Suicídio-Quais as causas para isso?

54 respostas [Último]
imagem de suzana.lira22@gmail.com
suzana.lira22@g...
Offline
No PF desde: 28/05/2013

Realmente é muito complicado falar,sobre esse assunto,pois envolve espiritualidade,há muito mais coisas entre o Ceu e a Terra,que ainda não descobrimos,só Deus tem as respostas,as pessoas vivem preocupadas demais com as coisas desse mundo e esquecem de cuidar do espírito,que todos nós temos,nossa alma,não adianta estamos passando por essa vida,nada comprova que teremos a chance de reencarnar,como muitos acreditam,não concordo que tirem a vida,porque estao sofrendo,acredito que viemos á esse mundo com um propósito,temos que viver a vida da melhor forma,eu acho que o que leva ao suicídio,é exatamente a ilusão de achar que só assim acaba o sofrimento,mas será mesmo???

Quem tem essa resposta,só Deus,a vida é feita de momentos bons e ruins,ninguem vai conseguir a felicidade plena,são momentos que vem e passam...Uma hora choramos e outra sorrimos....Eu fico chocada e com pena de pessoas que tiram a própria vida....


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Achei um link muito legal a respeito do tema;


http://www.minhavida.com.br/saude/temas/suicidio


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Outra perspectiva de foro pessoal, tendo como base algum (pouco) estudo do espiritismo e observação da lei inexequível de causa-consequência:


Se coloquem no lugar de um Juiz, ou de uma entidade Divina e você analisa o caso em particular desse pobre rapaz:


Sob o prisma do cabra, sua situação era insustentável e ele tentava se livrar de horrendas provações e decepções por si só, praticando um ato que é o desfecho final de um sufocado clamor de desespero.


Eu, Juiz - tenho que levar em conta o quilate de ângustia do infeliz, e que para cometer tal ato, ele deveria estar enfrentando poderosos demônios interiores.


No entanto, eu me debruço perante a imensa miséria humana em suas mais diferentes variações: a mãe que perdeu um filho e teima em viver apesar da saudades cortante, do homem que foi condenado injustamente e passa por todo tipo de sortilégios esquecido em uma cadeia imunda, para o sobrevivente da guerra, traumatizado pelas barbaridades, mas que mesmo assim não entrega os pontos; para quem viu os seus morrerem de fome, para o jovem que sofreu um tiro na coluna e respira por aparelhos, mas de algum modo sorri por dentro por estar vivo...


O extrato de provações humanas é inesgotável e mesmo assim, muita - mas muita gente não deixa a peteca cair. E se o fazem, pelo senso comum, teriam muito mais "mérito" em tirar suas próprias vidas do que esse rapaz.


E então? Apesar de cada um saber o peso da sua cruz, existem indicadores e situações que claramente provam se somos heróis de vida curta, ou generais coma fibra moral suficiente para enfrentar os obstáculos...


Um mulher grávida perdeu seu marido, um filho (ou filha) também...o ato egoísta e doloroso de um causou a mesma dor naqueles que ele deveria prometer proteger.


Sendo puramente estóico - eu diria que o sujeito se precipitou, que existem situações mil vezes pior...e que ele de algum modo pagará por isso.


Mas é claro que a justiça Verdadeira saberá o que fazer!


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Pois e justamente esse o misterio dessa questao: por que pessoas que nao tem condicoes de vida boa nao se matam, e outras, extremamente privilegiadas em varios sentidos, acabam com a propria vida? Esta ai algo que nem a ciencia e nem a religiao conseguiram responder! Ha teorias,estudos, trabalhos a respeito, hipoteses, mas certeza absoluta nao ha. Ainda. O ser humano tem livre-arbitrio, nao pode escolher acabar com sua propria vida? Nao pode escolher arcar com as consequencias, nesse mundo ou no outro? Ou o livre-arbitrio no caso de suicidio nao pode?

Veja bem, estou colocando uma hipotese, nao estou dizendo que foi o caso do rapaz.

Acho importante discutir o tema.


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

"Ou o livre-arbitrio no caso de suicidio nao pode?"

Ué, tanto pode que as pessoas se suicidam. E assim como qualquer escolha que fazemos (boas ou más), arcaremos com as suas consequências.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Perfeito!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Saudações Cara Senhora Alice!


A cabeça é o território mais agreste que existe; por isso a religiosidade e a ciência são tão importantes...e apesar disso, nunca explicarão o pequeno cosmos interior de cada um.


