Menor que matou irmão de 2 anos gera debate sobre Justiça nos EUA.

17 respostas [Último]
imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Quote:
Um caso de direito penal envolvendo um menor na Flórida está causando um amplo debate nos Estados Unidos que vai além de questões jurídicas, fazendo a sociedade questionar o conceito de Justiça.

Cristian Fernandez, de apenas 13 anos, está sendo julgado como se fosse maior de idade por um tribunal do distrito de Duval County por dois crimes cometidos em 2011.

O menino é acusado de ter matado por espancamento seu meio-irmão David, de 2 anos, e de ter atacado sexualmente seu outro meio-irmão, um menino de 5 anos.

Se Cristian for condenado por homicídio doloso, ele pode receber pena de prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional.

O caso chamou atenção não apenas pela idade de Cristian, mas também pelo passado de abusos e de violência a que o próprio acusado foi submetido no ambiente familiar ao longo de sua vida.

Marcas da violência

Cristian nasceu marcado pela violência. Sua mãe, Bianella Susana, deu à luz o menino quando tinha apenas 12 anos. O pai de Cristian foi condenado a 10 anos de prisão por ter estuprado a, então, pré-adolescente.

Quando tinha dois anos de idade, o menino foi encontrado vagando de madrugada pelas ruas do sul da Flórida, despido e mal cuidado. A avó, que era a responsável pelo menino, estava trancada havia horas no quarto de um hotel de estrada, em uma maratona de uso de drogas.

Alguns anos mais tarde, em 2007, o Departamento de Crianças e Famílias da Flórida investigou uma alegação de que Cristian havia sido abusado sexualmente por um primo.

O menino também começou a dar sinais de distúrbio de comportamento, com um histórico de relatos às autoridades locais de que ele havia matado um filhote de gato, além de ter simulado atos sexuais e se masturbado na escola.

Mesmo assim, Cristian apresentava um excelente desempenho acadêmico.

Em 2010, foi constatado que o menino vivia novamente em um ambiente violento. O marido de Bianella deu um soco no olho de Cristian, fazendo com que sua escola o encaminhasse a um hospital.

Ao chegar à residência da família, em um subúrbio de Miami, para investigar a agressão a Cristian, a polícia encontrou o padastro do menino morto. A causa da morte indicava suicídio com arma de fogo.

Julgamento

Um ano mais tarde, Bianella deixou Cristian sozinho em casa com os dois irmãos, quando David foi espancado. Ela demorou mais de oito horas para levar o filho de dois anos, que se encontrava inconsciente, até um hospital.

Em março deste ano, a mãe dos meninos se declarou culpada por homicídio culposo, determinado pela falta de intenção em provocar a morte da vítima, e pode ser condenada a 30 anos de prisão.

Agora, a juíza Mallory Cooper enfrenta um dos casos de direito penal mais complicados já vistos nos tribunais americanos.

Muitos advogados e promotores apoiam a promotora estadual, Angela Corey, que pediu que Cristian fosse julgado como adulto.

Mas acadêmicos de direito e psiquiatria acreditam que a abordagem do direito penal no caso de delinquentes juvenis deve ser mais humana.

'Precisamos decidir se queremos um sistema que visa à punição ou à justiça', disse à BBC Brasil Jenna Saul, médica especialista em psiquiatria forense.

Segundo a psiquiatra, é possível que Cristian nem entenda as consequências dos seus atos de violência, uma vez que, na realidade dele, a agressão física é uma forma de mostrar frustração que não resulta em morte.

'Esse menino deve, sem dúvida alguma, ser julgado por um tribunal para menores, onde podem ser implementadas maneiras de reintroduzi-lo à sociedade', afirmou Saul.


Mais em http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/09/caso-de-menor-que-matou-irmao-de-2-anos-gera-debate-sobre-...


-Engraçado como, quando abri a matéria, e li os primeiros trechos, pensei que esse guri era um maldito e que deveria ser julgado conforme um adulto. Mas depois de ler a história toda, eu já não sei...

Aqui no Brasil, não existe política eficiente na hora de tratar esses jovens, eu diria até que somos brandos demais. Talvez por isso essa minha consciência punitiva quando me deparo com casos assim, porque penso que, em determinadas situações, não se pode tratar de um adolescente de 16 anos como se ele não tivesse consciência dos atos que praticou ou não fosse maduro o suficiente pra dar conta das bobagens que apronta.

Tem muito guri de 14 anos que mata, rouba, estupra...Mas são protegidos pela lei, de uma forma, penso eu, meio exagerada até.


Até que ponto a história de vida deve ser levada em conta? Se for assim, ninguém poderia ser punido por nenhum crime, porque a maioria das pessoas que estão nisso tem uma história de vida muito triste e dura.


Logicamente que, com um menino de 13 anos, eu fico em dúvida. Da mesma forma que classifico os crimes que ele cometeu como monstruosos, penso que é só um guri que sofreu muito no pouco tempo de vida que teve... Não sei como agiria numa situação dessas. E vcs, o que pensam?


