Amor entre pessoas do mesmo sexo: Possibilidade?!

20 respostas [Último]
imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

“Nós não escolhemos a quem amar”. Perplexa, ouço essa frase de uma amiga em referência à sua relação com um homem desprezível. Essa mesma amiga, que tanto acredita no amor como capaz de mover montanhas, me diz que não existe amor entre pessoas do mesmo sexo. Encabulada, me pergunto como ela pode soar tão paradoxal. São pessoas! Como assim? Pessoas, iguais a mim, iguais a você. Pessoas capazes de amar e pouco importa o objeto desse amor.


Introduzindo dessa forma, busco entender algumas dúvidas que afloram todos os dias... Porque o amor, esse sentimento tão nobre, sofre limitações? Porque o amor precisa ser heterossexual para ser reconhecido? Porque pessoas que continuam sendo pessoas são tidas como incapazes de amar simplesmente por destinarem seu afeto a alguém do mesmo sexo que o seu?


Há bem pouco tempo, aqui mesmo, me deparei com a afirmação de que homossexuais não amam, apenas se apaixonam. Fico me perguntando se existe algum mecanismo interno, biológico, que determine essa mudança tão séria nos homossexuais. Será que a área do cérebro responsável pelos sentimentos é bloqueada no que diz respeito ao amor? Será que tais pessoas são diferentes de nós, heterossexuais?


Respondo à minha pergunta de forma categórica “É unicamente o nosso preconceito que nos faz alocar pessoas conforme suas preferências sexuais”. Somos incapazes de aceitar que o amor que nos envolve hoje também envolve aquele homem que anda com seu namorado de mãos dadas. E aquelas garotas que se beijam no canto do shopping? Será que são elas incapazes de amar? Ou será nossa cegueira aperfeiçoada por nossa herança histórico-preconceituosa que nos impede de reconhecer a universalidade do amor e do afeto?


Posso soar inconformada, panfletária. Para alguns, posso até mesmo representar um fenômeno midiático que quer ‘impor a homossexualidade como algo natural’ (já ouvi isso, de verdade). No entanto, o que me ocorre são questões mais simples: O amor que me alcança e me faz escolher alguém para mim é diferente daqueles que escolhem pessoas do mesmo sexo que o seu? O afeto é diferente? Porque há promiscuidade numa relação entre dois homens e o mesmo não se aplica entre um homem e uma mulher?


São perguntas que me faço, quase sempre. E me pergunto tais coisas quando ouço absurdos como os já citados. Pessoas, que morrem de amores, que colocam o amor acima de suas vidas, mas são incapazes de reconhecer que esse amor não encontra fronteiras simplesmente por se manifestar em cada um conforme suas convicções, propensões e até mesmo escolhas.


No fim das contas, nosso egoísmo nos impede de entender o amor do outro enquanto queremos proclamar aos quatro ventos o bem que o amor nos faz. Amamos, mas outros, que amam ao seu próprio sexo, estão fadados a rótulos – promiscuidade, curtição, paixonites, etc.

Enfim, encerro minhas palavras aqui refletindo o seguinte “O amor só é lógico e tem razão de ser quando acontece entre um homem e uma mulher?”. Para muitos, minha pergunta merece uma resposta negativa – estes, que como eu, não enxergam homens e homens ou mulheres e mulheres, mas pessoas. Para outros, há o incômodo de admitir que pessoas tem o direito de sentir, de amar, mesmo que de forma socialmente reprovável.


imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Eu acredito na possibilidade, até porque, ao meu ver, ser homossexual vai além de desejar uma pessoa do mesmo sexo. Eu, assim como muitas meninas, temos vontade de fazer um menage, com outra mulher e, até mesmo experimentar e, nem por isso somos homosexuais. Pelo contrário, somos seguras da nossa sexualidade. Aí é o ponto, creio que homossexualidade está mais ligada a sentimentos do que atração sexual.


Acho que tem a ver com se apaixonar, amar, se ver ao lado dessa pessoa no futuro. Assim como nos acontece, em nossas relações hetero. Acho que é mais ou menos por aí. Claro que há desejo sexual, também, o que é inevitável, mas não é só isso. Desejo é uma coisa carnal e só. Acredito no amor, seja ele homo, hetero ou qualquer outro tipo de amor. O sentimento que a gente não consegue explicar, só consegue sentir...


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Eu tenho enormes dificuldades, para não dizer que acho impossível, aceitar que uma pessoa é diferente de outra devido à orientação sexual. Acho que pessoas são pessoas e o fato de um homossexual gostar de pessoas do mesmo sexo não inclui outras características, tipo, junto com a homossexualidade vai junto a promiscuidade e a incapacidade de amar. Sei lá, para mim é um conceito absurdo.

Uma pessoa é uma pessoa, pronto. Sua capacidade de amar e se entregar depende de inúmeros fatores que são pessoais, independem de gênero, orientação sexual, cor, credo, etc.


imagem de cadu82
cadu82
No PF desde: 01/05/2010

Engraçado que nos livros de história contam que homosexualismo era normal na grande roma, havia grupos de guerreiros somente homosexuais que segundo eles \"cuidavam\" mais dos seus parceiros.

Isso é mais histórico, só a igreja que veio e parou com o amor entre 2 do mesmo sexo durante anos, pelo menos sem que sociedade soubesse. Mas eu acho bem possivel mesmo amor entre mesmos sexo, não só ter prazer no ato com o parceiro, mas ter amor mesmo pelo companheiro.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Como diz o Cadu, no exército grego, o romance entre os soldados era até incentivado, pois os comandantes entendiam que um soldado apaixonado hesitaria em abandonar o campo de batalha se soubesse que deixaria para trás o amante em perigo.


Se os gregos, 2500 atrás, já tinham concluído que o amor gay era igual ao hétero, e o tratavam de forma bem pragmática, acredito que apenas o preconceito de natureza religiosa pode tentar gerar dúvidas a este respeito.


imagem de cadu82
cadu82
No PF desde: 01/05/2010

falou tudo que eu tinha me esquecido!


imagem de Rudolf
Rudolf
No PF desde: 12/06/2010

Os nazistas também fizeram \"pesquisas\" nesta área. Os homo eram enviados para a frente russas, e de longe eram os mais corajosos. Provavelmente pelo mesmo motivo.


Só não consigo entender o por que da fama de promíscuos... Claro, cada um é cada um. Se alguém, homo ou hétero, for promíscuo, é com ELE/ELA... Que curta ;)


imagem de cadu82
cadu82
No PF desde: 01/05/2010

Alias, quem tem mais testosterona é mais possivel ser homo? fica a duvida, pois eu ouvi no Jô um especialista falando da promiscuidade era \"possivel\" virar homo. Que viajem?


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Claro que existe amor entre pessoas do mesmo sexo. Não tenho a mínima dúvida.

Seria tão fácil se não existisse né?!! Se fosse assim eu não tinha um monte de amigo gay chorando de dor de cotovelo no meu ombro :P


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Penso que tem possibilidade sim.. Bjoo


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Olha, que há promiscuidade há, principalmente nos homossexuais masculinos, isso também é fato.