Escolha da Vocação;

14 respostas [Último]
imagem de janaperboni
janaperboni
Offline
No PF desde: 04/12/2010

OI pessoal, neste ano irei me formar no ensino médio e está mais do que na hora de eu decidir qual minha vocação, afinal, o vestibular está logo aí...Mas estou muito indecisa :unsure: ...Minha mãe me adiantou na escola, e hoje estou com quase 16 aninhos (farei dia 22/05),só que ainda não me sinto preparada pra encarar uma faculdade,isso que ainda não sei o que cursar, fico entre psicologia, fonoaudiologia e, como amo inglês, penso em atuar em alguma área que envolva o uso desta línga...tipo comércio exterior,pensei também em ser aeromoça.

Como escolher!?Nenhuma área me parece ser boa o suficiente para minha escolha :S


imagem de floratta
floratta
No PF desde: 17/02/2011

Não sei onde vc mora mas na UFRGS tem um otimo programa de vocação.

Lá vc conversa com psicologos e faz varias testagens...

O melhor nao é em um dia... são vários encontros até eles te darem um parecer.

eu vivia trocando de curso superior até que me deram esta dica...

Eu fiz e foi maravilhoso !!!!!!!!!!

Já sei ao menos o que eu quero e pra que eu sirvo... rsrsrsrs


Te informa nisso na faculdade de psicologia deles.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Pequena jovem: vc não escolhe a vocação. É a vocação que te escolhe. Embora vc possa escolher rejeitar a vocação tb :)


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Por enquanto ainda não faz faculdade, tira um tempo p/ pensar. E mesmo ainda vc não saber o que fazer. Começa uma das áreas e tenta se vc ver que não era isso que vc queria. Tranca e começa outra. Mas te surgiro que vc pensa Beijos


imagem de Gaucho_CB
Gaucho_CB
No PF desde: 09/09/2009

Na boa tenho 31 anos e apos me formar no ensino medio parei de estudar, porem com o tempo e a necessidade de seguir adiante voltei este ano e curso a facul de Automação Industrial, no periodo que fiquei \"parado\" pensei em fazer varias faculdades mas o que me fez optar pelo curso foi a oportunidade de crecimento na empresa que trabalho e hoje estudo por causa deste crecimento, entao assim aproveita enquanto é nova e enquanto tu pode se dar ao luxo de errar procura fazer o que realmente gosta e te chama a atenção pois vai chegar um momento em que vai optar pelo curso por causa da tua colocação no mercado e nao mais pela vocação ou pelo prazer de escolha.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Sei lá... descobri a minha muito antes mesmo de ir para o ensino médio, mas tens que achar algo que lhe agrade...lhe faça sentir bem... depois vai afinando.


imagem de Dama_RS
Dama_RS
No PF desde: 25/03/2011

Quando alguém fala em \"vocação\" lembro das aulas de religião lá na quinta série do primário... a profi usava muito esta palavra e eu, narealidade, não sabia o que significava.


Quando fui fazer facul pela primeira vez, errei na escolha... escolhi o que estava mais fácil e óbvio. Algum tempo depois eu comecei a me sentir frustrada e amarrada com a profissão errada... troquei e hoje sou muito mais feliz.


Pense bem antes de encarar uma faculdade, tente conhecer profissionais da área que mais lhe agradar e busque saber tudo sobre a rotina da profissão escolhida.


Eu fiz teste vocacional e deu 33% áreas da saúde, 33% exatas, 33% áreas artísticas. Difícil, hein?!


Mas vou te dar uma dica: pense noite e dia nisso como um problema e leia muito sobre as áreas que gosta... a resposta virá como mágica.


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Olha, eu qdo criança queria ser veterinária pq amo bichos. Mas um dia um cachorro da fazenda do meu pai teve uma bicheira feia na cabeça e teve de ser sacrificado. Acabei desistindo da vet pq não suportaria ver os bichos morrerem e eu não poder fazer nada pra ajudá-los.

Aos 16, num curso, descobri q tinha talento criativo e decidi ser publicitária. Formei-me na área, mas ambiente de agência não é pra mim. Trabalho desde os 13 pra 14 anos com moda e acabei voltando pra moda, fazendo mta coisa na área e agora, aos 35, estou abrindo minha empresa de consultoria de imagem, comunicação e marketing de moda, aliando oq eu sei fazer muito bem com minha área de formação, na qual também já atuei, mas agora vou atuar formalmente.

