Vc tem percebido os sinais que a vida te dá?

32 respostas [Último]
Iani
No PF desde: 13/01/2011

Freud


O seu comentário lembrou-me um tópico postado pela _Ana_ há alguns dias (só o vi ontem): será que você ignorou os sinais, ou estará dando uma importância indevida a algo que deveria ficar no passado? Apenas uma questão para questionamento.


http://www.precisofalar.com.br/forum/comportamento/encerrando-ciclos


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

bem sacado o vínculo Iani :)


imagem de Freud
Freud
No PF desde: 13/08/2011

Iani,


Muito bom o texto, eu não tinha lido.

Na verdade eu não sou muito apegado ao passado, mas algumas questões acompanham o tempo e nos faz refletir sobre o que podemos fazer no exato momento para mudar uma atitude anterior.

Já teve a sensação de não ter gostado de alguém no passado e isso mudou? E a sua reflexão sobre a questão deixa claro que as circunstancia eram desfavoráveis pela sua falta de vontade enxergar aquela pessoa de forma diferente?


Ana,


“eu exagero, me cobro demais... e talvez por me cobrar demais acabo tendo o resultado inverso do que desejo,,,”

Eu sei bem o que é isso, até a minha arrogância é uma forma de me proteger das minhas próprias criticas e isso machuca, ainda pior quando nascemos machos e chorar não faz parte do cardápio.

Eu não sou nenhum paladino que busco a perfeição no outro, mas confesso que já fiz parte da liga da justiça, já fui implacável com muitas coisas que não achava correto e paguei um preço alto, a vida não leva a sério a quem se leva muito a sério, e demoramos a aprender, não me refiro a idade cronológica, mas a vivencia.

Ana eu precisei sair, outro país, ficar um tempo fora, sentir falta, ficar sozinho, para aprender a minha importância e as chances desperdiçadas na vida, amorosas, amizades, profissionais, e todo o meu questionamento me levou a uma certeza, o que nos mata orgulho e o egoísmo, se abaixássemos a guarda, o que não é fácil, diminuiríamos muito as catarses emocionais.

Estou parecendo um velho nos últimos dias de vida. hehehehe...... logo eu que ainda sou um neném.


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Freud


A distância, a solidão, as ausências, ter que se "virar" sozinho... são ótimos aprendizados! É comum passar a valorizar mais as pessoas quando elas estão ausentes. Por outro lado, não dá para ficar idealizando o passado, mas sim estabelecendo novas condutas para construir um futuro diferente. Talvez essa etapa possa se constituir em um grande aprendizado para você.


Eu já fui muito crítica comigo e com os outros... Depois percebi que ninguém gosta de críticas por melhores que sejam as intenções de quem as faz.


Ao constatar isso, procurei mudar o meu modo de ser: sempre que gosto de algo (atitude, roupa, idéias...) eu elogio. Quando não gosto, fico na minha. Se me pedirem para opinar, ainda assim tento ponderar muito, amenizar tudo o que posso.


Em grupos, jamais entro no embalo de criticar os ausentes... tento falar somente de coisas boas, salvo quando estas extrapolam limites éticos...


Confesso que minha vida melhorou muitíssimo depois que fui mudando a minha maneira de me relacionar com as pessoas.


imagem de Freud
Freud
No PF desde: 13/08/2011

Iani

pelo visto vc venceu a si mesma, maturidade vale ouro, eu ainda tenho um longo caminho pela frente, sou feroz na briga comigo mesmo e sei que a jornada é no mínimo desgastante.

O seu posicionamento diante das criticas é o correto e não menos difícil. Criticar, salvo as poucas vezes que fazemos por pilhéria, é desafiar a quem nos incomoda de alguma forma, alguém que tenha acertado as nossas deficiências ou não chamariam criticas.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Eu ando em uma fase de muitos questionamentos.


Respostas que eu achava que tinha parecem não serem mais as certas. O modo de encarar a vida parece não ser o melhor.


