Encerrando ciclos

22 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final...

Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....

Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora...

Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.

Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.

Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".

Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará!

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.

Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.

Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..

E lembra-te:

Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão."

[Fernando Pessoa]




para mim, acho que é uma das coisas mais difíceis de decidir: até onde vale a pena tentar... até onde ainda ter esperança de dias melhores... de mudanças ...

quando existem muitos problemas ou algo muito ruim a decisão se torna fácil... me refiro que é difícil, para mim, deixar para trás pessoas/sentimentos que ainda tenho algum resquício de esperança...

e para voces, conseguem facilmente deixar para trás o passado, sonhos ou pessoas?


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Olha, _Ana_ , deixar pra lá de vez eu até consigo. Numa boa.

O meu problema são os retornos...


Para mim, o pior é uma situação que voce vê acabada, considera acabada, faz um esforço hercúleo para sair de tudo isso, segue sua vida, e eis que o Destino parece querer zombar de voce, reapresentando as coisas novamente.


Não lido bem com isso, eu admito.


Para mim, todo final é eterno seja do que for. Principalmente em relacionamentos afetivos.

Eu demoro a me decidir, costumo dar todas todas as chances, mas quando decido virar a página, é pra valer.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

os espíritas dizem que nada é por acaso... as pessoas entram e voltam na nossa vida para que possamos evoluir, aprender a trabalhar os problemas e dificuldades...

eventualmente tenho esta dificuldade em deixar pra trás coisas mal resolvidas, claro que com pessoas que gosto ou admiro...


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Eu não consigo, deixar p/ tráz algumas pessoas...


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Pois eu já tive que terminar com amizades que eu considerava, pessoas que eu admirava, mais porque elas não queriam mais a minha companhia em suas vidas. Afastaram-se ou pediram claramente para que eu me afastasse.


Doi, claro. Pessoas que voce gosta ou admira, como voce bem colocou.

Então, quando voce, apesar da dor, segue sua vida, consegue seguir em frente, esses seres voltam, querendo retomar o contato?


Ah, não, não aguento isso!


imagem de perigosa
perigosa
No PF desde: 09/02/2012

amiga as vezes me sinto como um museu, sempre revivendo o passado, não consigo deixar para traz nada é como um cemitério preso a minha cabeça. amizades ja me decepcionei com inúmeras, mais no fim sempre acabo perdoando é como se isso me fizesse bem estar com as pessoas deixar alguém msm que me magoa acaba sempre sendo uma tortura. enfim pra mim essa palavra encerrar se torna cruel demais me apego demais as pessoas me entrego demais. ai fica fróidis bjunda


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Eu não consigo deixar para trás os momentos bons que marcou minha vida estou sempre lembrando..


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

quando chega o fim do ano reflito sobre relacionamentos que se foram ou que devo me desprender ...

ao mesmo tempo me incomoda tanto ver tanta gente descartando amigos/paqueras/amores como se fossem objetos ...

exemplo amizade:

já ouvi pessoas dizerem que não podem se abrir demais e contar seus problemas , porque os amigos não suportam quem se lamenta ou quem está triste por problemas ...

mas que tipo de amizade é esta que problemas de um amigo é empecilho para mante-la ?


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Sou uma pessoa bem racional, quando me vejo em situações assim, eu analiso, eu busco conversar com quem está envolvido.

Mas priorizo a minha paz de espírito e o meu bem estar, então se a coisa não vai pra frente, eu sigo em frente. Deixei um casamento frustado pra trás, deixei pai de filho que não tomava atitude pra trás, deixei amiga falsa, deixei emprego que pagava bem mas não tratava bem...eu sou meio desapegada assim, se eu tiver que ir embora, vou mesmo. Sou até considerada radical. Mas não suporto lenga lenga.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Não sou um bom exemplo para ninguém neste assunto. Tenho uma tendência quase suicida de dar mais uma chance, de voltar em situações que já estavam encerradas. Em outra época eu me chamava de otimista, hoje vejo que é quase um comportamento kamikase.


Tenho uma dificuldade enorme de deixar as coisas irem. Sofro com o fim de qualquer coisa, mesmo que aquilo não era bem o que eu queria. Mas sei pq isso, no fundo odeio mudanças com todas as forças do meu ser. Sei que isso é errado, mudanças são necessárias. Todos os dias a Terra gira e muda seu posicionamento, quem sou eu para me opor a elas na minha vida? Mas não adianta, não é algo muito racional em mim.


Sempre digo que quando minha vida parar de ser tão nômade entrarei em uma terapia e essa é uma das principais causas: detestar que os ciclos se encerram e que as vivências e convívios precisam se modificar para que eu me modifique.


imagem de Benicio
Benicio
No PF desde: 27/11/2012

É necessário,que se encerre algumas coisas,para outras começarem,é engraçado como nós temos dificuldades de encarar mudanças,sendo que tudo muda o tempo todo,as pessoas mudam por N' motivos,os interesses também,quando eu era mais novo,eu tinha uma dificuldade enorme de encarar o fim de qualquer coisa,mas a vida vai passando e vamos amadurecendo e percebendo que as coisas nunca vão permanecer iguais. : )