Se eu sair com 1 ano no trabalho o que ganho?

30 respostas [Último]
imagem de MelissaRock
MelissaRock
No PF desde: 02/07/2012

Eu perguntei uma antiga funcionária que é uma amiga minha como foi qdo ela pediu pra sair. Ela me disse que eles fizeram acordo e ela não cumpriu aviso.


Tenho mais uma dúvida: Faço um ano no dia 3 agora de novembro, então eu posso me demitir mesmo no dia 3 sábado e valerá como um ano? Ou é melhor esperar dia 5 na segunda? Estou com receio de pedir no dia e não valer como um ano. Espero ou não? Dia 3 cai no sábado. Segunda dia 5 seria um dia melhor pra conversar com os patrões?


imagem de Dama
Dama
No PF desde: 21/05/2010

Quanto ao aviso eles podem fazer retroativo para que vc nao precise trabalhar esses 20 dias.. Como se vc tivesse pedido demissao ha 20 dias atraz.. Mas ai vai do acordo de vcs.. E quanto ao dia, caso eles façam retroativo, pode pedir hoje mesmo, que nao irá mudar..


imagem de mulato
mulato
No PF desde: 01/06/2011

bom espero te ajudar em algo, um dia a mais ou a menos não fara diferença se vc pedir demissão, quanto ao acordo, geralmente as empresas fazem para que vc receba teu fgts e seguro desemprego, mas com um detalhe, muitas empresas pedem para que vc devolva o dinheiro dos 30 dias do aviso previo e a multa rescisória de 40% (e não 50% a não ser que mudou a lei trabalhista) do FGTS, sobre o valor depositado em sua conta na caixa economica , e com um ano terá direito a 4 parcela de seguro, converse certinho com seu patrão e entrem em um acordo, boa sorte


imagem de AQUARIANA DENGOSA
AQUARIANA DENGOSA
No PF desde: 18/02/2010

Atualmente, em caso de demissão do empregado pelo empregador sem justa causa- é paga pela empresa uma multa de 50% sobre o total dos depósitos do FGTS do empregado.


-40% vai para a conta do empregado- conforme CLT;

-10% vai para o Fundo de garantia - Em 2001, com a Lei Complementar nº 110/01 definiu-se que essa contribuição de 10% fosse paga para cobrir parte das despesas do governo com o ressarcimento aos trabalhadores pelas perdas nas contas do FGTS dos Planos ‘Verão’ e ‘Collor 1’, nos anos de 1.989 e 1.990.


O adicional de 10% foi instituído por uma lei de 2001 para cobrir o rombo de R$ 42 bilhões no FGTS aberto pela decisão da Justiça de aplicar correção integral durante os planos Verão, no governo Sarney, e Collor I.


Hoje, quando a empresa demite o empregado, ela paga 40% sobre o valor devido do FGTS ao trabalhador e outros 10% para o FGTS. A contribuição tem alíquota sobre o valor dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devidos durante a vigência do contrato de trabalho, acrescida das remunerações aplicáveis aos saldos das contas.


A multa de 10% paga pelo empregador ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS em caso de demissão sem justa causa parece estar com os dias contados. O Senado aprovou na última quinta-feira o Projeto de Lei Complementar – PL 198/2007, que estabelece a cobrança da multa somente até 1º de junho de 2013.


imagem de mulato
mulato
No PF desde: 01/06/2011

concordo com vc aquariana, mas o trabalhador só recebe 40%, esses 10% é mais um assalto a mão desarmada do governo


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

Vc não quer mais trabalhar? fale com o chefe/dono da empresa. Ele pode ser camarada e fazer um acordo, senão avise que esta saindo. O principal é que ele te demita para ter direito ao seguro desemprego, ferias, 13º, vc recebe de qualquer forma, ficara apenas sem o 40% sobre o fundo.


imagem de MelissaRock
MelissaRock
No PF desde: 02/07/2012

Vou fazer acordo!


imagem de MelissaRock
MelissaRock
No PF desde: 02/07/2012

Uma dúvida gente:


VOU PEDIR MESMO PRA SAIR SEGUNDA, então no dia seguinte já posso sair 2 horas antes da carga horaria normal? Já é assim, de imediato?


Tipo, trabalho até as 18:00 hs. Então na terça feira já posso sair as 16:00h? E isso é direito meu né? se eles não quiserem me conceder? 30 dias saindo 2 horas mais cedo!!!


imagem de Nelsoneco
Nelsoneco
No PF desde: 01/09/2009

Isto vc combina no acordo, mas é um direito seu reduzir a carga horaria para procurar emprego.


imagem de MelissaRock
MelissaRock
No PF desde: 02/07/2012

Mas só ganharei a carga reduzida se falar que qro procurar outro emprego?


Se eu falar que qro procurar não irei perder no acordo meu seguro?