Pessimismo!

29 respostas [Último]
imagem de Adri.rs
Adri.rs
No PF desde: 24/11/2009

Musa...

Verdade... Conselho sempre é mais fácil! A prática é que é difícil, mas não impossível!!!

Eu passei em biomed. e não vou não desistir de med. não, apenas adiei um pouco esse meu sonho - no momento. Pois nem sempre temos a maturidade pra enfrentar certas coisas e assim conquistar sonhos nossos...

E te confesso que muitas vezes eu desejei não saber o que fazer e querer da vida do que querer med. hehehe...

Mas tenho a certeza que as coisas que vc quer vão acontecer sim!!! Vc não pode deixar de acreditar em si mesma, pois é só tu realmente que possui essa tal força de te botar pra frente! Só basta um pouquinho de paciencia e dedicação - e sei bem o quão dificil é ser mais paciente... Mas nada acontece de graça né?!

Comece resolvendo as coisas mais simples... pra dps ter cabeça pras mais complicadas!!!

Tudo vai dar certo!!!

Beijinhos


mel_weber
No PF desde: 21/09/2008

Eu entendo vc Musa... Pq tem vezes q me sinto assim tb... Parece q a vida passa e dá certo só p/ os outros.... Sem inveja, só constatação, me pergunto: pq não eu?

O negócio é tentat ocupar a mente p/ nao pensar... Dizem q a felicidade são pequenos momentos... Então, vamos aproveitar os menores...


imagem de Cris Loira e Gaúcha
Cris Loira e Gaúcha
Offline
No PF desde: 12/01/2010

Dicas do Dr. marcelo Collebum- Médico psiquiatra.


Não nascemos pessimistas, mas vamos \"aprendendo a ser\" à medida que acumulamos frustrações que não podemos assimilar nem processar.

Se você quer ser mais otimista e viver com mais disposição, procure eliminar as suas frustrações colocando em prática estes conselhos.


Quando você se sentir pessimista diante de uma situação, pare para refletir. Tente observá-la como se não tivesse nada a ver com você, e escreva pelo menos três aspectos positivos sobre ela.

Quando o pessimismo dominar você e não for possível fazer o exercício anterior, em vez de reprimi-lo, exagere até o absurdo as suas ideias negativas. Imagine os \"piores cenários\". Certamente, depois de alguns minutos exercitando a sua imaginação negativa, você acabará sorrindo diante do quadro apocalíptico criado.

Quando reconhecer que acabou de fazer um comentário pessimista, não se assuste nem se castigue. Recorra, novamente, ao seu senso de humor e tente rir da observação feita. Procure compartilhar essa observação com o seu interlocutor.

Lembre-se de uma situação em que você foi muito pessimista e observe-a como se fosse um filme protagonizado por atores famosos. Assuma o papel de diretor desse filme e imagine as mudanças necessárias nas cenas e no roteiro para transformá-lo em uma comédia.

Exercite a imaginação positiva: diante de uma situação específica de pouco risco, imagine-se bem otimista e defina as mudanças de idéias e comportamentos que você pode adotar.

Utilize a sua imaginação de modo dirigido: quando perceber que você está a ponto de enfrentar uma situação tensa ou difícil, antecipe-se criando novos modelos de resposta, imagine como você gostaria de reagir, o que gostaria de dizer e fazer naquele caso.

Não procure os culpados pelo seu pessimismo. Mesmo que você os encontre e esteja certo, você só conseguirá ficar mais pessimista.

Quando escutar alguém fazer um comentário pessimista, nem critique nem apoie a pessoa. Repasse mentalmente depois a situação e procure os aspectos positivos omitidos por ela.

Anote na agenda cada experiência em que conseguir superar o pessimismo. Assim você manterá mais forte na memória a mudança da sua maneira de ver as coisas e facilitará a repetição da atitude no futuro.

•Se você exercitar diariamente as experiências intencionais de tom positivo, por menores que elas sejam, estará traçando novos \"caminhos mentais\" cada vez mais distantes do pessimismo.

•Reforce a sua alegria de viver em cada oportunidade de exercer o otimismo.


Você vai melhorar, faça uma forcinha e boa sorte!


imagem de Rioko
Rioko
No PF desde: 08/04/2009

Musa, você é que dá força ao ficar preocupada demais em não encontrar alguém ou em algo não acontecer. Fique com a cabeça livre e fresca que daí você não atrairá mais isso, pois são os seus pensamentos negativos que estão dando forças para que estas coisas ocorram.

Assista o filme \"O Segredo\" que irá te judar muito com isso.


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

Não creio em otimismo nem pessimismo. Tenho fé em Deus e lanço sobre Ele as minhas ansiedade, pois Ele não falha. Somos fruto de nossas escolhas!!


Agora tem um ditado espanhol que diz: \"no creo em bruxas. Pero que lhas ai, lhas ai.\" Talvez a sabedoria popular tem a resposta para nossas inquietações sobre o tema.


Sucesso...


imagem de Rioko
Rioko
No PF desde: 08/04/2009

Eu só entendi até o \"no creo en brujas (em espanhol, a palavra \"em\" é \"en\" e \"bruxas\" é \"brujas\", sendo que o \"j\" é sempre pronunciado como os dois \"r\" do nosso português\"). Pero que...\" a partir daí já não entendi o que você quis dizer. :( Se você traduzir, talvez eu consiga ver o que você quis dizer.


imagem de Rioko
Rioko
No PF desde: 08/04/2009

Por falar nisso, eu lembro que mais de uma vez acabei \"pousando\" o olhar, ao folhear o dicionário de português à procura de alguma outra palavra, sobre de onde veio a palavra \"bruxa\". Fiquei surpresa ao ver que veio do espanhol, sendo que normalmente nossas palavras vêm do latim, do grego, do francês ou do árabe, eu nunca tinha \"esbarrado\" com uma que viesse do espanhol! :P


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

mel_weber,


pois é, acho que todo mundo ja passou por isso, mas as vezes parece que fica mais intenso.


loiragaucha26,


Adorei as dicas, eu sempre penso que posso mudar, mas falta vontade, e força. Mas estou tentando sim, nao qro continuar so nas esperanças.


Dr. Pessoa, é deixar nas mãos de Deus, e ter fé pra ele nao demorar mais pra me ajudar, rs.

E tbm vou me esforaçando aqui embaixo ne, rs. tentando pelo menos.


Obrigada pelas respostas. E vamo que vamo, pq a vida nao para!

:~


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

Pessoal:


A pedido da Rioko, reli o meu posicionamento de ontem e notei que o ditado espanhol esta escrito diversamente do que é, por culpa do corretor de texto do meu PC. Quando dou o click ele corrige para o português tudo que escrevi. Como agora o desliguei, vai o corretamente escrito e a respectiva tradução:


\"Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay\"\" = Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, elas existem.


Sucesso...