Mercado de trabalho!

12 respostas [Último]
imagem de michele
michele
No PF desde: 13/08/2008

Olá, amigas!

Como não temos o tópico \"PROFISSÃO\" gostaria de colocar em questão, qual a melhor carreira hoje? em questão de realização e $$$

Sabe, este assunto vem me perseguindo há dias,oque vale a pena hoje?

- Curso Técnico

-Faculdade, que área atuar? Sabe conversei com alguns amigos com curso superior, com viagens no exterior, retornaram falando inglês fluente e não conseguem um bom salário, são cheios de qualificações e $$ que é bom nada! Trabalho em um segmento bem difícil por isto eles pagam razoavel, não posso me contentar tb, pq tenho sonhos, mas nas duas empresas que trabalhei uma cinco anos e nesta agora estou dois anos, na 1º empresa meu chefe não tinha o 2º grau e nesta, acabei de descobrir que ele cursou a 4º série??pode? pode, sim! tanto que ele é dono desta potência,observando os estudos não o impediram de ser empresário, e ai meninas e meninos que tem visitado o nosso blog, vamos detater em época que só se fala em crise mundial, arriscamos em algo novo, ou não?

Quais as profissões hoje, que estão em alta? concurso público vale a pena tentar? Vcs hoje são felizes em suas profissões?

Abraço!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Eu não trabalho. Eu ñ sei te dizer sobre isso Beijo


DinhaBA
No PF desde: 22/02/2009

Olha, eu terminei minha faculdade e já sai da Bahia p/ SP, mas vim com indicação de uma professora, já que o pai dela é um dos sócios da financeira onde trabalho. O que posso dizer é que, eu acho, coisas como informática, 2ª língua e faculdade são tipo requisitos básicos, nem se toca mais nisso pq se presume q tds que estejam atrás de uma colocação já tenham isso.

Mas tb vejo, entre nossos clientes, muitos que nem chegaram perto de uma faculdade e têm um patrimônio de fazer inveja a muitas pessoas.

Então, acho que tb é um pouco de sorte, não acham?


carmem
No PF desde: 20/07/2008

olha, eu conheço bastante gente formada que ta trabalhando de qualquer coisa que nao sua area e nao ta contente e tb conheço gente que nao é graduado que fatura um montao...

acho super valido fazer uma viagem, conhecer novos lugares, trabalhar em qualquer lugar, juntar uma grana, e aprimorar outro idioma e novas culuras, isso sempre é muito grandioso, ate pq vc aprendera a se virar e ser mais criativa, pq vai ter necessidade de dançar comforme a chuva...

mas se vc nao ta a fim, tente ver em que situação vc gosta mais, pq nao adianta ganhar muito e nao estar satisfeito, nao curtir o q faz, as vezes memso fazendo o q gosta ja da um a chateação, imagina o contrario...


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Dizem os sábios q quem trabalho naquilo q gosta e faz com paixão, $$$$ é consequencia natural...

Sei não, se fosse assim já estaria milionária...hehehe

Eu amo o meu trabalho, ralo no que adoro e isso me deixa feliz?

Se ganho muito? Nãooooo, mas sei q um dia terei (pelo menos espero) recompensa no sentido $$$$ pelo meu trabalho.

Não trocaria o que faço por nenhum $$$$$$$$$$$$$ do mundo pq me sentiria infeliz e frustrada.

Tem pessoas q vencem e trabalham exclusivamente por $$$$, eu infelizmente não sou uma delas e acredito demais na educação, em viajar e conhecer novas culturas, em ler e escrever em pelo menos mais q um idioma, em ter informação tudo q for do seu interessante e do interesse comum, e finalmente em cursar tantos pós q conseguir agregar ao seu currículo.

Quanto mais qualificada vc for no mundo atual, melhor chance de conseguir vaga vc terá - falando em grande escala e não pegando exemplos pontuais...

bjo gr!


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Oi, michele!

Achei ótima a sua idéia... Deveríamos ter um tópico que abordasse profissões, mercado de trabalho e tudo que fizesse parte desse universo.

Eu vejo que ganhar dinheiro não está relacionado necessariamente a realização profissional ou qualificação técnica. Tudo depende de como a pessoa quer direcionar sua carreira; se voce pensar bem, no nosso país, as profissões mais \"abstratas\" são as mais difíceis de conseguir colocação; já as \"concretas\" e tidas como tradicionais, são mais fáceis, embora tenham o mercado saturado... Quem ganha dinheiro no nosso país? Não são necessariamente os mais qualificados; tem muita gente com PHD ganhando salário abaixo do que merece... E tem muito empresário rico que não tem instrução, mas soube ganhar dinheiro, construir um patrimônio, e agora acha essa coisa de RH, treinamento, etc. uma tremenda bobagem e uma forma de jogar dinheiro fora...

Eu pessoalmente acho concurso público uma ótima opção. Os salários são muitas vezes baixos, mas a pessoa consegue se planejar e na pior das hipóteses, não ficar totalmente sem dinheiro e desempregado de uma hora pra outra, como a gente vê no mundo corporativo.

