O que vc acha de voltar a matéria EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA???

19 respostas [Último]
imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Não fala bobagem, Vica :)


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Austra to achando que tu não é tão antigo quanto parece!!!!


imagem de alinefloripa
alinefloripa
Offline
No PF desde: 15/08/2011

Quote:
Aline, eu não vejo com bons olhos um ensino moldado pra vestibular, grande maioria dos alunos saem apenas reproduzindo conceitos, agir de modo crítico é que pega...


Miss,

na verdade não sei se isso é bom ou ruim, concordo que se 'grava' muita coisa, mas aprender de verdade é complicado, afinal as fórmulas e conceitos básicos são em forma de música, se não lembrar de um versinho ferrou tudo.

Concordo quando vc fala sobre a participação dos pais, nos dias de hoje vive-se um empurra-empurra, pais achando que a obrigação é da escola e educadores falando que isso compete aos pais. Eu acredito que educar vem de casa e ensivnar da escola, claro que pode haver uma 'gestão' compartilhada.

Eu estudei em um tradicional colégio da minha cidade, passei no primeiro vestibular sem cursinho e sem as ditas musiqueinhas, mas cada um tem seu jeito de aprender.


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Aline é claro que há matérias que a memorização se faz necessário, entretanto, o que se tem visto (pelo menos no ensino público) é essa onda de memorizações pra obter boas notas nas avaliações, sem atitudes críticas e de incentivo a pesquisa. Aí reproduzem e com o passar do tempo esquecem e por não obter a compreensão necessária, agem passivamente quando tais questões se apresentam a frente, por não ter domínio sobre elas.


Eu tive uma educação tradicional a tecnicista, o que não considero ideal, mas a cobrança e incentivo por parte dos professores e da minha mãe me ajudaram a vencer obstáculos. A minha mãe não completou nem a educação básica, na época que fiz quinta a oitava série ela não podia me ajudar na resolução de questões, mas tava ali presente, me questionando, me dando apoio e pedindo ajuda de outras pessoas pra me auxiliar. Por isso vejo que a falta de formação ou formação de nível inferior não impede de forma alguma dos pais ajudarem os seus filhos, mesmo que indiretamente.


imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

MISS AUDREY says:


... grande maioria dos alunos saem apenas reproduzindo conceitos, agir de modo crítico é que pega...


essa frase disse TUDO. (no meu modesto conceito claro)


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu acho exatamente o contrário miguxas. Assim como "Moral e Cívica" e "OSPB" eram disciplinas típicas da Ditadura MIlitar, agora que nos livramos dos generais, vamos colocar no currículo disciplinas de acordo com os nossos tempos atuais.

Eu sugiro algumas: "MSN e Alfabeto do S2"; "A Lei do Coraçãozinho"; "Usando o Facebook", "Orkut Sucks - crie sua fazendinha" e "Táticas de guerrilhas em invasões de terras". Seria o máximo!


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Ah, que falta me fizeram estudar as ciências sociais e a filosofia...


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Ah, que falta me fizeram as ciências sociais e a filosofia... Não fazia parte do curriculo, pois fui educada nos anos de chumbo...


imagem de S. Meiko
S. Meiko
No PF desde: 26/10/2010

Eu sou totalmente a favor.