Tatuados são barrados em exame para salva-vidas

23 respostas [Último]
imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Vejam a matéria abaixo da Zero Hora:


\"Candidatos a salva-vidas tatuados são desclassificados de seleção

Parte dos 107 interessados nas vagas foi reprovada na segunda-feira em virtude da norma


Atualizada às 08h13min

Guilherme Mazui


Em um veraneio com 1.228 salvamentos em águas gaúchas, alta de mais de 15% em relação à temporada passada, as restrições contra tatuagens dificultam o recrutamento de salva-vidas civis temporários.


Você concorda com esta restrição? Opine.


Para as 600 vagas abertas em edital público, houve 107 interessados. Parte foi reprovada na segunda-feira em virtude da norma.


A situação levanta o questionamento sobre a proibição, regra nos concursos da Brigada Militar. O edital publicado em 29 de dezembro só permite tatuagens em regiões do corpo cobertas pelo uniforme de trabalho, sunga e regata no caso dos salva-vidas. Assim, desenhos em braços, pernas e pescoço eliminam os candidatos na primeira das três etapas da seleção, realizada na segunda-feira em Rio Grande, Santa Maria e Porto Alegre.\"


Eu, particularmente acho um absurdo. Pior que nos comentários da matéria chamam os tatuados de bandidos traficantes, gente com desvio de conduta.

O que vcs acham?


imagem de Mr.D
Mr.D
No PF desde: 19/07/2010

Estava lendo sobre isso há pouco.


Acredito que o bom senso deve imperar neste caso. Se o cara tem uma tatuagem ofensiva, ou que se liga a alguma facção, tráfico, etc deve ser barrado mesmo.


Mas quantos desses tem o nome do filho, esposa ou um bonequinho representando filho ou filha. Estes valorizam sua família e expressaram isso na tatuagem. Deveriam ser admitidos, por ser uma pessoa de bem, que dá valor a família e à vida e certamente será um bom profissional.


Generalizar é burrice.


imagem de Robertoepatty
Robertoepatty
No PF desde: 17/01/2011

Primeiro não é a tatuagem que faz o ser humano ser bom ou mal,segundo se fizer na bunda pode,por que fica escondida,no braço não,e terceiro o edital por si só já fere a constituação,não se pode restringir uma pessoa por aspectos fisicos dela,se ela esta apta para ser salva vidas qual o problema,eles deveriam entrar na justiça em conjunto,e outras as normas da brigada e e outras entidades governamentais,deveriam mudar,não estamos mais no século 19.


imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

Acho que o que importa e que define se o cara é bandido é sua ficha criminal...


imagem de Mr.D
Mr.D
No PF desde: 19/07/2010

Sim Shaggy, o que define legalmente é a ficha criminal mesmo. Mas sua simpatia com uma facção as vezes está marcada no corpo. Isso é bem comum.


É como se um nazista nunca tenha sido pego em atos que o identificam, mas a suástica em seu braço fala mais alto que a ficha.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Não pertenço a nenhuma dessas corporações militares.

Mas entendo que toda corporação militar tem regras rígidas.

Toda a estrutura de um exército é baseada na disciplina. Sem ela, nenhuma organização militar consegue funcionar. Essas regras são conhecidas de todos.

Quem não quer seguí-las, não é obrigado a entrar. Quem quer entrar, tem que seguí-las.

Ninguém discute porque todo soldado tem o cabelo raspado. Mas é assim desde que as forças armadas existem por alguma razão. Quem quer ter cabelo comprido, que busque outra função na sua vida.

Acho que nesse caso, não se trata de discriminação, como a imprensa sensacionalista já quis dar a entender ao noticiar isso. Se trata apenas de regras básicas para admissão na corporação, só isso. E os salva-vidas são oriundos da BM, ou seja, devem obedecer as mesmas regras da corporação.


imagem de Shaggy
Shaggy
Offline
No PF desde: 19/11/2010

É verdade Mr.D... Eu ja vi muitas suásticas em braços por ai... Me impressiona a falta de inteligência das pessoas tatuarem símbolos que remeter ao crime. E sobre o que escreveste no outro post, eu também acho que tatuagens que remetem ao crime deveriam ser barradas, mas seria injusto barrar uma pessoa com o nome dos filhos tatuado.


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Júpiter,

Servi muito tempo a meu país. Falo com propiedade de quem comandou homens.

A seleção não é para entrar na corporação, é para ser salva-vidas temporário, bem específico.

Não tem essa de hierarquia e disciplina rígidos, como é para um efetivado. O uniforme deles é a sunga...hehehe

E, convenhamos, se estou me afogando e vem um tatuado me salvar, não faço objeções...

Ah, pra vc saber mais: O cabelo raspado vem da prevenção de piolhos que o exercíto de Napoleão adotou, devido a infestação nas cabeleiras da época.


imagem de dobemh
dobemh
No PF desde: 06/01/2010

Eu tenho uma tatuagem no braço


\"Marginal alado\"


Isso me faz bandido?


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Se é um emprego temporário, faltam candidatos para vagas, e não prejudica o bom andamento do trabalho deles... Não vejo maiores problemas. O que tem que ser trabalhada é a postura deles.

Agora por exemplo, um brinco... Isso eu creio que pode prejudicar e ficaria meio esquisito ver um salva-vidas, mesmo temporário de brinco de argola...


ninah
No PF desde: 19/10/2010

assiti ontem na tv uma reportagem sobre isso. na mesma tv, de meio-dia, uma reportagem com o numero muito expressivo de afogamentos. Não tem uma incoerência ai não???


A tatuagem ja serviu para expressar opiniões politicas, cultos, seitas, entre outros pontos mais obscuros. Hoje tatuagem é moda, modismo.


uma campanha de vestibular da minha universidade foi vetada pq no final a menina da campanha tatuava o nome da universidade no braço, a reitoria achou forte demais. o objetivo era que a universidade se torna-se uma marca nos seus alunos e a tatuagem era somente uma analogia. num levantamento feito na minha sala de aula (curso de jornalismo) de 25 alunos presentes, apenas 8 não possuiam pelo menos uma tatuagem.

trazendo de volta ao assunto dos salva-vidas, apenas 8 dos meus colegas poderiam ser.


Na minha modesta opinião, para ser salva-vidas voluntário é necessário que os candidatos tenham disposição, bom preparo fisico, resistência pulmonar, saibam nadar e tenham agilidade no mar ou em em agua doce. independente do corte de cabelo, da tatuagemm no corpo ou sei la do que.


outra coisa, não se pode ter tatuagem até passar no concurso da brigada, depois pode ter sem nenhum problema, desde que fique sob a farda.