STF julga hoje sistema de cotas em universidades

16 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

hoje terei pouco tempo para acompanhar, vou propor o debate....

Quote:
O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira (25) três ações que contestam a constitucionalidade da política de cotas em instituições de ensino no Brasil. Será o primeiro julgamento conduzido pelo recém-empossado presidente do Supremo, Ayres Britto.

Uma das ações, protocolada pelo DEM, questiona o sistema de cotas da Universidade de Brasília e outra se refere a recurso que questiona a política adotada pela Universidade do Rio Grande do Sul, que combina dois critérios para a seleção: a origem de escola pública e a "raça". Os dois processos são de relatoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Outra ação que deve ser analisada na próxima semana é a que contesta o sistema de reserva de bolsas de estudo para negros, indígenas, pessoas com deficiência e alunos da rede pública implementado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) do governo federal. O sistema de seleção para recebimento do benefício foi atacado pelo DEM e por entidades como a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino.

O argumento é que trechos da lei que criou o programa ofenderiam princípios constitucionais como o da igualdade e da isonomia. As entidades sustentam, por exemplo, que não seria legítima a reserva de vagas com base na condição sócio-econômica do aluno ou em critério racial.

O tema foi debatido em audiências públicas realizadas pelo Supremo, em março de 2010, com a participação de mais de 40 especialistas convidados. A principal polêmica é a adoção da questão racial como critério em detrimento de outros fatores, como a renda do candidato.


http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/04/supremo-julga-nesta-quarta-legalidade-de-cotas-em-universidades.html

quem é a favor, quem é contra?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:


1. Quais as principais proposições do Estatuto da Igualdade Racial e da Lei de Cotas?

2. Há previsão para a votação definitiva dos projetos no Congresso?

3. As medidas propostas pelos projetos são legais aos olhos da Constituição?

4. Quais os riscos de classificar pessoas por critério racial?

5. Afinal, de acordo com a ciência, o que são raças?

6. Num país dividido entre "brancos" e "negros" pela lei, como seriam tratados os mestiços?

7. No Brasil, quem definiria a raça de cada indivíduo?

8. Qual a inspiração das ações afirmativas no Brasil?

9. As ações foram bem-sucedidas nesses países?

10. Os negros estão realmente sub-representados nas universidades brasileiras?

11. Quantas universidades já utilizam o sistema de cotas do Brasil?


matéria antiga , perguntas e respostas na Veja

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/cotas/index.shtml


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

SOU CONTRA!


Sou a favor da igualdade, e as 'cotas' vão contra isso.


É inegavel que não há como comparar o ensino público com o privado (médio e fundamental) no quesito qualidade, penso que a solução seria qualificar o ensino público de modo que os alunos pudessem concorrer de forma justa, mas imagine a situação, as milhares de escolas privadas como ficariam? Digamos que elas representam uma 'cifra' considerável aos cofres públicos.


imagem de Baltazar
Baltazar
No PF desde: 12/05/2010

SOU CONTRA !!!!


Sou a favor da igualdade, e as 'cotas' vão contra isso !!!!!


X 1.000.000.000 !!!


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu sou a favor das cotas de uísque diárias obrigatórias para todos os setores da sociedade! Já propus esse projeto no meu planeta natal e deu certo, funciona assim: todos serão obegados a tomar, de manhã cedo, em jejum e antes de sairem de casa, uma ou duas cotas (a popular dose ) de uísque! Sem gelo! Quem não tiver condições, pode substituir por vodka ou canha mesmo! Garanto pra vcs que o mundo será um lugar bem mais aprazível de se viver, com pessoas bem mais amáveis e tranquilas.

Aliás, sou o exemplo vivo disso, pois nunca saio de casa sem dar antes uma talagada na velha barrigudinha. Me faz um bem enorme. Hj até me dei ao luxo de cometer uma extravagância e fui na vodka! S2!


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Sou contra também! Isso é tapar o sol com a peneira, e adiar a melhoria que poderia ser feita no ensino público.


Na questão das raças, me lembro de ter lido que o governo justifica essas cotas por ter uma dívida histórica com negros e índios, que foram escravizados e injustiçados. Mas antes dessa história de cotas os negros não eram impedidos de entrar na universidade, e muitos não precisaram disso. Estudei em universidade federal e, quando fiz vestibular, não tinha cota.Meus colegas negros que lá estavam haviam entrado de modo igual aos outros. Acho que se quisessem quitar essa dívida, que fizessem isso sendo mais severos nas leis contra o racismo, por exemplo.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Complicado.


Quanto as cotas raciais, eu sou absolutamente contra. Mas e as vagas reservadas aos que estudaram em escola pública a vida inteira? É tão ruim assim? Não sei, fico em dúvida nesse último ponto.


Apesar de detestar a política do Lula, uma coisa inegável no governo dele é que muito mais pessoas tiveram acesso à educação graduada... E pessoas pobres...


O que vcs acham? Pra alunos com baixa renda, e que estudaram em escola pública, também deve ser proibido?


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Oi Poivre!!


E como identificar verdadeiramente os alunos de baixa renda?? Esse é o grande problema. Eu estudei em na Federal e em Universidade privada, sendo que na segunda, a maioria dos alunos que possuiam bolsa conseguiram com mentiras. nessa hora pergunto, cadê a ética desse futuro profissional?


Mas concordo com vc, alunos de escolas publicas, de baixa renda merecem outro tipo de análise, mas os critérios precisam ser justos.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Quote:
Eu sou a favor das cotas de uísque diárias obrigatórias para todos os setores da sociedade!


Acompanho o relator. Mas sugiro um adendo: no último domingo de cada mês, o governo deve distribuir uma garrafa de hidromel.


Saudações.


P.S. Poderíamos chamar essa lei de "Lei Honroso Gulherme"!


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Saudações caro Irmão-em-Armas! Concordo totalmente! Inclusive com o nome da lei!

May the Force be with us!

S2!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

começou o julgamento, para quem quiser assistir:

http://g1.globo.com/julgamento-stf-cotas-universidades/cobertura/

não tenho uma opinião formada sobre o assunto... o maior problema que vejo na política de cotas é a miscigenação no Brasil... e os mestiços e pardos não teriam direitos também? e como fariam esta avaliação?

ainda acho que o melhor seria bolsa para quem não pode pagar, mas pipocam a todo instante na imprensa casos de estudantes burlando documentos para se adequarem no perfil exigido...