Tem como mudar o ser humano?

22 respostas [Último]
flavinha19
Offline
No PF desde: 03/09/2010

Segundo Rousseau \"o homem nasce bom e a sociedade o corrompe\"

Sendo assim tira-se a culpa do homem e deposita ela na sociedade, pois essa é a verdadeira formadora da conduta que ele terá perante ao mundo.

Já ouvi pessoas que disseram que sentem-se envergonhadas por pertencer a raça humana, porém creio que seria mais correto envergonhar-se dos conceitos e valores que estão implantados na sociedade.Será possível algum dia destruirmos antigos valores que corrompe o homem, e formarmos novos com o intuito de formar seres humanos \"bons\" no ponto de vista de viver em sociedade?


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Não tenho essa esperança, Flavinha.


E discordo de Rousseau. Não acho que o ser humano seja \"bom por natureza\" e a sociedade o corrompe. Até porque, \"a sociedade\" não é uma instituição autônoma, com consciência e vontade próprias, independente do ser humano. Ela só existe pela existência do ser humano e na formatação dada por ele. Portanto, para que a sociedade corrompa, é preciso que o ser humano seja corrupto e corruptível.


imagem de Gisinha
Gisinha
No PF desde: 05/03/2009

Flavinha,


Creio que não, que ninguém é capaz de mudar ninguém... O homem só muda por si só, só muda quando ele quer mudar e não por que eu quero que ele mude ou beltrano quer que ele mude...

Não, também não acho que a sociedade seja culpada de certas atitudes do \'\'homem\'\' pois existem pessoas muito pobres que vieram do nada, com famílias miseráveis que nem amor davam para o tal \'\'ser\'\', no entanto hoje é uma pessoa maravilhosa e nem por isso se envolveu com drogas ou virou assaltante ou assassino, e também conheço pessoas que desde cedo tiveram de tudo, amor, carinho, atenção, dinheiro, tudo de valor e virou assassino..


Eu creio que a personalidade e conduta sejam escolhas que cada ser HUMANO faz... Que a pessoa já nasce com uma certa personalidade ou instinto... que a sociedade não tem culpa do comportamento do indivíduo, até por que é o próprio indivíduo que constrói a sociedade... Existem pessoas que corrompem a sociedade, a desmerecem e outras que ajudam a torná-la melhor..

É tudo uma questão de atitude... basta querer!


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Bom assunto para ser debatido!

Eu fico mais com Rousseau.

Acredito que o homem não nasce com uma \"veia assassina\" ou de má índole.

Penso que o meio em que ele vive: sua família e exemplos seguidos, transforme a pessoa que ele se tornará futuramente.

Mesmo aquele que nasce com os \"gens corrompidos\", pode ter \"arrumação\" no decorrer de uma vida com atenção, amor, saúde e escolaridade.

Meu ponto de vista...

bjos!


imagem de Sttela
Sttela
No PF desde: 27/05/2010

\"o homem nasce bom e a sociedade o corrompe\"


Eu travo um debate interno por causa dessa afirmação.

Quando uma pessoa ruim é mostrada na TV, por exemplo, depiis de ter cometidos dezenas de crimes bárbaros, sempre procuram explicações para aquilo.

O lugar onde nasceu, a criação que teve, as oportunidades na sua vida. Mas será que aquela pessoa não é simplesmente ruim por natureza?

Exemplo: em uma família muito bem estruturada psicologica e financeiramente, nascem dua crianças. Que vão ter as mesmas oportunidades e a mesma educação. Uma se torna uma critura normal, boa, honesta. A outra, ruim, desonesta, cruel.

Isso não pode acontecer?

Qual a explicação para duas pessoas que tiveram a mesma trajetória se tornarem tão distintas?

Será que ser \"ruim\" já não é iminente ao ser humano?

Mas, por outro lado, eu sou consciente de que uma criança criada de forma negligenciada em uma família completamente desetruturada vai ter desvios de caráter que ela não teria se tivesse sido criada com amor, carinho, condições.

Minha opinião. Penso, penso e não chega a conclusão nenhuma.

Mas discordo de Rousseau.


imagem de Aprendiz42
Aprendiz42
No PF desde: 26/02/2011

Flavinha,

\"Será possível algum dia destruirmos antigos valores que corrompe o homem, e formarmos novos com o intuito de formar seres humanos \"bons\" no ponto de vista de viver em sociedade?\"


Já foi tentado antes , lembra do Hitler ??


Em minha modesta percepção , a falta de \"antigos valores\" é justamente a causa dessa involução.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Se não me engano foi Ambrose Bierce que cunhou uma definição debochada:


Corporação: uma máquina genial destinada a produzir lucro individual sem responsabilidade individual.


Eu acho que isto se opõe claramente à noção de que o homem é bom por natureza. Não, o homem apenas tem medo da punição. Do julgamento de seus pares. Da reprovação social. Uma vez removido isto, uma vez que sua individualidade é perdida no meio da massa, a fera interior aflora, e o homem é capaz de verdadeiras atrocidades.


Não todos, naturalmente. Podemos afirmar, com boa margem de certeza, que o número de pessoas capaz de cometer crimes individuais é uma minoria. Mas e os crimes cometidos em massas que retiram a individualidade? Serão estes minoria?


Um exemplo prático.


Anos atrás, se não me engano no Mato Grosso, numa cidade do interior, três bandidos fizeram uma família refém em uma fuga. A polícia negociou a rendição. Assim que eles se entregaram, ao invés de seerem colocados em um camburão e levados para a delegacia, foram entregues à massa indignada, a população da cidade que acompanhava tudo da rua. Os três homens foram espancados, cobertos de gasolina e queimados vivos. Quem perpetrou este crime? Um ou dois monstros? Não, uma população inteira de uma cidade. \"Gente de bem\", donas de casa, comerciantes, biscateiros, bancários. Pessoas como aquelas que convivemos dia a dia. Onde estava a individualidade? Onde estava a noção do certo e errado? Será que eles, individualmente, sozinhos, sem a proteção da turba, teriam cometido esta barbárie? Não. A fera interior aflorou porque estava livre dos grilhões da desaprovação social, do medo da punição.


Você pode escolher fazer o certo, obedecer a lei, cumprir com as convenções sociais porque acredita nisto. Ou pode fazê-lo por medo da punição ou da reprovação. O primeiro, seria o \"naturalmente bom\" de Rousseau. O segundo, não. Não há como fazer uma estatística que nos leve a saber quem é quem na sociedade. Então, pra mim, esta noção do \"naturalmente bom\", não cola.


imagem de Gisinha
Gisinha
No PF desde: 05/03/2009

Flavinha...


Já assistiu o filme Killer?


Deveria assistir... foi baseado em fatos reais!!!


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Eu acho o contrario.


flavinha19
Offline
No PF desde: 03/09/2010

Eu conconrdo com vc Carlinha. Em parte. Biologicamente, o ser humano nasce destinado a certas ações. Acho que ter um modelo sensato a ser seguido é um grande passo para a realização plena. Em resumo, o ser humano nasce neutro, às vezes com tedência para o mal, porém, depende do meio onde ele vivi, que vai determinar o caminho que ele seguirá. bjs


imagem de pequenina
pequenina
No PF desde: 01/07/2010

Assim como as doenças do corpo, os desvios de conduta também são multifatoriais. E a influência do ambiente pode não ser o fator preponderante, mas é necessário somado à caracteristica pessoal. Em alguns casos o fator pessoal se sobressai em outras o ambiental, mas geralmente há participação de ambos.


Na minha opinião pessoal, ainda acho que o fator ambiental tem um peso maior, na maioria dos casos.