Separação Sul e Sudeste do resto do Brasil??

55 respostas [Último]
imagem de juliowave
juliowave
No PF desde: 22/12/2009

Vamos todos pra Bahia, carnaval o ano todo !


imagem de annebonny
annebonny
No PF desde: 07/01/2010

Depende, Austra (posso chamar assim? hehe). Pode ser a cultural também. Mas todos sabemos que a separação também está pautada na crença que nordestino é preguiçoso e não faz por merecer. Que roubam empregos e estragam a cultura. Lógico que não é explícito, mas quem nunca ouviu uma comentário do tipo numa conversa?


Tirei esse trecho do site do Movimento O Sul é o Meu País:

\"Somos um povo que tem seu passado escrito com o sangue e o trabalho de nossos ancestrais, e exatamente por termos consciência deste patrimônio histórico, é que nos sentimos responsáveis pela história que haveremos de deixar para os que vierem depois de nós. Somos amantes do trabalho e da liberdade, mas queremos ser os responsáveis pelo nosso destino.\"


Tá vendo? Quer dizer então que no norte não são trabalhadores, que isso é culpa exclusivamente da genética que faz com quem os nordestinos sejam assim? Ao invés de incentivar o progresso querem separar e eles que se f*dam. É fácil acreditar que a culpa da suposta \"preguiça\" é exclusivamente dos nordestinos.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Mas Caronte,


Eu não tenho raiva dos mais pobres e nem acredito que todos estejam nessa situação por vontade própria. E também não cogitaria a separação como forma de vingança ou para \"abandoná-los à própria sorte\". Talvez eu seja tão ingênua quanto você ao acreditar que um \"wake up call\" seja necessário nas regiões menos desenvolvidas. Talvez eu acredite que a proteção oferecida pelo Sul e Sudeste também cause a estagnação. Ou talvez, para chegarmos a um meio-termo, fosse hora do Sul e Sudeste começar a cobrar contrapartidas de todo esse dinheiro que é mandado pra lá, começar a exigir resultados práticos. O problema é que no exato momento em que isso fosse exigido, haveria um batalhão de demagogos para dizer que o Sul e Sudeste estaria sendo arrogante, hipócrita, preconceituoso e indiferente à situação daquelas populações. É contra isso que me revolto, contra essa idéia de que temos que pagar a conta e ficar quietos. Então, já que é pra ser considerada uma FDP de qualquer maneira, que seja por algo realmente grande. Já que nos fizeram a fama, vamos ao menos deitar na cama.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Então, Carla, separar não é a solução. A solução é uma mudança de postura, uma cobrança de resultados. Não por parte do Sul e do Sudeste, mas por parte de toda a população, de todo o país, inclusive de todo o Nordeste.


Mas o que não chega a me causar surpresa é este recente ódio aos nordestinos, surgido principalmente em São Paulo. Quando o Nordeste elegia os candidatos da elite, era só alegria. Agora, que passou a eleger a esquerda, querem alijá-los do Brasil.


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Quote:
Mas o que me revolta não é ver o dinheiro que eu suo para ganhar me ser subtraído, mas sim ser mal usado. Se fosse usado para melhorar a vida das pessoas que tiveram menos chances do que eu na vida, eu pagaria de bom grado.

(2x)


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Pode me chamar como julgar melhor, Annebonny.


Quote:
Tá vendo? Quer dizer então que no norte não são trabalhadores, que isso é culpa exclusivamente da genética que faz com quem os nordestinos sejam assim?


O que te faz deduzir isso? O trecho citado não autoriza tal dedução. Já tua fala me permite deduzir o filtro pelo qual vc vê a situação: vc vê os simpáticos a uma causa separatista como nazistas. Se não fosse assim, vc sequer teria citado \'genética\'.


Quote:
Ao invés de incentivar o progresso querem separar e eles que se f*dam. É fácil acreditar que a culpa da suposta \"preguiça\" é exclusivamente dos nordestinos.


Eles que se f*odam? Tem muita, mas muita gente mesmo que pensa o contrario, ou seja, eles é que nos f*odem. No pensamento dessas pessoas, separar seria acabar com essa histórica sodomização.


Mas vamos por outro caminho. Naturalmente que as pessoas no nordeste gostam de trabalhar. O que fez o nordeste dar errado? Afinal, o Brasil começou por lá...


