Suicídio-Quais as causas para isso?

54 respostas [Último]
imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Analisando o caso do suicídio do músico Champignon,ex-baixista da banda Charlie Brown Jr.,vem à nossa mente uma pergunta:O q leva pessoas a recorrerem a esse meio desesperado?


Muitas são as causas q levam pessoas ao suicídio:depressão,problemas com drogas,financeiros,problemas familiares...E é impressionante o número de casos de suicídios entre pessoas com menos de 40 anos.Claro q há muitos outros casos de suicídios q a mídia não divulga,mas isso nos deixa uma grande dúvida:QUAL A RAZÃO PARA ALGUÉM SE SUICIDAR?


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Danny eu acredito que seja o desespero, a pessoa deve estar muito infeliz para achar que não há mais solução. Dinheiro, fama,publicidade, nada disso substitui a paz interior, a fé e a coragem para enfrentar fases difíceis.


Ontem, ao ler a notícia sobre a morte dele, li um comentáriode um internauta, que achei interessante, dizia mais ou menos assim:

"A morte desse rapaz nos deixa uma dúvida impar: o que leva um ovem ao suicídio, tendo ele fama, dinheiro e sucesso, coisas que achamos o máximo? Será porque não é o máximo?"


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Eu acredito que além das causas espirituais (as quais acredito que tenham muito mais influência do que imagina nossa vã filosofia), existe, como a Rô colocou, uma falsa ilusão hoje no mundo que ter dinheiro, ter sucesso, ter fama é o máximo que alguém pode desejar.

E parece que não é, né? Mais ou menos como encontrar um falso diamante. Ele nunca brilhará como o verdadeiro.

E tem aqueles que se suicidam justamente por acharem que lhes falta tudo isso na vida, dinheiro, aquisição de bens materiais...

Nas duas hipóteses o comum é: acreditar no falso brilho. Nos falsos valores.

Têm aqueles que se suicidam por influência de drogas, mas de novo haveremos de pensar o que os levou para aquele buraco negro: ilusões.

E não me espanta serem pessoas de uma geração que cresceram com o consumismo sendo considerado a oitava maravilha e com explosão das drogas.


Talvez o dia que colocarmos a busca da nossa vida no verdadeiro diamante, em valores verdadeiramente sólidos, provavelmente essas pragas da modernidade imediatista (drogas, suicídio, ganância sem fim) tenham um fim,


Se eu fosse mãe cada vez mais me preocuparia em mostrar aos meus filhos que exemplos de sucesso, de dinheiro, como o desse rapaz e tantos outros, não leva ninguém a ter uma vida melhor do que qualquer um pode ter. Que felicidade não é ter, é ser. Que sucesso só vem junto com felicidade se a base dos valores de uma pessoa forem muito sólida.

Que drogas possuem esse nome por serem uma porcaria de ilusão.


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

"causas espirituais (as quais acredito que tenham muito mais influência do que imagina nossa vã filosofia)"

Concordo!


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

" A droga acaba te matando, de um jeito ou de outro, ela te mata!!!! "


Acho que a kvet disse tudo...


E tem mais, qualquer pessoa que já tenha lido um livro espírita sabe, cometer suicídio achando que está livre dos males do mundo..Está completamente enganado!!!!


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

O Espiritismo é muito crítico em relação ao suicida, que é uma pessoa que precisa de ajuda, e que acredito que só cometa tal ato porque está no auge do desespero, e não vê opção para acabar com seu sofrimento, nem mesmo no próprio Espiritismo.

Onde está o Amor tão apregoado pelos Espíritos Superiores e decodificado por Kardec nessa doutrina, num caso como esse?


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Alice, o amor ainda está ali, mas a pessoa tem que saber arcar com suas escolhas. É como um filho. Vc não vai fazer tudo por ele a vida toda. Vai chegar num ponto em que ele precisa caminhar sozinho , para crescer sozinho.

Adiantaria os Espíritos superiores intervirem, ir lá, passar a mão na cabeça de alguém e a pessoa não aprender nada com seus atos, não aprender o que é responsabilidade sobre seu livre arbitrio?

Não é questão de ser muito crítico ao suicida, mas acontece que todos temos escolhas a fazer, e muitas vezes recusamos a ajuda de quem nos ama por orgulho, por egoísmo.

Veja o caso desse rapaz que se matou: nem sua mulher, grávida, foi capaz de impedi-lo de chegar ao extremo. Vc não acha que ele precisa compreender o que fez?


É difícil explicar. sugiro a vc que leia, que estude a título de conhecimento, não quero "converter" ninguém, mas leia o Livro dos espíritos, por exemplo, ele é útil para compreender questões como a sua, que eu acho que todos tem o direito de ter. Questionar é bom. Eu questionei muito sobre Deus, sobre a vida, sobre a morte. E as respostas encontrei no estudo dessa doutrina.


imagem de adicol
adicol
Offline
No PF desde: 11/09/2013

o Espíritismo,lançado na França pelo Rivail,vulgo Kardec,não emplacou na França..infelizmente aqui em nosso País sim..muito pouco de verdade ..vale de suicidas é divagação especulação gratuita sem fontes fidedignas.


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Alice, tenho feito essa mesma pergunta que vc... Morro de pena dos suicidas, não entendo como o mundo espiritual é tão rígido com isso...


Pobres sofredores que cometem o suicídio! Precisam de solidariedade, ajuda! Muito triste!


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Alice, respeito teu jeito de pensar mas devemos lembrar que para toda uma ação existe uma consequência. Isso não espiritismo ou qualquer outra crença, isso é Lei da Física - ação e reação.

Não é sofrimento o que os suicidas passam, embora aos nossos olhos mortais pareça, é só arcar com responsabilidade sobre seus atos. E embora, de novo, possa parecer que eles estejam desemparados, isso jamais acontece, seja no plano físico ou espiritual. (pronto, lá vou eu desvirtuar o tópico - pode me xingar Danny, eu mereço).


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Eu não tenho motivos para te xingar,Kvet,é uma opinião sua e a respeito...


Acredito também q seja muitas vezes o desespero q nos leva a esse recurso.No caso do Champignon (um cara jovem,com uma esposa,uma filhinha de 7 anos e um bebê a caminho),enxergo q foi desespero e também tristeza extrema.Ele perdeu dois amigos em dois meses (primeiro o Chorão,q era como irmão pra ele,e depois o Peu Sousa,q foi de uma banda junto com ele).Só o q me entristece nessa história é ver pessoas sem coração simplesmente fazendo piadas com a morte de um ser humano.Acho q a morte não é motivo pra fazer piada.


Quanto à parte espiritual,acredito também q o problema seja esse.Quando a pessoa está abalada e sentindo q sua vida parece não fazer mais o menor sentido,ela recorre a esse meio.E quando se passa pelo número de perdas como as q o Champignon passou,aí a pessoa se abala muito mais...