Dica pra ti: Se vc já sabe algumas das coisas q vc tem interesse em fazer, q tal conversar com pessoas que trabalhem nessas áreas, q tenham se formado nelas, e até pedir pra acompanhar essas pessoas num dia de trabalho delas pra vc ver como é a atividade na prática? Acho q funciona melhor q teste vocacional qdo vc vê de perto como é q a coisa funciona, o lado bom e o ruim de cada uma das profissões q vc pensa em ter.

E se vc decidir, prestar vestibular e no meio da faculdade desistir, ou lá adiante, já profissional com alguma experiência, resolver desistir... não tenha medo. Se vc achar q aquilo não é mais o melhor pra ti, muda, sem medo. Sempre é tempo! Me lembro até hj q qdo prestei vestibular pra administração (q cursei até a metade, antes de fazer publicidade), tinha um senhor de uns 40 anos, q trabalhava num banco, já estava com a vida feita, mas o sonho dele era fazer facul de direito e ele tava no cursinho pra isso. Foi meu colega de cursinho. Eu com 19, ele com seus 40 ou mais. E entrou na facul no mesmo ano q eu. Nunca é tarde pra fazer oq vc gosta ou pra mudar de opinião. Pq oq é bom pra vc hj pode não ser mais tão legal daqui a 20 ou 30 anos. ;)


Boa sorte.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Jana, eu sempre digo que acho injusta essa responsabilidade de ter que escolher uma profissão aos 16/17 anos... Na maioria das vezes, é difícil optar, a gente não tem certeza de nada, ainda está na adolescência e biriri.


Pois então, também passei pelo mesmo dilema que vc, aos 17 ingressei na faculdade fazendo psicologia, podia jurar que era aquilo que queria pro reeesto da minha vida; achava que amava. Fiz 2 anos e meio de curso. Chegando na metade, bateu o desespero. Imagina só, faculdade paga, com metade do curso nas costas, e eu desistir agora? Graças a Deus, pra minha felicidade, isso não foi um problema pros meus pais, que eram as pessoas que pagavam meu curso na época. Me deram a maior força, mas disseram pra pensar bem na escolha do próximo. Acho que todo mundo consegue entender que, aos 17 anos, a pessoa não tem muita certeza sobre essas questões. Eu achava que tinha, mas não tinha. :)

Mudei, e foi a melhor coisa que eu fiz pra mim, acredito. Continuei com a psico, fazendo 1, 2 cadeiras por semestre, e cadeiras do Direito fazia umas 4 ou 5. Esse semestre tranquei a psicologia, por causa do trabalho, tenho me dedicado muito a isto, e agora tenho certeza que o Direito é o que me faz feliz. To trabalhando num lugar muito bom, passei da fase do estágio, to muito feliz, mesmo!


Então, fica tranquila, pensa devagarinho, se achar que ainda não está preparada, fica um tempo parada, não faz a faculdade imediatamente, conversa com pessoas já formadas (isso me ajudou muito na minha troca), e aí vai criando a sua posição. E não se desespere em não saber o que fazer da vida. É muito mais comum do que vc imagina ;)


beijos!


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Puxa... já eu até hoje, com a idade de Cristo, tenho severas dúvidas se escolhi bem a carreira jurídica.

Fico pensando se não devia ter feito jornalismo ou teatro (mas, né, ficar fazendo malabarismo nas sinaleiras tb não é a melhoooor das carreiras... talvez seja o fim dela).

Minhas vizinhas acham que eu deveria fazer faculdade de muóda.

Aí fico pensando: todo mundo acha que eu deveria estar em outra e eu fui justamente escolher um lance caretéééésimo em que trabalhar. Sério, vou me oferecer como case psiquiátrico.


imagem de Ana Luiza
Ana Luiza
No PF desde: 23/06/2010

É tem que pensar bem, és nova, pesquisa bastante, faz teste vocacional...

Como a Poivre tbm comecei uma facul e fiz a metade dela, suando pra pagar. Era a minha segunda opção e o que eu podia pagar. Fazia letras (port/inglês), mas meu sonho sempre foi Direito.

Hoje, depois de correr atrás, to fazendo direito com bolsa de estudos. Não me arrependo de forma alguma de ter feito letras (só de ter q continuar pagando hj, pq a dívida ficou enorme, mas tudo bem, investi em conhecimento!), pq uso mto no direito e ainda pretendo terminar após formada.

Essa escolha nao é fácil, mas possível, se conheça melhor, suas habilidades, para ver no que se encaixa.

Beijos e sorte.