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

quem vive em um ambiente tão violento pode entender o que é certo ou errado?

um menino que como ele cresceu sendo surrado, violentada provavelmente achará que isso é o normal... que é assim em todas as famílias... que a violência é comum à todas as pessoas...

mas

neste caso ele já tem 13 anos, já frequenta escola (mesmo que muitos colegas também sofram violência igual) já deveria saber o que é certo e errado...

imagina se todo mundo que é roubado saísse a roubar por aí... todo mundo que sofre alguma violência fosse descontar em outros a sua frustração... todo mundo que mora na favela é bandido é traficante? não, né

acho que deve-se cumprir a Lei... podem até existir atenuantes, mas desta forma a maioria dos bandidos poderiam usar uma infância triste e sofrida para diminuir ou atenuar seus crimes...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Pra mim, isso só simboliza a velha prática dos Republicanos: varrer do mapa impiedosamente qualquer ameaça ao american way of life.

Para eles, não interessa porque a criança chegou a esse ponto, quais as causas, quem foi responsável, etc. e tals...para eles esse menino é apenas uma futura e potencial ameaça à ordem reinante nos USA, pois "provavelmente irá crescer, se tornar um bandido e ameaçar os BONS AMERICANOS", logo, deve ser varrido para baixo do tapete o quanto antes.

Aguardem e verão: em poucas décadas, eles estarão detectando potenciais criminosos no útero materno e algemando o feto até que possam, profilaticamente, induzir o aborto.

Por isso, Obama tem que vencer em novembro!

Yes, we can!

S2!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Eu acho que uma junta psiquiatrica isenta deveria ser acionada para verificar a situação desse menino. Se essa perversidade é fruto "apenas" do meio em que ele viveu e foi educado, ou é oriundo de um tipo de comportamento que poderia eclodir mais tarde (sugiro que leiam sobre crianças psicopatas);


Parece claro de onde vêm essa onda de violência, mas é crível também que - infelizmente - muitas crianças passam por situações semelhantes, mas não se transformam em monstros.


Mais do que o legislativo, acho que o aspecto médico deve sofrer atenção especial!


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Achei legal a "psiquiatra" falar:


Quote:
Segundo a psiquiatra, é possível que Cristian nem entenda as consequências dos seus atos de violência, uma vez que, na realidade dele, a agressão física é uma forma de mostrar frustração que não resulta em morte.


Esse é os EEUUA de hoje: deturpação total dos valores em nome de pseudo-direitos.


Por isso, divirjo do nobre Jundiah Knight: Obama tem que perder. Até pq republicanos são melhores de negócio que os populistas protecionistas "democratas" :)


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Nós, os milenares manipuladores da Força, divergimos sim, mas sempre respeitosamente, como fizeste, nobre Jundiah Brother!

E sou obrigado a reconhecer que esta tua frase está corretíssima: "Esse é os EEUUA de hoje: deturpação total dos valores em nome de pseudo-direitos."

E acrescentaria que essa moda está começando a tomar o Lisarb de assalto. Preocupante!

S2!


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

De fato, nobre Jundiah Knight! Concordo com vosmecê!


A única coisa que não enseja qualquer discordância é o novo templo mundial, o núcleo de nossa civilização: a Arena!


É uma obra tão magnífica que estamos a oferecer ao mundo que acredito que a Arena pode reivindicar - e com justiça - ser a sede de tudo: o novo vaticano, a nova meca, a nova jerusalém, a sede de tudo o que existe !


Tudo poderá gravitar ao redor de nosso monumento máximo que, tal qual o Sol, o astro-Rei, tudo atrai para si pois tem poder para tanto!


S3!!


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Quote:
É uma obra tão magnífica que estamos a oferecer ao mundo que acredito que a Arena pode reivindicar - e com justiça - ser a sede de tudo: o novo vaticano, a nova meca, a nova jerusalém, a sede de tudo o que existe !

Tudo poderá gravitar ao redor de nosso monumento máximo que, tal qual o Sol, o astro-Rei, tudo atrai para si pois tem poder para tanto!

S3!!


Sem dúvida!

S3 MESMO!!!

Diria que a esse posicionamento não há resistência, Democratas e Republicanos concordam!

Mas como não ungir tal obra com todas essas honrarias? A simples visão da Colossal Arena do Tricolor dispensa maiores comentários, sua resplandescência fala por si!

Veja:










imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Além do mais, a "justificativa" da psiquiatra é de um behaviorismo bem rasteiro :)


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Saudações Caro Austra!


Nesse ponto, estamos muito mais avançados, temos o "phase" cuidando dos nossos delinquentes juvenis, ao módico custo de R$ 9.000,00 mensais.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Também me ocorreu que ele seria um possível psicopata, Gulherme. Principalmente quando li sobre a situação em que ele teria matado um gato. Mas isso é só um dos sintomas né...


Mas além da pré-disposição genética, tem o ambiente em que esse guri cresceu... Eu não sei, não penso nisso como uma forma de justificativa capaz de melhorar a situação desse guri, bem sinceramente... Porque nessa idade, como a Ana disse, já se tem consciência das próprias atitudes, já houve internalização do certo ou errado.


Eu penso que abrandar a situação desse menino por conta da história de vida dele abre muitos precedentes.


E quanto ao que o Júpiter falou, também fico com esse sentimento de que querem marginalizar o guri e tirá-lo de cena, mas o que fazer numa situação dessas que não seja punir?