Forte depressão após diagnóstico de NIC/ HPV

18 respostas [Último]
Tata_
Offline
No PF desde: 03/02/2014

Bom dia pessoal, descobri que estou com NIC 1/ HPV em 27/01/2014. Desde esse dia a minha vida não foi mais a mesma. Tenho muito medo de desenvolver uma doença séria. Acordo no meio da noite com falta de ar, choro o tempo inteiro, não consigo mais pensar no futuro nem fazer planos. Estou no último período da faculdade que eu sempre sonhei em fazer, foi uma luta chegar até aqui e esse seria um semestre difícil, mesmo antes de descobrir o vírus e essa lesão, mas agora o semestre está bem pior para mim, pois não me concentro nas aulas.

Eu era muito vaidosa, mas agora não sou mais... Não faço mais os tratamentos no cabelo, nem faço mais as unhas, não me arrumo... Meu namorado e minha mãe me apoiam muito, mas mesmo assim não consigo superar, só penso na morte e na minha vida que pode estar condenada. Já fui a um hospital para fazer os tratamentos e talvez tenha que fazer uma cirurgia para a retirada da lesão, mas antes, terei de fazer outros exames. O problema é quando chego ao hospital, tenho vontade de correr dali, fico muito tonta com o ambiente, já cheguei a quase desmaiar uma vez... Estou precisando de ajuda.......Sei que o psicologo seria o melhor caminho, porém me sinto tão pra baixo que não sei se ajudaria. Sou infeliz pelos meus próprios pensamentos, pois parece que quem se aproxima de mim se aproxima para me conformar e me deixar mais tranquila para aceitar a doença.. Tenho 24 anos e tinha muitos planos de vida, mas com essa doença me sinto ameaçada e condenada....


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Tata, mas por que tudo isso? Querida, ninguém te diagnosticou com uma doença terminal! Veja bem, não sei o que te disseram, mas tua vida não está condenada! Tu muito provavelmente vai retirar a lesão, vai ficar um tempo de repouso e depois, a vida continua! Quem disse que tudo está perdido, que todos os sonhos de uma vida normal estão acabados? Não sei, mas acho que tu te convenceu (ou te convenceram) de que estava enterrada vida, mas o que é isso? Como assim? É só uma lesão, que se bem acompanhada NÃO DEVE virar câncer! E, se virar, com o acompanhamento constante que tu vai fazer, PODE SER TRATADO COM SUCESSO!


Por que enfiar a carroça na frente dos bois? Por que já dar como certo um destino horrível, se isso não aconteceu E NEM HÁ INDÍCIOS DE ACONTECERÁ?


Amiguinha, não seja tão cruel contigo mesma. Para um pouco, pensa no teu grau de ansiedade e compreende que tu não está sabendo reagir bem a essa condição física. Tu tá te comportando como se estivesse à beira da morte, como se tivesse desistido de viver! E se fosse diabetes? Tu sabia que o diabetes é uma das doenças mais letais? As pessoas não se assustam tanto quanto deveriam, e não entendo porquê. Sem cuidados, o diabético desenvolve sintomas silenciosos que podem levar não só à morte, mas a amputações, cegueira... E a chance de a doença evoluir negativamente é de 100% se não houver cuidados de dieta e acompanhamento médico. No teu caso, com essa atenção toda, as chances de evolução ruim são baixíssimas!


Ter HPV não é o mesmo que ser portador de AIDS. Tu não vai morrer desse vírus, se te cuidar. É tão simples... não entra nessa noia de achar que acabou-se tudo! Muda o teu padrão de pensamento. Quando chegar ao hospital, ao invés de ter uma crise de ansiedade, condiciona a tua mente a pensar que ali é um lugar de salvação, de ajuda, de tratamento; que o cheiro e a assepsia são sinais de limpeza, de cuidado, de controle; que os médicos e a enfermagem são os melhores, que sabem tudo e vão resolver o teu problema; e que depois que tudo isso passar, que teu corpo vai reagir positivamente, vai se restabelecer e jamais desenvolverá doenças mais graves, porque tua mente está equilibrada, serena e confiante de que há saúde circulando, sem espaço pra doença.


