei não sabia de nada e ele me ajudou muito. Mas me incomoda muito o fato dele não perceber que eu não sou sua secretária particular.

Ele chega na minha mesa e pergunta: \"XXXXX vc sabe fazer tal coisa?\" E eu respondo: \"Sei (afinal faz parte da minha profissão saber e da DELE também, afinal temos o MESMO CARGO). E ele: \"Então faz!\" Como assim?? Por que ele não faz? Uma vez mandei uma indireta beeeeeeeeeeeeem de leve e ele respondeu: \"Peço pra vc fazer pra que vc aprenda.\" Fico p***!

Como faço pra ele se tocar e perceber que tenho o mesmo cargo que o dele e não sou sua secretária particular?


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Ele tem \"as costas quentes\" com chefes superiores?

O fato dele ser mais antigo pesa na cultura de sua empresa?

Sugiro, caso sintas que seja possível, que converse com ele relatando seu descontentamento com a situação. Conversa, não briga. E cuidado, há relações na empresa que não funcionam como fora dela por causa das relações de poder implícitas envolvendo chefes e subordinados e nem sempre perceptíveis. Homens são corporativistas, cuide isso também.


Lel
No PF desde: 25/06/2010

Na verdade ele já foi corrigido várias vezes pelos superiores por \"erros primários\". O fato dele ser mais antigo na empresa pesa porque quem entrou antes \"sabe mais\" e como eu não tinha um orientador definido ele me ensinou, no início, como tudo tinha que ser feito. O problema é que depois que aprendi percebi que ele não era tão esperto assim, pois fazia muita coisa errada ou deixava mal acabado. Mas não são erros graves, mas mesmo são erros.

O que mais me chateia é que ele me corrige e depois percebo que ele comete o mesmo erro que eu cometi anteriormente. Mas no caso dele é que ele \"tem muita coisa na cabeça e deixa passar pequenos detalhes\". No meu é \"pura falta de atenção\".

Não me importo em fazer pequenas coisas que ajudem durante o dia, afinal a correria é intensa. Mas noto que ele manda fazer coisas quando não está fazendo NADA. =(


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Páre de fazer oq ele te pede. Fala q está ocupada mesmo se não estiver. (E pareça ocupada... rs...)

Eu tb detesto gente q tem 2 pesos e 2 medidas, q pra ele vale uma coisa mas pra ti é outra.

Pára de fazer e pronto. Os seus superiores vão notar q seus trabalhos estão ótimos e os dele não são tudo isso.

;)


imagem de preciso.falar
preciso.falar
No PF desde: 23/09/2009

oi Lel!

o importante é saber se ele pede porque precisa de ajuda ou porque ta tirando vc para mascote...

mas sempre que tem trabalho ou tarefas em grupo, eu prefiro faze-las do que deixar que os outros façam... parece que nunca vai ficar bem feito e quando eu faço, dou o melhor de mim e aprendo, pq muita gente tem preguiça de fazer e não aprende nunca!

bjoos e espero ter ajudado a vc a ver as coisas de outra forma, como desafios e algo positivo, a final, vc tera que fazer mesmo!


imagem de amiga 02
amiga 02
Offline
No PF desde: 07/10/2010

dê um geito de teus superiores verem q vc é quem faz tudo...

garanto q ele te manda fazer e diz pra os superiores q é ele quem faz...


Lel
No PF desde: 25/06/2010

Pois é gente... hoje foi a mesma coisa. Pedidos,pedidos... mas neguei. Disse que não podia atendê-lo aquela hora. Ele disse:\" Então, depois que vc acabar, faz isso pra mim.\" Saí e deixei lá, sem fazer. Devolvi pra mesa dele. Vi que ele tava na internet, fazendo compras. Posso?... ÓDIOOOOOOOOOOOOOO!


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Lel,


Quando ele for te pedir alguma coisa deixe bem claro que está ocupada com as tuas funções e se fizeres as dele não conseguirá dar conta dos teus afazeres.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Preciso.Falar, esse seu comportamento mostra dificuldade em delegar. Vale trabalhar isso. Vc não pode abraçar o mundo, fazer td. E é importante deixar os outros membros do grupo trabalharem também. Se estão ali, algum grau de competência eles têm.


imagem de Palito_POA
Palito_POA
No PF desde: 15/12/2010

Lel, passei por uma situação parecidíssima no meu atual emprego só resolvi fazendo o que a Amiga 02 recomendou. É claro que vc deve ser cuidadosa para não ficar \"forçado\" demais.. para não parecer puxa-saquismo seu.

Aqui aos poucos a chefia foi percebendo que era eu que trabalhava. Como a colega tinha mais tempo de casa, e por isso, recebia um salário maior, chegou um momento que a chefia resolveu mandar a autoritária embora... mas eles tinham certeza que o trabalho não seria prejudicado, entende?

Paciência e boa sorte!


imagem de Coment
Coment
No PF desde: 09/11/2010

Entendo bem sua situação, fui promovido há algum tempo e tenho um colega mais antigo que é parecido.


Porém se ele está fazendo isso é por que sua demanda de trabalho pode estar abaixo da dele, e ele pede para você fazer, ou por puro ego mesmo, e como você acha que tem essa \"dívida\" com ele por ele ter te ensinado faz o que ele pede.


Mudar ele não vai, você pode começar dizendo que não pode fazer o que ele pede por que tem que fazer outra coisa.