Autoexame das mamas

16 respostas [Último]
imagem de alinek
alinek
No PF desde: 01/09/2008

Gurias. Neste final de semana eu soube de uma moça, com 19 anos, que tirou ambos os seios. A irmã dela, 16, também fará essa cirurgia. Elas têm história de câncer de seio em ambos os lados da família (avó e tia paternas e avó, tias e mãe). A probabilidade é de 98% delas desenvolverem câncer também, por isso a medida tão radical. Elas perderam a mãe quando tinham menos de 5 anos.

Então, reforça-se a pergunta: vcs fazem autoexame? Eu confesso que sou preguiçosa, não faço seguido não. Mas acho q vou começar agora.


Neca
No PF desde: 01/09/2008

É Alinek realmente deixamos as coisas passarem, eu tenho duas tias por parte de pai que tiveram a mama tirada, e ambas até hoje fazem tratamento contra essa doença, que se espalhou pelo corpo. Minha tia essa que sempre comento aki no preciso falar, descobriu atraves do exame de toque esse que é tão importante e que mesmo eu não faço. Na verdade quando vc ve do seu lado o sofrimento tão grande de pessoas que vc ama, e se preocupa, vc já não quer fazer certas coisas. Eu não faço esse exame, e nem vou fazer \"EU\", pois não aguento mais ouvir falar o nome dessa doença, vou vivendo minha vida assim, sem me preocupar com o amanhã, aproveito cada dia, com as pessoas que amo. Desde que ela descobriu ela nunca mais parou, a doença ta cada vez mais teimosa, e olha que ela forte, tem muita fé. E é só isso que precisamos. Bjus


imagem de dudy
dudy
No PF desde: 02/07/2008

Que bom que vc falou deste assunto Alinek, obrigada por nos lembrar. É Neca, é triste sim, mas prevenir pode ser uma solução para se ganhar mais tempo de vida, as vezes as pessoas descobrem bem no início e conseguem tratar, por isso acho q vale... se não faz em casa, peça p/ a gineco, eu peço sempre!


gle
No PF desde: 15/09/2008

Olá mulheres. Esse assunto é sempre atual e pertinente, né? Eu tb tenho consciência que deveria fazer mais seguido oautoexame, mas faço só de vez em qdo. Saco, pq não sou regrada e faço sempre???


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Como é importante colocar sempre esse tema em pauta, é muito importante que a gente faça regularmente auto-exames e anualmente mamografia e ecografia mamária acompanhada de um bom profissional.

bjos,

maya


M. Paula
No PF desde: 09/12/2008

Sim, este assunto é sempre atual e devemos sempre fazer o auto- exame.

Bj


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Eu ñ fiz esse exame ainda Bj


Madu
No PF desde: 15/07/2008

sei de tantas histórias, é muito bom prevenir, afinal preciamos lutar em prol da vida sempre!


helena
No PF desde: 14/12/2008

O maior problema, acho, é que muitas mulheres não tem acesso a profissionais que fazem o atendimento. A rede pública é demorada e muitas vezes quando consegem consulta já é tarde. Por isso acho q o essencial é a mulher saber se examinar sim. Eu costumo fazer meu auto exame, até pq pessoas próximas a mim já penaram com problemas!


imagem de lisilauck
lisilauck
No PF desde: 15/09/2008

Acho que naum tem nenhuma pessoa q naum conheça algupem q tenha tido ou tenha câncer. Então, prevençao é o canal. Mas confesso q naum me examino muito nao! Infelizmente!


Dona Helena
No PF desde: 14/11/2008

Entrei para escrever um tópico assim. Meninas, cuidem! Façam todos os exames, se toquem! Duas pessoas próximas a mim apareceram com nódulos. Uma não é maligno, a outra, infelizmente sim. O médico dela diz que como é no começo, as chances são boas. Mas mesmo assim, há todo o estresse de tratamento. Cuidem!