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

É verdade Austra, conheci Fortaleza a trabalho no início do ano e revi meus conceitos. Gente inteligente, simpática, solícita, trabalhadora.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Sim, Kathya34, o Brasil está cheio de gente inteligente, simpática, solícita e trabalhadora.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Apesar de paulistana, eu particularmente repudio esse ódio contra nordestinos que está tão latente hoje em São Paulo. É definitivamente hipócrita acreditar que São Paulo seria o que é hoje sem os nordestinos, especialmente porque a arrogância do paulistano o impede de respeitar o trabalho braçal, que dirá executá-lo. Mas ao mesmo tempo, eu sei de onde vem esse ódio e posso dizer que não se trata de mero elitismo político. Não trata apenas de poder para a grande maioria das pessoas que se dizem contrárias à presença dos nordestinos na capital paulista. As motivações são bem mais mundanas (não que questões políticas pudessem ser nobres).


Na verdade, o que eu vejo atualmente em São Paulo, é que até mesmo muitos dos migrantes nordestinos lá estabelecidos começam a se ressentir da atual política federal. Porque eles também começam a se incomodar com o aparente favoritismo pelo nordeste, enquanto eles se ralam no sudeste. Lógico que, como em toda percepção distorcida, a exteriorização dessa frustração tanto de paulistas como mesmo de alguns nordestinos acaba se transformando em algo superficial, fútil e inevitavelmente preconceituoso.


É mais fácil para uma patricinha metida a superior dizer que os nordestinos são sujos e preguiçosos do que exigir ações que permitiriam que eles nem ao menos precisassem deixar sua terra natal. É mais fácil responsabilizar os retirantes pelo aumento exponencial das favelas em São Paulo do que bater na porta de nossos supostos representantes e cobrar deles que o dinheiro que pagamos em tributos seja de fato usado para que não existam mais retirantes.


Quando se fala de uma cidade que sozinha tem 10 milhões de habitantes e contando, que recebe 750 mil pessoas de outros estados (especialmente norte e nordeste) todos os anos, que tem trânsito insuportável pela imensidão da frota, que tem bolsões de pobreza indescritível, que tem violência crescente e assim por diante, é fácil entender porque algumas mentes mais lerdinhas tentam encontrar um bode expiatório. O paulistano se comporta com relação aos nordestinos da mesma maneira que os alemães com relação aos turcos ou os portugueses com relação as brasileiros. Ninguém está certo, mas infelizmente é quase inevitável que esse tipo de animosidade se instale.


imagem de innocente
innocente
No PF desde: 07/11/2010

Pois é...

Que tema polêmico e difícil....

Como alguns de vcs já sabem, eu moro na Bahia. Há 11 anos.

Sou paulista, e só vim pra cá aos 17 anos.

A idéia que eu tinha era de que só ia encontrar osso de gado pelo chão, miséria, fome, falta de cultura, etc, etc. etc.

Que engano, ao ver que existem no nordeste cidades extremamente desenvolvidas, dentro de suas realidades específicas, claro... Que espanto ao ver que existem universidades, escolas, produção científica (SIMM!!!). Que existe produção técnica, industrial.

Que assombro ao conhecer intelectuais como eu nunca tinha imaginado ver... Em São Paulo, tudo isso não é acessível. O jovem de periferia não frequenta as bibliotecas da USP, não sabe onde e ficam...

E a cultura? Dizer que o que existe por aqui não é cultura???

Pois após 11 anos por essas bandas, eu afirmo pra vcs que o nordeste é uma região rica, sim. O que é omitido nesses dados apresentados anteriormente é que existe um princípio de equivalência nessa cobrança: é exatamente o que acontece com o imposto de renda: aqueles que produzem mais, pagam mais! Isso é tão simples!

VAmos aos dados, então:


Lista de estados do Brasil por PIB

São Paulo ² 902.784.000 Rio de Janeiro ² 296.768.000

3 (0) Minas Gerais ² 241.293.000

4 (0) Rio Grande do Sul ² 176.615.000

5 (0) Paraná ² 161.582.000

6 (0) Bahia ² 109.652.000

7 (0) Santa Catarina ² 104.623.000

8 (0) Distrito Federal ² 99.946.000

9 (0) Goiás ² 65.210.000

10 (0) Pernambuco ² 62.256.000

11 (0) Espírito Santo ² 60.340.000

12 (0) Ceará ² 50.331.000

13 (0) Pará ² 49.507.000

14 ² (1) Mato Grosso ² 42.687.000

15 ¼ (1) Amazonas ² 42.023.000

16 (0) Maranhão ² 31.606.000

17 (0) Mato Grosso do Sul ² 28.121.000

18 (0) Rio Grande do Norte ² 22.926.000

19 (0) Paraíba ² 22.202.000

20 (0) Alagoas ² 17.793.000

21 (0) Sergipe ² 16.896.000

22 (0) Rondônia ² 15.003.000

23 (0) Piauí ² 14.136.000

24 (0) Tocantins ² 11.094.000

25 (0) Amapá ² 6.022.000

26 (0) Acre ² 5.761.000

27 (0) Roraima ² 4.169.000