O livre árbitrio serve para tudo, inclusive para o suícidio - só que é preciso suportar as consequências dessa decisão, como qualquer outra.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Tentando não julgar o ato do rapaz, eu acho que o suicidio é um ato de covardia e também de egoísmo. Sabemos que a pessoa está desesperada. Mas é um desespero que te torna tão cego e egoísta que vc vai lá e dá um tiro na cabeça, tendo uma mulher grávida e uma filha de sete anos? Sabe , é meio que uma infantilidade " ah a vida é uma droga, as coisas não estão do jeito que EU QUERO, na hora que EU QUERO e daí puft! acaba tudo?

Isso é um uso responsável e consciente do livre arbítrio? Isso é respeitar o dom da vida?


Eu penso que a raiz dos males está sempre no egoísmo e no orgulho, e no caso desse rapaz, provavelmente também,pois lhe faltou a humildade de aceitar um momento difícil, lhe faltou caridade de lembrar sua responsabilidade como pai.


E não acho que ele mereça ser "Punido" acho que ele vai precisar é de esclarecimento.


Existem as leis da natureza, as leis divinas ou qualquer outro nome que se dê. Não podemos tudo. Temos o livre arbítrio, mas isso não quer dizer que podemos ir lá e fazer o que nos der na veneta e tá tudo bem... Se o que fizermos for algo grave, algo que prejudique a nós ou aos outros, precisamos assumir a responsabilidade sobre isso...

Sei lá,é o que eu, na minha insignificância, penso.

Talvez por trabalhar em hospital e ver a luta diária pela vida, pra mim, atentar contra ela é sim uma falta muito grande.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Acho que quando comentamos sobre livre arbítrio alguns (e não estou falando de ti especificamente Alice) acham que por dizermos que as pessoas podem fazer o que quiser isso não traz consequências. Eu acho o contrário, quanto mais escolhemos, mais responsáveis somos pelas consequências dos nossos atos.


Ex: Pq não deixamos uma criança ter total liberdade, pq impomos limites para ela? Pq ela não pode ter total livre arbítrio, sob pena de até morrer em alguma escolha fatal. E pq os adultos podem teoricamente escolher tudo que querem para sua vida? Entendemos que eles sabem o que estão escolhendo para si e estão dispostos a arcar com as consequências de seus atos.


Ter liberdade de escolha é ótimo, nos faz rir de alegria e chorar de tristeza, cair e levantar, CRESCER, AMADURECER.. E é justamente por isso que a temos. Mas devemos saber que todas as escolhas terão resultados, e eles serão na medida das nossas ações.


imagem de AQUARIANA DENGOSA
AQUARIANA DENGOSA
No PF desde: 18/02/2010

No dia em que descobrirem o que realmente leva uma pessoa a se suicidar, o que se passa na sua cabeça, eu gostaria de ser a primeira a saber. Minha irmã se suicidou na 4ª tentativa, estava com 35 anos de idade - Nas primeiras três vezes eu consegui evitar, mas na 4ª eu não estava perto e isso tem me consumido durante toda minha vida. Ela tinha problemas de rejeição paternal (o pai dela não é o mesmo que o meu) e uma fragilidade mental, apesar de ter um trabalho normal. Não era viciada em drogas. Fiquei arrasada demais durante anos.


Mesmo perguntando a ela o porrquê, nas três primeiras vezes, ela apenas dizia que tinha cansado de viver. Tentei de tudo, médicos, psiquiatras, interná-la num hospital, mas não adiantou- Cada tentativa dela se suicidar, era um terror, tinha de chamar ambulância e internar na emergência. Alguns dias depois que saiu do hospital psiquiátrico, quando eu achei que ela tinha desistido da idéia de suicídio, conseguiu escondido remédios e álcool, e numa madrugada, tomou tudo e conseguiu o que queria. Cada vez que eu conseguia evitar o seu suicídio ela ficava furiosa comigo.

A dor de um parente de um suicida é imensa, interminável. Parei em centros espíritas pra tentar descobrir o que passou pela cabeça dela para fazer o que fez. Apenas me disseram que ela escolheu esse caminho e que eu tinha de respeitar. È fácil falar, mas para quem é obrigada a conviver com uma suicida em potencial que acabou conseguindo o que queria, não dá para aceitar.


Os sinais podem até estarem presentes, mas quando alguém realmente quer se suicidar, não tem como evitar. Sei bem disso.


Acho que foi de um egoísmo imenso da parte dela, covardia, fraqueza, loucura, cansaço da vida, falta de objetivos, fragilidade emocional, sei lá mais o quê. Eu a amava de paixão e me senti traída. Ela não pensou no sofrimento daqueles que a amavam.


Até hoje procuro a causa exata que levou minha irmã a fazer o que fez. Mesmo tendo convivido por anos com suas tentativas, não consigo entender e muito menos aceitar. Mas acho que tem de estar muito desequilibrado mentalmente para fazer isso.


Já se passaram 10 anos e ainda tenho muita saudade dela.