Segurança da UFRGS atira em pitbull... e agora?

18 respostas [Último]
imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Postei no meu face uma coluna de Paulo Sannt'anna que defende o segurança que o matou, o que gerou uma longa discussão (http://wp.clicrbs.com.br/paulosantana/2012/04/10/pitbull-sem-focinheira/comment-page-1/?topo=13%2C1%...)


O que vocês acham?


Sinceramente, apesar de precipitada, não acho que tenha sido uma atitude tão condenável. O que você faria se visse um pitbull latindo na sua frente? Eu amo os animais, mas deixar um pitbull solto em um lugar público é uma atitude extremamente irresponsável. Quem não conhece o animal, pode se assustar e toma ruma reação extrema, que foi o caso do vigilante. Claro que há exceções, mas é por isso que ocorrem tantos ataques: por seus donos acharem que são animais dóceis... Bom, eis a notícia:


"Morte de pitbull na UFRGS gera repercussão nas redes sociais


Depois de gerar comoção nas redes sociais, a morte de uma cadela da raça pitbull com um tiro disparado por um vigilante dentro do pátio da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) motivou estudantes do curso a organizarem um protesto na frente da instituição na próxima segunda-feira.


A morte do animal ocorreu no início da tarde de sexta-feira. A cadela Artêmis foi alvejada com um tiro na cabeça por um segurança da empresa Rudder, que presta serviço à universidade. Depois de ser ferida, a cadela foi socorrida pelos estudantes, sendo levada para o bloco cirúrgico do hospital veterinário. Apesar do atendimento imediato, ela não resistiu aos ferimentos.


— Ela era dócil. Ele atirou apenas por achar que todo o pitbull é violento — desabafa Mariana Santos, 28 anos, estudante de Veterinária e dona de Artêmis.


A universitária conta que a cadela tinha dois anos de idade e foi adotada por ela após ser abandonada no hospital pelos antigos donos. Com sequelas de um atropelamento, o animal passou meses em tratamento na instituição até ser levado para casa pela estudante:


— Ela se criou ali com outros cães e muitas pessoas dali da faculdade, por isso era muito sociável. Eu a levava com frequência para o hospital para fazer fisioterapia.


Conforme Mariana, o incidente ocorreu após a jovem e o namorado dela chegarem ao local para buscar uma amiga. Artêmis ficou brincando no pátio com outra cadela de propriedade da amiga, onde ficam outros cães atendidos pela instituição, a cerca de seis metros do namorado de Mariana:


— Foi então que surgiu o segurança. A cachorrinha menor começou a latir e a Artêmis acabou imitando, latindo também. Então, o segurança veio em direção e atirou. Meu namorado ainda gritou "não", mas o cara mesmo assim atirou.


Questionada sobre o fato de a pitbull estar solta no momento do incidente, Mariana justifica que todos alunos e professores a conheciam e costumavam brincar com ela. A universitária informou que o animal estava com coleira e próximo ao seu namorado.


— Ela obedecia. Quando a gente chamava, ela vinha. Não havia motivo para atirar. O vigia que atirou não trabalhava antes lá, acho que era plantonista — disse ela.


O caso será investigado pela 15ª Delegacia da Polícia Civil. Conforme o delegado Luiz Fernando Martins Oliveira, um inquérito deverá apurar as circunstâncias do disparo:


— Tem de ver como tudo o aconteceu, ver as razões que levaram o segurança a atirar. Se estava ou não se defendendo de uma ameaça real contra ele ou outras pessoas.


Para localizar o segurança, Zero Hora entrou em contato na manhã deste sábado com a matriz da empresa Rudder. Por telefone, a reportagem foi informada de que informações sobre o ocorrido só poderão ser repassadas a partir de segunda-feira."


Para quem quiser, eis o link: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/04/morte-de-pitbull-na-ufrgs-gera-repercussao-n...


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Acho que a discussão vai um pouco além do fato de um animal ser morto a sangue frio e sem nenhum motivo aparente. Preocupa o tipo de treinamento que estas empresas de segurança privada dão a seus empregados. A facilidade em puxar o gatilho demonstrada por este indivíduo reflete uma grande falta de auto controle. Não se pode botar uma arma na mão de alguém que irá se sentir mais macho porque está armado. A mim me parece que o segurança que atirou estava há muito tempo doido para usar sua arma.


Se ele fosse uma pessoa equilibrada, e se sentisse atacado pelo Pitbull e quisesse apenas fazer cessar o ataque, teria atirado na perna do animal. Mas ele atirou na cabeça. Atirou pra matar. Me parece muito claro que se trata de mais um Rambo dos pobres, alguém que precisa ficar reafirmando sua masculinidade o tempo todo. E botar uma arma na mão de alguém assim é a mãe de todas as merdas.


A descrição do fato corrobora bastante a versão de que o segurança estava apenas querendo "mostrar sua macheza": ele não estava parado no lugar e o animal avançou contra ele. Ele avançou em direção ao animal e atirou. Me parece claro que o caso aqui é fruto da costumeira histeria provocada pelos meios de comunicação, mas aliada ao fato de que a empresa Rudder simplesmente botou uma arma na mão de um indivíduo despreparado e com sérias questões psicológicas que o impediriam de portá-la.


imagem de Kari_22
Kari_22
No PF desde: 13/02/2012

Concordo contigo, Caronte.

E se este segurança tivesse visto na sua frente um homem negro, mal vestido, correndo com uma mochila em mãos? Ia atirar porque, infelizmente, este é o estereótipo que a nossa sociedade burra faz de um ladrão?


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Claro excesso do segurança, que se mostrou despreparado....e falta de bom senso da dona do animal em deixar a cadela solta, é um pitbull, bicho com longa ficha corrida e de predicados bem conhecidos pelo público, ela deveria ser mais cuidadosa em razão disso.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

P.s: sobre o assunto acima....


Para me manter isento, li só depois a coluna do Pablo; convém apurar as reais condições do incidente pois as duas versões são totalmente opostas.


Antes disso; não é prudente fazer um julgamento mais correto!


imagem de JoeDepp
JoeDepp
No PF desde: 27/01/2011

Concordo com os comentários dos Caronte e do vizinho.

E digo que o segurança deve sofrer de ejaculalção precoce, levando em conta os fatos.


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Tudo aconteceu devido a irresponsabilidade da dona do animal, só falta agora organizarem uma passeata, afff!!!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

a cadela era conhecida na FAVET (vejam só Faculdade VETERINÁRIA), não estava solta pelas ruas...

um bom texto...


http://rsurgente.wordpress.com/2012/04/10/falacias-caninas-o-culto-do-exterminio-e-da-extincao-na-midia-gaucha/


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Belo texto, mas de todo modo, sou favorável que essa raça de cachorros encontre o seu fim não por extermínio...mas pelo simples impedimento da continuação da sua linhagem (tornar os animais estéreis).


Temos tantas raças mais sociáveis ou mais responsáveis na defesa da propriedade privada!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

eu sou a favor do ser humano PARAR de brutalizar os cachorros para servirem de proteção, e depois matarem os animais por fazer aquilo que lhe foi ensinado desde que nasceu...

e na maioria das vezes mal ensinado....


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Cara Ana, o animal que matou o menino em Capão da Canoa não foi ensinado a atacar e estraçalhar suas vítimas, nem ao menos foi brutalizado.