Anatomia é coisa de gente grande.

15 respostas [Último]
imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Quote:
Canoas: professora diz que alunos também levavam gatos mortos para análise em sala de aula

25 de outubro de 2012

A delegada Sabrina Deffente ouviu, na última terça-feira, o depoimento da professora de biologia do Colégio Luterana Concórdia. A docente informou à Polícia que as aulas práticas com gatos mortos eram realizadas de forma esporádica, sempre que algum animal estivesse à disposição para ser estudado em sala de aula.

Conforme depoimento, os animais eram levados tanto pela docente, quanto pelos próprios alunos. A professora confirmou à Polícia que os estudantes não praticavam maus tratos com os animais e reiterou que eram levados para laboratório apenas gatos mortos. Após as aulas, os corpos eram descartados. Nas redes sociais, alunos criaram uma página apoiando a professora e protestando contra o afastamento da docente. Os estudantes prometem uma manifestação de solidariedade à professora na tarde de sábado, em frente ao Colégio Luterana Concórdia.

A diretora da Escola também prestou depoimento à Polícia e disse que o colégio não tinha autorização para realizar as atividades com os corpos dos animais. Nos próximos dias, alunos serão ouvidos. O inquérito deve ser concluído em até três semanas.


Acho que a maioria deve ter lido nos meios de comunicação esta polêmica.


Antes que me chamem de ecochata, eu só queria salientar que abrir animais mortos NÃO É COISA PARA AMADORES BRINCAREM DE MÉDICOS. E se algum desses gatos tiverem morrido de alguma zoonose?


Vou contar uma estória que pode elucidar o pq fiquei tão indignada com esta notícia (claro, o desrespeito absurdo que houve com os animais, não interessa se estavam mortos ou não, também ajudou para minha revolta, mas não foi somente isso).


Uma vez durante a minha graduação apareceu para emergência um cão com hemorragia interna violenta. Meu professor de cirurgia foi quem o levou ao bloco cirúrgico. Pois bem, durante a cirurgia a luva desse professor rasgou, na ânsia de querer salvar o animal meu professor continuou assim mesmo, sem trocar a luva.

O cão, infelizmente, veio a óbito umas 2 horas pós cirurgia.


Naquela mesma semana a universidade entrou em greve (coisa das federais desse país), e foi uma greve que durou cerca de 2 meses.

O cão que era para ir para necrópsia a fim de apurar a causa mortis foi colocado em um freezer aguardando o retorno às aulas.


Cerca de mais ou menos 15-20 dias depois desse fato esse professor começou a sentir tonturas, dores no corpo... Foi lhe diagnosticado uma virose - detalhe, sua esposa era médica e professora da mesma universidade federal.

O quadro deste meu professor só piorava e os médicos, ela e seus colegas, não descobriam do que se tratava aquela "virose"

Quando a "virose" chegou ao cérebro, com lesões neurológicas graves e muita urina com sangue detectou-se ser Leptospirose.


Nesse meio tempo voltamos às aulas e o cão foi finalmente necropsiado. Qual o laudo? LEPTOSPIROSE. (para quem não sabe a Leptospira penetra em pele íntegra, não precisa haver corte, lesão prévia).


Meu professor morreu em menos de 2meses e meio após realizar a cirurgia naquele cão. Mesmo com a esposa médica e uma junta de professores de medicina não conseguiram fechar o diagnóstico antes da bactéria chegar ao cérebro.


Detalhe: quem deu seu próprio diagnóstico foi ele mesmo. Quando começou a urinar sangue e ter incoordenação motora, mandou os médicos realizarem um exame para Leptospirose. Os médicos só confirmaram as suas suspeitas.


Agora me digam, como uma professora de segundo grau abre animais mortos sem a mínima preparação? Como a escola compactua com isso? E como os pais não colocam a boca no trombone?? Sabe-se lá quanto tempo essas "aulas de anatomia" vem ocorrendo!!


Um absurdo e irresponsabilidade sem igual, ao meu ver.


Só para encerrar, nessa mesma matéria a opinião de um pai de ex aluno:


Quote:
Minha filha foi aluna desta professora e a julga incapaz de maltratar animais. Disse também que ela recolhe bichos pelas ruas e os cuida na própria casa e que os alunos estão fazendo manifestações por ela. Claro que a escola recomendou a profissional que pedisse demissão em função do desgaste para a instituição, para os alunos e para a própria. Com isso se deu satisfação à sociedade e como sempre, a corta rebentou em apenas um lado...o de sempre. Pouco provável que vá passar disso, mas o certo é que a partir de agora eles pensarão duas vezes antes de repetir a dose. Se eu acredito na inocência da professora, da escola e dos alunos mal-criados e debochados? não.


http://wp.clicrbs.com.br/casodepolicia/2012/10/25/canoas-professora-diz-que-alunos-tambem-levavam-ga...


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Não faltava mais nada...


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Aff, desculpa gente. Talvez nem tenha muito para comentar aqui sobre isso.


Mas me irrita muito ALGUNS professores de segundo grau em laboratórios NADA EQUIPADOS e SEM O MÍNIMO PREPARO brincarem de disciplinas que são essencialmente para cursos universitários.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Kvet

eu acho que é um importante alerta para mães e pais fiscalizarem ao que seus filhos estão sendo expostos nas salas de aula...


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Kvet..

Indignação mesmo.

Mais olha se eu descobrisse que meu filho(a) ( ainda não tenho rs) estivesse tendo aulas dessa forma.. mais sem dúvida denunciaria a professora.

Você já falou tudo.. Concordo com você além de ser um pecado , pegando gato morto.. Pode estar colocando a vida dos alunos em risco.

Isso é absurdo mesmo..

Meu Senhor cada coisa.. ultimamente que anda acontecendo em sala de aula, que não se sabe em quem mais confiar!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

mães e pais devem ficar alerta sempre....


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Miguxa, me explica uma coisa: se cozinhar o gato antes de abrir, aí não tem perigo, mata todas as bactérias né?

Seria uma boa ideia, não achas?

No Centro de POA e nas carrocinhas de churrasco perto do Beira-rio fazem muito isso, me contaram!

S2!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Imagino os alunos coletando os bichanos mortos por atropelamento (o que mais mata um gato além disso e da sua proverbial chatice?);


Cara Kvet;


Confesso que dissecar os bichos era coisa de filme americano (os sapos..heheheh), não sabia que faziam isso em biologia.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Quote:
Confesso que dissecar os bichos era coisa de filme americano (os sapos..heheheh), não sabia que faziam isso em biologia.


Nem eu imaginei tal irresponsabilidade.


Quote:
Miguxa, me explica uma coisa: se cozinhar o gato antes de abrir, aí não tem perigo, mata todas as bactérias né?


Via de regra altas temperaturas matam qualquer coisa, bactérias, vírus, parasitos...

Mas tem que ser ANTES do cozimento, certo? DEPOIS de cozinhar ficar horas expostos ao sol e poeira esperando os coloridos em frente ao Beira Lago consumirem a tal carne pode matá-los também.. (o que não seria tão má ideia :) )


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Quote:
(o que não seria tão má ideia :) )


Que idéia mais nazi...rssss


imagem de Svetlana
Svetlana
No PF desde: 12/02/2011

Realmente é muita irresponsabilidade dar aulas práticas para segundo grau sem a aparelhagem e a segurança necessárias. Quando dava aulas meus alunos morriam de me pedir aulas práticas. Mas tá que eu ia deixar alunos de segundo grau mexerem com ácidos, bases e afins. Iam se matar!