Pensamento das mulheres qto à pensão alimentícia

19 respostas [Último]
imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Olá pessoas,

Lí muitas vezes nos tópicos aqui do forum mulheres se manifestando quanto à pensão alimentícia paga pelos maridos aos filhos.

Percebí palavras de vingança do tipo:

-Tira o dinheiro dele!

-Ele tem q pagar pensão pra vc!! (referindo-se aos alimentos dos filhos).

Sendo assim proponho o debate:

-As mulheres acham que a pensão alim. é uma vingança contra o pai do seu filho?

-Mães estariam dispostas a pagar pensão aos seus filhos (que ficaram com o marido)? Muitas mulheres hoje em dia ganham bem mais que os ex-maridos.

-Mulheres, vcs acham que o $ da pensão é de vcs e que podem usá-lo como bem entenderem? (Ví isso em outro forum de debates)

Obrigado pela opinião de todos!


imagem de master_fos
master_fos
No PF desde: 18/09/2009

Minha opinião é q quem ficou com a guarda dos filhos deve receber um auxílio financeira da outra parte, não para si, mas para as crianças. A pensão não pode ser uma vingança. E se é o pai q fica com as crianças, a mulher deve tbm pagar pensão, q deve ser sempre direcionada para as crias, e não pro ex-conjuge.


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Eisbrecher, no meu entender não, pensão não é vingança e nem $ p/ sustentar a mãe...

No entanto, por muitas vezes a mãe não pode trabalhar fora, nem exercer outra atividade pq precisa ficar com o pequeno... E o homem deveria prover neste momento ambas (criança e mãe).

Claro que, se a guarda da criança fica com o pai, e a mãe ganha bem, deve oferecer pensão...

O q muitos homens acham é que, havendo separação, o homem não se torna um ex-pai e sim um ex-marido. As responsabilidades continuam em relação ao filho.


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Preciso falar,

O tópico foi específico qto aos alimentos pagos aos filhos. Porém, aproveitando o ensejo, o q tu disseste tb se aplica ao caso da mãe deixar o pai na m... muitas vezes desempregado, qdo se separa e leva consigo os filhos.

Ou só a mãe pode ser \"do lar?! Ví muitos casos assim...

abç


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

Sou casada, não tenho filhos e nem pretendo ter!!! Mas seu eu tivesse filho(s) e viesse me separar tenho certeza absoluta que eu não iria ficar com a guarda das crianças. Motivo: não teria tempo p/ educá-los sozinha e por aí vai. Não teria problema nenhum nesse caso de pagar a pensão p/ os filhos caso estes ficassem com a guarda do meu suposto ex marido. IMPORTANTE: Ia fazer questão de saber nos mínimos detalhes p/ onde o dinheiro está indo!! Acho que é direito dos homens e das mulheres que pagam pensão exigir uma prestação de contas. Só assim se tem a certeza que o dinheiro está sendo utilizado p/ os \"filhos\". Nada mais justo!!


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Jalia,

Tu és a minha heroína! Até q enfim uma mulher racional/objetiva por estas bandas...rsrsrs

Abç


imagem de Bellinh@
Bellinh@
No PF desde: 27/08/2009

Meu namorado tem um filho de 3 anos. Ele não paga pensão, porem, todas as despesas do menino são pagas por ele, das frutas da semana, até o plano de saude, a escola, enfim, todas as despesas. E é tudo registrado. Certamente se fosse pagar pensão o valor seria menor do que o que é gasto para o menino continuar tendo o padrão de vida de quando morava com os pais juntos. Se o menino precisa de roupa, ela liga e ele compra, e tudo mais. Acho isso muito legal. É logico que nem todos os pais, ou a parte que tem que pagar a pensão, nem sempre pode arcar com todas as despesas sozinho, e a pensão é o mais correto nesses casos.

Também acho que quem não fica com a guarda deve sim pagar a pensão, seja pai ou mãe, e que o dinheiro deve ser empregado para as despesas da criança e não da outra parte. E se possivel que quem pague a pensão tenha conhecimento de como o dinheiro é gasto.


imagem de Catinnha
Catinnha
No PF desde: 20/03/2009

Pensão alimentícia é destinada aos alimentos do menor, incapaz ou estudante universitário até 24 anos. Trabalho em folha de pagamento e vejo vários casos desse tipo, recebo em mãos as decisões judiciais. Em geral o juiz só dá pensão a mulheres jovens quando as mesmas não trabalham, ele regulamenta um prazo, em geral um ano, para ela se recolocar profissionalmente e ai partir daí, só é mantida a pensão para os filhos. Pensões vitalícias só para mulheres que já passaram de uma determinada idade, foram a vida toda do lar e não conseguiriam se inserir no mercado de trabalho. Claro não é regra, mas é o que eu tenho visto acontecer com mais freqüência. Nem sempre há necessidade de prestação de contas por parte da mãe, embora seja bom guardar e anotar tudo que se gasta, porque o pai quando acompanha a vida do filho consegue perceber se o dinheiro da pensão está sendo ou não gasto com o menor. Na maioria dos casos o percentual arbitrado pelo juiz não é suficiente para a manutenção da criança, e tem muito pai que paga diversas outras despesas mesmo estando desobrigado, uma questão de consciência. Dinheiro de pensão não pode ser para gastar em batom, é para o bem estar do filho. A mulher que usa para si própria deixa de investir no seu bem mais precioso, o filho. Egoísmo! Para comprar os batons a gente trabalha! Sim acho corretíssimo pagar pensão aos filhos quando eles ficam sob a guarda do homem, a obrigação pelas crianças, não cessa com o divórcio e é igual para ambas as partes. Vingança com a pensão é inadmissível, pois como já disse prejudica o menor, que deve ser amparado e não sacrificado. Quer se vingar do cara mete o taco de beisibol no carro dele.


imagem de li gauchinha
li gauchinha
No PF desde: 22/12/2009

Bom nesse caso eu vejo pelo lado do meu noivo, pois ele paga pensão, existi casos e casos, pois tem mulheres que querem o dinheiro dos ex maridos para fazer vingança sim, não podemos dizer que não pois essas mulheres existi..mais no caso de meu noivo a mãe do filho dele com o dinheiro da pensao ela paga colegio particular para o filho...acho isso uma boa pois tu sab no que a pensão alimenticia esta sendo usado!


imagem de master_fos
master_fos
No PF desde: 18/09/2009

Bom, me parece q existe um bom senso aqui entre as mulheres. Legal ver isso!


arquiteta márcia (não verificado)

Olá pessoal..

Sinceramente eu acho q não deveria ser cobrada pensão alimentícia, principalmente pra filhos maiores de 18 anos, independente se estão estudando ou não. No momento em q atingem a maioridade devem se virar sozinhos e não ficarem \"encostados\" nos pais. Não importa se estão com o pai ou com a mãe...


Abraços a todos...