É uma opinião minha, bem pessoal, baseada no que eu vivencio, tá? Talvez eu esteja enganada, mas é o que eu penso.

Boa sorte!


imagem de michele
michele
No PF desde: 13/08/2008

Ok, Meninas! Continuando na questão!

Entre meus 15 e 20 anos trabalhei no setor juridico, era cc em orgão público, amava o que fazia era preposto em audiências e queria muito fazer DIREITO,mas o tempo passa e nem todos nós temos pais que se preocupam como nosso futuro após o 2º grau, então ou eu trabalhava p/ me sustentar,ou eu estudava e na época eu ganhava R$ 400,00 por mês me diz como viver? Ok, posso estar dando desculpas, as vezes me odeio por isto, então procurei algo que desce $$$ mudei de cidade e estou em outro segmento \" VENDAS INTERNAS\", são sete anos neste ramo mas sou infeliz tô saturada de estar aqui trancada vendo o dia passar, sabe.

Tô pensando em fazer um curso técnico em logistica ou comercio exterior, acho mais viavél em $$ e tempo, tô pesquisando também diz uma amiga q trabalha em logistica que um tecnico ganha em torno de R$ 3.000,00 mês, será?

Porque meninas o custo de vida é alto, como viver com dois salários? entende? creio q estou puxando para o outro lado, mas vcs são inteligentes e sabem no que quero chegar, temos sonhos, filhos e penso no futuro em me aposentar bem, não quero ser uma idosa e passar necessidade,mas...é avida!


imagem de michele
michele
No PF desde: 13/08/2008

E outra!

lembra anos atráz quem trabalhava em financeiro? ganhava bemmmm, e quem trabalhava em bancos era luxo ganhava bem , era bem visto, hj já não se ganha tãoooo bemmm..


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

meu pai era engraxate, e so fez ate a 4º serie, e qdo eu era pequena tinha tudo, sitio, carrao, casa com piscina, brinquedos que sempre quis, so que tem mta gente invejosa e atrapalhou tudo, os negocios do meu pai foram por agua abaixo, gente da familia dele atrapalhando e ele cego nunca viu, levou varias rasteiras, passaram a perna nele, foi roubado, hje a gente nao tem mais nada disso e moro num lugar que odeio! (Mas se deus quiser vai ter justiça) Mas voltando ao assunto entao, num creio que ser formado hj é segurança de vida nao, mta gente ai ganha mal, e outras que sao formadas em uma area, mas trabalha em outro lugar mto menos favoravel! Meu \'irmao\' parte de pai, é advogado e trampa num auto escola, ganha mal e tem um fusquinha vei!

o lula por exemplo, ta ae presidente, e nem estudo ele tinha, ta roubando pra caramba mas ta num posto mto privilegiado!

Acho que mais do que ser formado, a pessoa tem que ter força de vontade e sorte! Eu nao trabalho, mas se fosse pra eu faer uma faul nem sei o que iria fazer, acho td isso tao saturado!


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Vou palpitar de novo, quero que voce se dê bem!

Pra fazer comércio exterior, precisa de inglês fluente, não é só o curso técnico em si; há cursos que em si não bastam pra exercer a profissão, precisam de complementos, entende? Então, antes de escolher, observe se só o curso em si já vai lhe dar o retorno rápido, seja fazendo estágio remunerado ou como recém-formada. Senão, além dos gastos com a mensalidade e o material didático, ainda vai ter que complementar a sua formação. Eu não sei qual a sua cidade, mas aqui vejo muitas vagas de técnico em segurança do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho e na área da beleza... Sim, manicure e cabeleireiro também sempre conseguem trabalho, além de poderem montar um espaço e trabalhar por conta própria. Em nível superior, Tecnologia da Informação é uma área que parece estar requisitando muitos profissionais. Pergunte a essa sua amiga da área de logística qual a formação dela, quais cursos ela fez, o qual o perfil do profissional que as empresas estão buscando e veja se pode se adequar. Quanto a aposentadoria, informe-se sobre um plano de previdência privada e programe-se para complementar o INSS quando chegar a se aposentar. Não costumam ser caros.

Espero ter ajudado.

Boa sorte!


imagem de michele
michele
No PF desde: 13/08/2008

Alice, muiiitoooo obrigada pelas dicas! inglês fluente eu não falo mas me viro, uma conhecida desistiu de cursar com.exterior pq não sabia falar fluente, mas ando sim conversando com pessoas, pesquisando e tal, por este motivo abri este tópico.

Tenho uma amiga q chegou a pouco dos EUA, quer fazer curso de tradutora interprete, mas se decepcionou com o salário oferecido no mercado, então ela decidio voltar para os EUA,veja só! Sabe as vezes tenho a impressão que o Brasil, não valoriza seus profissionais, olha oque estão querendo fazer com o curso superior de jornalismo,então quer dizer q qquer um pode ser jornalista agora? e quem se sacrifica para pagar um curso anos e entra umas leis absurdas desta.

Mas obrigada meninas, pelas dicas!