Tudo é uma questão de atitude mental, de "sangue nos olhos", de gana pra vencer e ficar boa. Uma coisa te digo que é certo: sem melhorar o padrão dos teus pensamentos, tu vai continuar orbitando nessa autopiedade, medo e depressão, retroalimentando energias negativas que só vão te piorar.


Boa sorte!


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

HPV é uma doença como outra qualquer, inclusive como a Aids pequena Gi... tratamento, disciplina, visitas periodicas ao medico... pronto tudo se resolve.


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Sim, Si, mas o estigma não é tão grande, embora em ambos os casos (HIV e HPV) seja incurável o vírus.


Talvez eu não tenha sido clara o suficiente, mas o que eu quis dizer é que não há sentença de morte e que, no caso da Tata, o HPV não tem essa sina mortal que passaram pra ela. Se ela estivesse desesperada por um diagnóstico de HIV eu poderia compreender melhor, porque somos orientados a ter medo da doença como o diabo da cruz. Se eu me contaminasse, por exemplo, teria muito medo de nunca encontrar algum parceiro disposto a ficar comigo nessas condições; no caso dela, já existe um companheiro apoiador, que não tem nenhum grilo com a doença dela e não parece estar com medo de contágio.


No mais, concordamos: tratamento, acompanhamento médico e cuidados constantes levam à vida normal.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Procure um bom médico...


Tata_
Offline
No PF desde: 03/02/2014

Girlie, quando fui diagnosticada, o médico pouco me explicou sobre o assunto, então, fui a outro médico de confiança da família do meu namorado... Apesar de, na época ter lido muito sobre o assunto, o médico, o 2° que eu fui, gritou comigo no consultório dizendo que eu já estava com um câncer e me encaminhou para um hospital do câncer. O primeiro dia que eu fui para o hospital foi apenas para fazer uma triagem e aguardar a consulta da médica, marcaram para 20 dias depois do primeiro "atendimento". Foram os 20 piores dias da minha vida! Quando finalmente chegou o dia, eu já estava sofrida e debilitada, pois já tinha desistido até da faculdade, já tinha conversado sobre quimioterapia com pessoas que passam por essa doença, já estava completamente depressiva. Chegando o momento da minha consulta com a ginecologista-oncologista, ela me tratou MUITO mal, como se eu fosse uma maluca, falou que poderia sim ter câncer, mas que agora eu não estava.. Falou que não havia tratamento para a minha lesão e que tinha que esperar 2 anos, acompanhando os preventivos para ver se evoluiu e assim eu poderia voltar para o hospital e fazer o tratamento, ou seja, basicamente ela falou: "Só volte com câncer". Depois disso procurei mais 3 médicos particulares, gastei dinheiro, e ainda entrei com um pedido no posto de saúde para fazer acompanhamento pelo SUS. Nesse meio tempo, um médico me receitou Albocresil óvulos e comecei a usar. Para minha surpresa, o posto me ligou, pois já havia uma data bem próxima para a minha consulta no hospital que tem essa especialidade. Então, fui ao hospital e lá o médico já iria providenciar meus exames, mas eu estava no uso de Albocresil, daí ele pediu para que eu voltasse no dia 08 de abril para fazer os exames.


Acho que tudo o que tem acontecido comigo é uma mistura de falta de sorte com médicos, e também a minha fraqueza psicológica para enfrentar essa situação. A possibilidade já me assusta.. é difícil saber que ontem você tinha uma vida normal e hoje terá de fazer acompanhamentos médicos rigorosos ... É a primeira dificuldade que passo na vida com uma doença, já tive muitos problemas sérios familiares e sempre fui forte, mas com relação a doença e principalmente a possibilidade de câncer me assusta muito...


Tata_
Offline
No PF desde: 03/02/2014

E agora tudo piorou, pois como não estou respondendo a nada positivamente, minha mãe sofre e meu namorado também... Então queria ir para um lugar para me curar psicologicamente, pois não quero fazê-los sofrer me vendo assim debilitada... Eu não consigo nem conversar sobre outro assunto, não consigo sair e me divertir, não queria continuar a faculdade, vou obrigada... para fazê-los felizes...Além de ter essa doença, me sinto culpada por ter uma mente que eu não consigo controlar e fazer quem me ajuda tanto sofrer...


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Puxa, querida... Agora te entendo melhor.