E fico me perguntando: sou eu ou os outros que estão na contramão. A lógica diria que a se todos vão para esquerda e eu insisto na direita, a errada sou eu. Certo? Não sei. É isso que ando me perguntando insistentemente. A esquerda não me parece nem de longe a melhor opção, embora a grande maioria a esteja preferindo.


Seriam esses os sinais que a vida está me dando? Todo mundo andando de um lado e eu do outro e a errada sou eu?

Já perguntei a amigos que andam pela direita também (são poucos, mas existem) e eles me dizem que não estou errada, e nem eles. Será?


Vou observar melhor a Vida, mas ando confusa.Não tenho obtido os resultados que espero do modo como tenho agido, mas do outro modo não serei eu.

Que confusão. Ando triste. Nem deprimida, nem ansiosa, nem aborrecida. Triste, uma palavra tão simples e um sentimento tão dolorido.


Sempre acreditei que a Vida nos dá sinais do que é certo e errado para cada um. Vou tentar observar melhor os sinais da minha Vida.


imagem de Freud
Freud
No PF desde: 13/08/2011

Kvet,

“E fico me perguntando: sou eu ou os outros que estão na contramão.”

Eu já passei por muitos questionamentos e cheguei a algumas conclusões, então se me permite as dividirei com vc.

Quantas vidas precisaremos para entender que não importa a direta ou a esquerda, e contramão é somente um ponto de vista? Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que nos faz inteiro, as nossas crenças e as nossas convicções e o equilibrio na convivência com os outros apesar das diferenças, egoisticamente falando, para nossa paz de espírito.

Eu falei acima que já fiz parte da liga da justiça, até perceber que eu era tão abjeto como todos que se desviavam da minha maneira CORRETA de ver a vida.

Vamos falar de caráter, o que é o caráter? Uma forma de cobrar das pessoas o que não se justifica em mim? O contrário de mentir, trapacear, esconder, maltratar, pilheriar? Então informo que todos nós somos sem caráter, porque não existe uma pessoa que não tenha incorrido nas faltas que não são condizentes a definição de um bom caráter.

Kvet brigar as batalhas que não são nossas, é querer preencher as nossas vidas com as ações dos outros, e esquecer que também somos alunos tão atrasados como qualquer ser humano, ou não estaríamos nessa condição de infelicidade mesmo que momentânea.

Desiludir é preciso para não cairmos na inércia, o que aparentemente é ruim, também nos move e nos mostra deficiências que teimamos em não enxergar em nós e são muitas.

Talvez essa tristeza seja o velho sofrimento do imediatismo, o inconsciente desejo pelas realizações que ainda não vieram, mas elas sempre vêem, enquanto isso temos que ir vivendo e aproveitando o presente momento, e para isso é preciso nos dar prazer, prazer puro e simplesmente, alimentar a nossa mente.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Quote:
Talvez essa tristeza seja o velho sofrimento do imediatismo, o inconsciente desejo pelas realizações que ainda não vieram


Acertou em cheio, Freud. E cheio.


Obrigada pelas palavras. Refletirei, prometo. :)


imagem de Freud
Freud
No PF desde: 13/08/2011

Então reflita na segunda, aproveite o fds para descansar de vc mesma, relaxa! ;)


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

Quote:
Uma oportunidade perdida de ter tentado um relacionamento com alguém que na época eu achava que era só mais uma, e não me dispus a ceder, a disponibilizar meu tempo e conhecê-la melhor.


nuooossa Freud,

Isso é quase uma declaração pública de mea culpa.

Infelizmente só “quase”.

A maldita Soberba não te permite fazê-la completa, não é ?

Poderia te sugerir ligar pra ela e dizer algo mais ou menos assim: “Querida me perdoa por ter sido tão babaca e ter perdido tanto tempo procurando teus defeitos que fiquei cego para as tuas qualidades??”

Mas duvido que vc o faria.

Deve ser muito triste ser escravo da própria arrogância e não ter colhões pra arriscar descobrir como seria tua vida sem ela.

Sinceramente ? Eu não tenho dó de ti não

Como o Sensei me disse certa vez:

“ A dor ensina e o corpo aprende, não espere ela ficar insuportável ”

Boa Sorte