A meu ver, um exemplo

26 respostas [Último]
imagem de cadu82
cadu82
No PF desde: 01/05/2010

e ai, isso é culpa da familia ou da sociedade? eu acho que é da familia, pois eu fui criado no canto com piores vizinhos o possivel, e hoje eu me orgulho da educação familiar que me ensinou a não me corromper como a sociedade perto.


Já vi amigos morrerem por overdose, usar outras drogas, mas nunca andei como eles queriam. Vai de cada familia e da cabeça do individuo.


Mila_rs
No PF desde: 03/02/2011

eu não teria coragem de fazer o q ela fez..

acredito que o amor, o diálogo, a manutenção da relação pais x filhos, preventivamente, é a solução.


imagem de Fulaninha
Fulaninha
No PF desde: 03/03/2011

Ter coragem para fazer o que esta mãe fez?

Acho que teria sim, disse acho, pois só teremos certeza se passarmos por isto.


Deve ser doloroso, mas deve ser feito. Não deve-se passar a mão sobre erros como estes.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Eu não sei. Acho muito simplista dizer que os pais não fizeram sua parte quando deviam e o resultado só podeira ser esse. Há zilhões de exemplos por aí de pais que fizeram sua parte e ainda assim tiveram que lidar com os desvios dos filhos. Alguns pais inclusive morreram na mão de filhos bem criados dentro de casa, com todo o diálogo e amor, mas que fora de casa optaram por seguir um caminho tortuoso. Acho ingenuidade acreditar que se cria os filhos sozinho, só com influência da família, ou que não haja um traço de personalidade individual que independe da formação oferecida pela família.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Eu teria feito o mesmo, já que foi essa a educação que recebi dos meus pais. Lá em casa nunca houve passar mão na cabeça e desde criança meu pai me ensinava que somos responsáveis por meus atos - ele inclusive já deixou de interceder por mim em situações em que eu poderia ter ficado livre de vários puxões de orelha se ele o fizesse.


A mãe agiu corretamente. Discordo de quem pensa que a mãe cedeu porque agora perdeu o controle. Conheço várias mães que acobertam os filhos de coisas absurdas e insistem em contar aos outros o quão santos eles são (mesmo com todo mundo sabendo as pestes/pivetes que elas tem em casa).


Só pra ilustrar: o meu \'sogro\' tem uma filha de 29 anos que tem por hábito subtrair coisas aqui em casa, sobretudo minhas. Uma vez não aguentei e falei para ela devolver. O resultado? Ele comprou outro objeto pra me dar, me deu número de telefone dela errado, tudo para que eu não a colocasse contra a parede - e ele sabe que ela furta coisas aqui e na casa de outras pessoas. Por esse protecionismo maléfico, ela hoje só tem amigos com os mesmo hábitos, sem contar que é preguiçosa e praticamente uma inútil.


imagem de Profano
Profano
No PF desde: 01/08/2010

Acho sim, que existem fatores externos que influenciam, especialmente quando os pais são ausentes, pois passam muitas horas precocupados em trabalhar, enquanto os filhos são \"educados\" por babás, em escolinhas, creches, pela TV, etc. Ou seja, os filhos passam a maior parte do seu tempo com estranhos do que com os pais. Justamente no período em que se forma a personalidade.


Também há o fatores internos, tipo, sociopatas e/ou psicopatas, já nascem assim, não há nada a fazer.


Eu espero que eu e minha mulher possamos reduzir as horas de trabalho e, por consequência ganhar menos, para passar mais tempo com nosso filho, quando o tivermos.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Pois é, Profano


Mas infelizmente nem todos têm a opção de reduzir sua carga de trabalho, sob pena de realmente passar necessidades. E na verdade sempre houve muitas famílias em que pai e mãe trabalham fora o dia todo e nem por isso os filhos se tornaram marginais, como há famílias em que um dos pais pôde ficar em casa pra cuidar da prole e ainda assim os rebentos se desviaram.


Acho que atualmente o problema está muito mais na qualidade do tempo e atenção que se dá à crianças e adolescentes. Muitos pais hoje são simplesmente negligentes na imposição de disciplina e limites. Alguns justamente por sentirem-se culpados pela ausência, outros por não quererem repetir o modelos nos quais foram criados partindo para o extremo oposto. E mais do que isso, vejo um monte de gente tendo filhos sem nem ao menos saber quais são seus próprios valores e princípios, aquilo que lhes seria indispensável transmitir aos pequenos, e consequentemente não sabem como transmitir isso aos filhos.


Junte tudo isso aí ao que eu disse anteriormente, que há influências externas e características pessoais muitas vezes incontornáveis, e tá feita a bagunça.


imagem de Profano
Profano
No PF desde: 01/08/2010

Não consigo entender como é que tem casais que se enchem de filhos, principalmente aquelas de baixa renda. Aqui em casa, ainda não resolvemos ter filhos, porque consideramos pouco o que ganhamos. Gente de coragem essa, viu!!


Vc conhece o filme \"Idiocracy\"?


imagem de Profano
Profano
No PF desde: 01/08/2010

\"uns não quererem repetir o modelos nos quais foram criados\"... Estranho, né? Porque, aparentemente, é um modelo que deu mais ou menos certo.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Sim, Profano. Assisti \"Idiocracy\" umas trocentas vezes e em todas concordei com a ideia...rsrsrsrsrsrsrs.

Também não sei porque as pessoas insistem em ter mais filhos do que podem sustentar e educar adequadamente. Acho que é apenas a repetição de um parâmetro. Pessoas que vêm de famílias que tiveram a mesma configuração e que acreditam, ilusoriamente, que é assim mesmo que a vida deve ser.


E quanto aos modelos, já nem falo mais nada. Sou da opinião de que quando se muda alguma coisa, é na esperança de que os resultados obtidos sejam melhores do que aqueles alcançados anteriormente. O problema é que na maioria dos casos, as mudanças trouxeram resultados desastrosos. Tem algo de muito errado nessa equação.