Massacre em escola no Rio de Janeiro

70 respostas [Último]
imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Confira a carta deixada pelo atirador:


\"Primeiramente, deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão.


Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida eterna.


Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu peço por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, por cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar esse imóvel para meu nome e todos sabem disso, senão cumprirem meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não tem nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi.\"


imagem de Moreniinha
Moreniinha
No PF desde: 14/04/2010

Mas na carta ele diz ser virgem, como pode ter HIV?


Bem, geralmente essas pessoas sofrem trauma na infância, ele vem de uma família desestruturada, filho adotivo, não se sabe mta coisa, mas ele se fechava em casa o dia todo lendo sobre técnicas de tiro e armas, enfim, não tinha amigos, óbvio q sofria de algum disturbio e \'descontou\' onde provavelmente ele acreditava ser o início de toda vida anti-social dele.


Essas pessoas não avaliam o mal q fazem, embora ele tenha pedido perdão pra Deus na carta. Ele era doente com pais falecidos tanto os biológicos quanto os adotivos, então estava solto por aí se fechando cada vez mais para o mundo, ficou doente e acabou comentendo tal atrocidade. Ele chegou a frequentar psicólogo, mas se recusou a continuar o tratamento, infelizmente ninguém imaginou q esses indícios podiam indicar algo mais sério, a família dele teme represália pelos pais das vítimas.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Infelizmente, quando se trata de graves distúrbios psiquiátricos, é muito difícil perceber o perigo. Não há ninguém para se culpar além do próprio atirador e sua doença. No máximo podemos culpar uma genética defeituosa.


Outro dia mesmo eu estava vendo o caso de uma mulher no México que matou os três filhos a facadas. Mulher de boa situação social, bonita, bem educada, religiosa, considerada um exemplo dentro de seu círculo social, mas que quando começou a apresentar sinais de algum distúrbio, ninguém notou. Em poucas semanas ela surtou e matou os filhos durante um delírio psicótico.


É só depois que as tragédias acontecem que as pessoas começam a enxergar ligação entre um comportamento destoante e uma possível doença mental. Antes, a criatura em questão é considerada apenas \"estranha\" ou \"reservada\". Acho que mais do que falta e tempo para notar o outro, nós não somos \"ensinados\" a perceber sinais de algo mentalmente errado com alguém. Não sabemos reconhecer indícios reais de um comportamento que pode tornar-se perigoso e até mesmo fatal.


Agora passaremos meses a fio ouvindo falar dos problemas com armas, da violência nas escolas, dos desequilíbrios sociais e de como lidar com o trauma das crianças sobreviventes, mas falar de saúde mental ainda é tabu. Falar dos fatores sócio-culturais que atualmente servem de gatilho para os surtos daqueles que já tem um problema psiquiátrico não entra na ordem do dia. Acho que a possibilidade de que episódios como esses se repitam aumenta a cada dia.


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Moreniinha,


Ele pode ter sido infectado por HIV através de drogas injetáveis. Relações sexuais não são a única forma de contágio. Mas, no caso dessa criatura, não se pode ter certeza de nada, já que ele era claramente delirante.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Carla, confesso que chorei quando vi a foto real de autópsia do guri com a mão decepada nesse famoso caso do México, pois tenho um menino de idade equivalente. Aconteceu há mais de 22 anos, mas ainda assombra aquela cidade.


No caso desse lunático do rio, sabe que imaginei que o sujeito era virgem mesmo...o ataque as meninas principalmente, o fator reclusão, nada de amizades. Talvez o HIV seja até fruto de um estupro sofrido. Evidentemente que o celibato nunca será fator algum de desequílibrio em uma mente sadia, mas passou me pela cabeça a condição desse desgraçado.


De todo modo, um crime com tal perversidade, não será explicado com facilidade...somos uma espécie devassa de díficil compreensão.


Resta orar para que essas crianças, nesse exato momento, estejam em boas e caridosas mãos.


ninah
No PF desde: 19/10/2010

esse caso especifico me deixou intrigada demais


o cara do nada fala que queria derrubar um avião como o BIn Laden, acessa sites de armas e tiros, se isola, abandona o tratamento psicologico e ninguem percebe que tem algo por tras...


tão ardiloso, tão ciente do que ia fazer, tão frio, tão seletivo, tão agil...

eu bem que queria entender a mente de uma pessoa assim...


espero que as crianças feridas se recuperem, que as familias consigam retomar suas vidas, que a escola volte a rotina e que fatos assim não se repitam... é triste e revoltante...


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Carla... concordo com vc em relação as patologias que são tão dificeis de enxergar... enfim... e algo chocante... alarmante... eu como \"mae\" e não to dizendo que quem não é não se choca... mas enfim... eu como mae so tenho um pensamento... como somos inertes mediante a fatos... minha filha linda e feliz vai a escola... e isto acontece... enfim... não tenho como explicar o pavor...


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Pois é, Guilherme, esse caso do México foi realmente algo marcante, e creio que não apenas para aquela cidade. É assustador imaginar que isso pode acontecer de uma hora para a outra, sem aviso prévio, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Não passa pela cabeça de ninguém que nosso vizinho pode ser um genocida. Com certeza não passava pela cabeça dos vizinhos do atirador de ontem.


E mudando um pouco o foco, é interessante notar que as questões sexuais estão no centro de 99% das motivações de genocidas e serial killers. Ainda assim, nossa sociedade se recusa a investigar a fundo as distorções culturais que transformam o sexo em arma letal. Difícil vislumbrar alguma mudança nesse cenário.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Carla pegando o rabo do novo foco que vc pontuou tão bem...


Eu sempre achei que esta questão cultural de repressão sexual... (e não to dizendo que deveria cair na libertinagem) mas enfim... não sejamos hipocritas... sexo sempre e considerado sujo, ruim, enfim lembro bem de vovo falando \"não pode beijar que fica falada\" que o homem gosta de mulher \"casta\" isso funde um conceito de erro... de julgamentos intimos alarmantes... pq chega um determinado momento que vc questiona tudo isso... \"pq descobre que beijar e bom...\" enfim... ai começa a confusão


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Lembrei de uma musiquinha que a filhota chegou cantando da escolinha e eu desvirtuei FALEI \"NÃO É NÃO QUERIDA\"!!


O trecho original...


Mamãe.. me disse que é pecado ficar na janela esperando namorado... borboletinha... rsss


Pecado Nada!!! :-)