STF julga hoje sistema de cotas em universidades

16 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
15:15

Essa realidade se faz presente nos números.

50% da nossa população compõem-se de negros e pardos.

Ao mesmo tempo, os 10% mais pobres ganham até R$ 70. 11,5 milhões de negros e pardos estão nessa realidade, enquanto apenas 4 milhões de brancos compõem essa faixa social.

Para cada 2,7 pessoas negras e pardas temos um branco na condição miserável.

Luís Inácio Adams , advogado-geral da União


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
15:25

Não podemos simplesmente considerar pardos e negros como iguais, ou que o pardo está inserido na categoria negra. Fazer tal afirmação é também racismo.

Juliana Ferreira Correa, representante do Movimento Pardo-mestiço


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu acho essa questão de igualdade bem complexa de definir. Quem é contra as cotas, diz que isso discrimina os brancos da classe média, por exemplo. Diz que tanto negros quanto brancos deveriam continuar tendo as mesmas chances no vestibular, por exemplo. Só que essa opinião desconsidera toda a bagagem histórica de mazelas a que uma das etnias foi sumetida por séculos a fio.

Aí a igualdade se entorta, porque pensem bem: eu crio uma seleção para os que cruzem mais rápido um rio de 50m de leito e coloco para concorrer um bêbado contumaz como eu, uma vaca, um elefante e um jacaré. Teoricamente, as condições para todos eles são idênticas, não é verdade? Mas fica meio óbvio que os jacarés vão conquistar 99,9% das vagas.

Sei lá. Vamos aguardar a manifestação do Pretório Excelso, donde virão mais uma porção de votos poéticos, como vimos no caso dos fetos sem cérebro.

Beijo nos seus corações miguxos! S2!


imagem de edsonjr
edsonjr
No PF desde: 21/04/2012

Inicialmente sou contra, mas ainda não tenho uma opinião clara sobre o tema.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Eu também não tenho acompanhado a questão, mas certa vez conversando sobre isso em sala de aula da Universidade observamos que não tinha um negro no montante de quase 50 alunos, realmente existe uma deficiência a ser avaliada, não sei se é o caso de cotas, sinceramente não sei, pois creio que as cotas também não atinjam a todos que devem ser beneficiados, o que acaba mascarando de certa forma o problema.


Eu acredito em políticas que pelo menos a Universidade Federal daqui faz, quando dá ingresso a alunos de baixa renda, comprovada inclusive por assistentes sociais e outros, a partir dos 7 anos de idade. O ensino é de primeira qualidade, atividades diversas, merenda escolar digna, a carga horária maior do que o normal, se não estou enganada das 07hs da manhã ás 17hs.

Este mesmo aluno faz da 1° série até o colegial, sendo preparados para os vestibulares mais concorridos, mesmo assim logo após o terceiro colegial existe o ingresso automático em cursos federais. São chamadas de Escolas Modelos e se situam no campus da Universidade, portanto os baixinhos vivem em contato com o ambiente acadêmico o que não deixa de ser um estimulo. Vou até confirmar com uma pessoa que conheço se ainda segue esse roteiro que citei, pois o filho dela conseguiu ingressar nessa instituição recentemente.

Também não sei se é uma pratica somente da UFMG, talvez seja um processo comum em todas as Universidades Federais.

Bom, isso sim é uma das alternativas válidas, pois a base é para toda a vida.


imagem de Dani*
Dani*
No PF desde: 15/01/2011

Quote:
Quem é contra as cotas, diz que isso discrimina os brancos da classe média, por exemplo.


Eu sou contra, mas com uma opnião contrária, acho que as cotas vem a discriminar os próprios envolvidos. Acho que o sistema de cotas não resolve em nada a questão do preconceito por exemplo, aliás o torna mais evidente. Disponibilizar vaga para uma pessoa devido a sua etnia, cor, raça pra mim é considerá-lo como incapaz em relação aos demais, e subestimar a inteligência e capacidade pessoal.


Agora quanto as cotas sociais eu sou a favor, mas infelimente como já foi citado "a coisa' na prática é diferente, se trata apenas de um sistema de politicagem para "esconder a poeira debaixo do tapete".