Maioridade Penal

47 respostas [Último]
imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Pois é, Espeto. Se as prisões oferecessem trabalhos 8 horas por dia os detentos - adolescentes ou adultos - não teriam tempo para pensar e fazer besteira. Mas só em falar nisso aparece um monte de \'direito dus manu\' reclamando, falando que é abuso, que isso, que aquilo. É mais prático gastar milhões com o sistema penitenciário que não tem o menor caráter reformador e ressocializador.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Eu nunca soube que houvessem entidades de defesa dos Direitos Humanos protestando contra o trabalho dos detentos, por entendê-lo abusivo.


Pelo contrário, até onde eu sei, entidades de suportam os Direitos Humanos mostram como solução para a ressocialização dos presos o trabalho e o estudo dentro das instituições correcionais.


O que falta é um projeto nacional para implantação disto. Vejam bem. Se o Governo, em todas as suas esferas, já tem dificuldades de prover a Educação à população normal, não surpreende que não haja projetos para a população carcerária.


Outra coisa importante: que tipo de atividades poderiam ser desenvolvidas por presos? temos que esquecer aquela imagem dos quadrinhos do cara com roupa listrada quebrando pedras.


O dinheiro pago aos presos por sua atividade laboral deveria retornar em forma de algum benefício para a sociedade.


Trabalho e estudo dos presos é a melhor solução socializadora, mas são projetos que não são implementados muito mais em virtude da falta de vontade política do que de reações de organismos que defendem os Direitos Humanos.


imagem de ESPETO
ESPETO
No PF desde: 03/11/2010

E pq falta esta vontade politica??? Simples eles mesmo estao ganhando com isso, desviando verbas e outros afins que lhes favorecem.....

O trabalho que eles teriam que fazer nao me importa, que seja quebrar pedra, ou limpar banheiros publicos. Oque eu penso que deveria ser imposto na questao eh o trabalho, o loco quer comer?! Vai trabalhar... se nao trabalha nao come! Nao eh esta regra aplicada a nós cidadaos de bem, dia a dia no batente para termos nossos pertences??


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Caronte,


Eu já vi e não foram apenas uma ou duas vezes, mas várias. A alegação é que a CF veta a pena de trabalhos forçados e a prática de trabalho por parte do preso consistiria em modalidade de trabalho forçado. Não entendo dessa forma, claro, mas há esse entendimento.


Muitas entidades de defesa dos Direitos Humanos e até mesmo particulares e agentes públicos defendem uma reforma do sistema penitenciário, mas sem agregar a ela a idéia de trabalho. A meu ver, o trabalho dignifica, ensina, socializa e deveria sim, fazer parte do nosso sistema. Não que o preso trabalhasse apenas para custear sua \'estadia\' na prisão, mas também no intuito de formar uma \'poupança\' e lhe garantir algum tipo de formação que lhe possa ser útil quando do retorno ao convívio social.


Recentemente soube que presidiárias de MG estão trabalhando na fabricação de sacolas plásticas biodegradáveis (aqui se proibiu o uso de sacolas normais) em convênio do Estado com uma empresa. É esse tipo de iniciativa que ajuda a ressocializar e a despertar nestas pessoas a noção de cidadania.


imagem de Moreniinha
Moreniinha
No PF desde: 14/04/2010

Eu sou a favor do governo investir mais em educação pq estas crianças q não possuem estrutura familiar, já q o pai ou os pais são bêbados ou drogados ou muitas vezes eles nem os possuem, precisam ter noção de cidadania e bons modos e lógico q não podemos responsabilizar nossas escolas por tudo, mas estas crianças e adolescentes são os futuros pais e preciam saber educar seus filhos uma vez q não têm educação em casa, sejamos realistas não adianta só punir.


Acredito também em modalizar as penas, pq temos muitas crianças cometendo crimes e também no q a Circe falou sobre os trabalhos por parte do preso, até pq qndo eles saem nem sempre tem abrigo ou como se sustentar, aí partem para o crime novamente. Na verdade é uma medida em conjunto a ser tomada, não se pode focar só no infrator.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Moreniinha,


Eu penso que o Estado não é capaz de educar crianças considerando apenas algumas horas diárias. Ele pode oferecer um bom embasamento, mas o ambiente familiar e social como um todo influencia muito na formação do caráter de crianças e adolescentes. O ideal seria que as pessoas pensassem direito antes de colocar um filho no mundo. Infelizmente é fácil parir, mas não é nada fácil ter estrutura para educar com dignidade e valores.


Sim, o Estado precisa fornecer educação de qualidade, mas não podemos responsabilizar o Estado por algo que cabe aos genitores: a transmissão de valores, o respeito e demais prerrogativas essenciais para uma vida em sociedade são, acima de tudo, responsabilidade dos pais.


Hoje muito se fala da péssima educação, mas a presença dos pais na vida dos filhos e seu dever de educar também estão se tornando mais raros. Um adolescente que acha que pode xingar e bater num professor dificilmente será moldado na escola se aprende em casa que ninguém pode lhe dizer o que fazer.


imagem de Franzinha22
Franzinha22
No PF desde: 26/04/2011

Se pode fazer coisas erradas, pode pagar por elas também!!

Cadeia sim!!!


Se o Brasil aderir o sistema dos EUA, garanto que as pessoas vão pensar 100x antes de fazer certas coisas.


imagem de Moreniinha
Moreniinha
No PF desde: 14/04/2010

Sim Circe, mas não quis dizer somente da escola, quis dizer de programas do governo de contraturno, eu mesma participei de um q era ótimo, lá as crianças eram ensinadas a respeitar os mais velhos e a ceder lugares nos ônibus.


As crianças ficavam lá depois da aula, algumas aprendiam até noção de profissão, com artesanato e com bordado, até os meninos participavam, isso os socializava também e eles muita vezes, nem tinham educação em casa. Eu conheci 3 garotinhos q perderam a mãe com 3 anos, estavam com 9 e nem por isso aderiram ao mundo do crime.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Moreniinha,


Ah, sim. Sem dúvida seria uma boa iniciativa e ajudaria muito. Mas eu realmente ando desesperançosa com essa nova geração de pais e seus filhos sem limites.


imagem de Moreniinha
Moreniinha
No PF desde: 14/04/2010

Todos nós Circe, por isso q eu falei em iniciativa do governo, pq os pais de hoje em dia estão procriando cada vez mais cedo e sem o mínimo de responsabilidade e noção do q é constituir família.