Suicídio-Quais as causas para isso?

54 respostas [Último]
imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Como a Ro e a Kvet disse, acredito que seja desespero, eles (suicidas) acreditam que a infelicidade deles não tem mais solução. Também acredito que a vida espiritual dessas pessoas estão conturbadas.


Fico realmente muito triste por essas pessoas que comentem o suicídio e mais ainda pela família que sofre o dobro (mulher gravida, pais e filho que está chegando).


Eu acredito que pessoas que tiram as próprias vidas, no plano espiritual, paga pelo que fez.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo a Vica..


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

não estudo espiritismo como a Kvet, por exemplo... mas faço uma analogia sobre suicidas...

nossa vida é o maior bem que recebemos, supera bens materiais, amores e tudo o mais.... nossa maior responsabilidade...

toda vez que reencarnamos viemos para aprender.... temos o livre arbitrio é claro, mas temos etapas pré programadas para seguir...

um suicida desiste deste plano e se recusa a evoluir.... .. eles não são castigados, mas ficam à espera da próxima reencarnação... é divertido ficar à espera, afastado das outras pessoas? claro que não, mas elas fizeram a parte delas.... mesmo que tenham sido pessoas vis, malvadas e cruéis pela nossa percepção....

suicidas não ficam sem assistência... só esperando que as etapas se cumprem e tentando assimilar os ensinamentos ...


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Em nossa tênue e relativa normalidade, fica complicado tentar explicar o que se passa na cabeça de pessoas que tomam essa terrível decisão. Podemos só lamentar pelos filhos que esse rapaz deixou em desamparo (principalmente emocional).


Quanto ao espiritismo cada caso é um caso: existem atenuantes para quem tira a própria vida, para quem quer escapar da prisão do corpo antes do tempo...mas esse julgamento nos escapa pois é de uma esfera muito aquém do nosso alcançe na condição de "vivos".


De todo modo, o sofrimento que esse rapaz causou em seus familiares deverá ser cobrado do outro lado do Aqueronte (rio dos mortos na mitologia), não há recompensa no suícidio, na fuga...há um aprendizado que pode ser mais ou menos severo.


Ao menos o espiritismo não devolve ao suicida o inferno eterno como preconiza muitas religiões, que não permitem nem o enterro do infeliz em solo sagrado. O espiritismo prega o entendimento para que isso não volte a ocorrer em outra vivência.


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Respondendo:

Eu já li sobre o Espiritismo, estudei, conheço os preceitos e já passei por muitas coisas (desde criança) tidas ou ditas como "inexplicáveis".

Foi isso que me levou quase que obrigatoriamente a estudar, estudar e estudar.

Não estou desrespeitando o Espiritismo, ou as pessoas que acreditam nele; penso, porém, que não é a verdade absoluta, é só mais uma religião tentando explicar o que todas tentam: a vida após a morte.

Os questionamentos que tive e tenho, a doutrina não conseguiu explicar, nem responder a contento.

E quanto ao caso de suicídio, tive uma amiga que se suicidou, e nem o nome dela quiseram orar no centro que eu frequentava.

Pensei: "Ué?"

Foi só por isso que postei a esse respeito.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Quote:
E quanto ao caso de suicídio, tive uma amiga que se suicidou, e nem o nome dela quiseram orar no centro que eu frequentava


pangarés...


Bom, o espiritismo como toda filosofia religiosa não pode vir com um manual de instruções infalível - a crença de cada indivíduo é pessoal e intransferível, se fosse algo fácil, não exigiria crença - seria apenas a constatação de uma realidade.


Isso que é fascinante no tema: você têm que crer no que virá, não receberá as respostas prontas, não irá evoluir sem esforço como em tudo na vida.


Quem "morrer", verá! hehehe


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Bem Alice, em momento algum coloquei o Espiritismo como verdade absoluta.

Quanto a sua amiga, achei estranho a postura dessa casa espírita que vc falou. Ao menos as que eu conheço jamais agiram assim.

Quanto a suas dúvidas, desejo de coração, que de alguma forma vc consiga saná-las.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Drogas, Depressão, desvios biologicos no cerebro, "anomalidades psiquiatricas", espiritismo, enfim... cada ciencia explica de uma forma... impossivel acho eu determinar algo... existem "milhares de variantes" que se nao bem tratadas e acompanhadas culminam no suicidio.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Alice,


Como disse a Rô, nunca tivemos a intenção de parecer ser verdade absoluta. Essa é a MINHA verdade. É onde eu achei as respostas para as minhas dúvidas e ainda as acho.

Mas isso sou eu. Eu me sinto plenamente satisfeita quanto mais me aprofundo na doutrina.


E quanto a essa casa, lamentável. Tive um primo há uns 4 anos atrás que se matou com um tiro na boca e procurei a casa que frequentava na época e fizemos muitas correntes de orações para ele. Dentro e fora da Casa. Rezar para alguém que está sofrendo, seja ou aqui, é antes de tudo caridade. Nada mais que isso.

Com certeza se eles tivessem agido como fizeram com a tua amiga jamais colocaria os pés de volta lá e ainda os denunciaria para Federação Espírita do meu estado. Isso pode ser qualquer coisa, mas não é a Doutrina Espírita.


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Concordo,kvet.Não importa a circunstância na qual a pessoa tenha morrido (seja suicídio,abuso de drogas ou não),no Espiritismo pregamos q não há salvação fora da Caridade.Sempre fazemos preces pelos falecidos e seus familiares.Os q não quiseram fazer as preces não são os verdadeiros Espíritas,já q se negaram a seguir esse preceito básico...