Voce concorda com Umberto Eco que deveria haver restrição de informação na internet?

35 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

mas como deixarão de ser analfabetos funcionais , se não tiverem acesso ao conhecimento?

ou devem desistir de evoluir?

.

o H Eco pode ser um velho rabugento, mas eu gosto de alguns livros dele :)

Em nome da rosa é muito bão...


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Quote:
mas como deixarão de ser analfabetos funcionais , se não tiverem acesso ao conhecimento?


O que tem uma coisa a ver com a outra?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

como deixarão de ser analfabetos funcionais, o que podem fazer para conseguir entender/compreender o que lêem?

na minha opinião buscando mais conhecimento, e na tua opinião como podem deixar de ser um analfabeto funcional?


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Ana,


Vc vê as minhas postagens? Às vezes não aparecem para mim! Aff....


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

oi Mellissa


aqui apareceram as tuas postagens...

boas contribuições :)


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Saudações caro Austra, um brinde de ano novo de hidromel!!


Nosso amigo Umberto foi quem escreveu o Nome da Rosa não? Lembro de tanto no livro, como - principalmente!!!! - no filme, existem passagens verdadeiramente épicas, não concorda?


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Saudações,caro Guilherme!


Um brinde!


De fato, cenas épicas!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

kkkk

é Umberto Eco... e escrevi Humberto

kkkkk


sorry


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Jovem Ana: acho que vc levou Platão realmente a sério, ou seja, basta sair da caverna pra colocar as mãos em uma realidade objetiva, que é como uma jóia escondida: o conhecimento, que é algo pronto, real, acabado e verdadeiro. Uma... ideia.


Não é disso que o Eco está falando, ou seja, um peão que, ao navegar pela internet, pode ler o Simpósio e achar que agora sabe algo sobre o amor ou a alma humana


Quote:
Podemos aproveitar melhor a internet do que aquele pobre senhor que está comprando salame na feira aí em frente.


O que o Eco está dizendo é que o peão que ralou anos pra comprar um carro e ao navegar pela internet encontra um anúncio sobre um organizador de moléculas de combustível que promete gerar economia no consumo, vê isso é compra. Pq?


1- Pq a internet não filtra nada;

2- Pq o peão não tem o mínimo senso pra refletir que não existe milagre em engenharia. E pra isso, ele não precisa ser engenheiro. Basta ser minimamente educado por um sistema educacional eficiente.


Obviamente que esse é um exemplo banal. Mas pode ficar sério se, por exemplo, o peão não tem senso sobre suas limitações, lê uma frase tosca sobre Maquiavel publicada por um tosco no twitter que, por sua vez, postou a frase tosca ao ler e não entender um post tosco de um blogueiro que leu algum comentário em alguma revistinha pop sobre Maquiavel, cuja origem do comentário tosco da revistinha pop é alguma entrevista de qualquer um que se mete a falar de política, cujo autor, por sua vez, provavelmente nunca leu Maquivel ou, na melhor das hipóteses leu sobre Maquiavel na Wikipédia e, finalmente, reverbera o tuíte tosco inicial, repetindo e assumindo aquilo como legítimo.


Quote:
filtrar a informação não seria uma forma de controle? (isso sabemos que já acontece e muito)


Qual o problema com o controle? Educar é restringir, podar, filtrar. Mas, assim como é proibido dar uma palmada num diabo mirim, é proibido e imoral propor uma discussão sobre o verdadeiro estado de natureza virtual que é a internet. E, como bom estado de natureza, a internet não tem controle algum. É pura selvageria.


Quote:
na minha opinião buscando mais conhecimento, e na tua opinião como podem deixar de ser um analfabeto funcional?


Só pode buscar conhecimento quem está preparado pra isso. A solução é clichê: educação de qualidade desde o primeiro ano do ensino fundamental, além de pais minimamente educados.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Senhor Austra,

li Platão e confesso, sem vergonha e falsa humildade, que não entendo tudo mesmo...

e não... não acho que só basta sair da caverna para todo o conhecimento cair de bandeja no colo do individuo...

porque acredito que podemos sempre evoluir mais e mais... ampliar sempre nosso conhecimento...

entendi o que o Eco quis dizer, tanto que te perguntei como o ignorante pode aprender a compreender o que lê...

.

e quem não teve educação de qualidade desde o primeiro ano , ou pais minimamente educados?

deve aceitar viver na ignorância sem compreender o que está lendo?

ou haveriam alguns senhores e senhoras, que dispondo do seu precioso tempo poderiam iluminar o caminho a ser percorrido?