Realmente tu caiu em mãos estúpidas. Tem médico que trata os pacientes como se estivesse marcando gado.


Já que a tua virou do avesso, acho que tá na hora de aprender a ser mais atrevida e a se defender: se algum outro médico gritar e te tratar como idiota, tu tem que exigir respeito. Tem que largar de cara um "que é isso, doutor, o senhor vai gritar comigo? Onde já se viu isso?", ou "dra., a senhora está me tratando como louca, mas eu gostaria de lembrar que vim aqui por encaminhamento de um colega seu e, como leiga que sou, não sei fazer autodiagnostico. Então vamos com calma que não é por aí que a gente vai se entender."


É da tua vida que essa gente tá falando. Se o tratamento não der certo, não são eles quem vão sofrer, e sim tu. A coisa mais importante pra ti está em jogo, então tá na hora de perder certos pudores e se posicionar com firmeza.


A tua doença vai te amadurecer de um jeito ou de outro. Vai te obrigar a reagir, a procurar tratamento, a se impor, a buscar segundas, terceiras, décimas opiniões... Só não vale entregar os pontos. Digamos que essa trapalhada toda da espera dos 20 dias e dos exames no dia 08 sejam um intervalo pra tu te recompor e entender que se esse problema começou mal conduzido, não tem porque terminar embolado.


Sugiro que tu busque informação em outros hospitais, que volte ao posto de saúde que te encaminhou e alegue pressa pra te passarem a outra consulta com um especialista (tem que ser com especialista!), que diga que se não for atendida como prioridade vai aos jornais e à justiça e corra atrás de novo atendimento.


Só com o apoio de um médico sereno é que tu vai começar a te acalmar. Tendo passado por esses idiotas, é natural que tu fique nesse estado. Agora entendo tudo, espero que me desculpe se minimizei a tua preocupação.


Aproveita o tempo e vai atrás de atendimento médico! Não fica esperando consulta e exame de posto. Se tem condição financeira, pesquisa e descobre quem é o médico mais TOP em oncologia ginecológica e marca uma consulta com ele ou ela!


Tata_
Offline
No PF desde: 03/02/2014

Girlie, obrigada pelas suas palavras! Esse hospital que estou agora tem a especialidade graças a Deus.. Não demora para marcar nem cirurgia, nem as consultas.. ele só marcou dia 08 por conta dos óvulos, para não termos alterações nos exames. Infelizmente, esse tipo de tratamento para hospital particular é motivo de muitos problemas, pois alguns médicos querem ganhar dinheiro em cima do nosso problema e acabam até sugerindo tratamentos que não precisamos passar. Minha família se propôs a pagar, mas pelo SUS, nesse caso, é mais seguro. Mas mesmo assim, depois que eu fizer o tratamento pelo SUS, se eu não estiver me sentindo segura ainda, irei em consultas particulares e buscarei outras opiniões..


Vi em um site que eu poderia até processar esse médico, pois o problema pode ser tornar grave sim, mas não seria motivo para pânico agora e sim algo para se acompanhar e se tratar. O médico pode até ter tido a intenção de me alertar, pois muitas meninas, mulheres, ficam tranquilas a ponto de esquecer de ir ao médico quando se trata de uma pequena lesão e ele pode ter feito isso para me salvar a vida, porém, ele não conhece o meu histórico de problemas psicológicos e nem o das outras pessoas ... Ele tinha que ser claro sem ser tão agressivo, explicar que não era algo ainda tão complicado e que tudo se resolveria com acompanhamento..


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Então tata tem medico que deve levar um VAI SE FUD... para ver se sai da merda da posição de SUPERIORIDADE e se coloque no nivel do seu paciente, que não sabes bulhufas da doença, que não sabe bulhufas dq pode ou nao ser feito, ele esta ali para te orientar e te deixar confortavel, se assim nao for, manda a merda, e procure outro... o FATO é que o HPV é algo que pode sim se tornar um problema maior, mas não banalizando... apenas colocando as coisas em seus lugares... não é sentença de MORTE.. nem mesmo de que algo pior possa acontecer. E se assim fosse ok.. vms encararar mas de forma tranquila.


Este medico é um BOÇAL!


Tata_
Offline
No PF desde: 03/02/2014

Verdade Sil Cal,

Infelizmente existem médicos assim...