O site Preciso Falar esta inativo para login e novas contas. Agradecemos a compreensão.
Meu namorado é muito egoísta!
Themis
Não estou dizendo que a explicação que sua chefe deu é a que te serve e você está usando. Foi apenas um exemplo de como podemos criar verdade em nossa mente para justificarmos para nós mesmos nossa infelicidade.
Quando amamos alguém, amamos a pessoa como ela é, com suas qualidades e defeitos, mas não por causa das qualidades ou dos defeitos. Amor não tem explicação. Amor é a única coisa na vida que aceita a resposta \"porque sim\". Amamos porque amamos, não porque temos uma explicação lógica ou científica para isto.
Lendo seus posts, talvez você nunca tenha realmente amado seu namorado, mas talvez tenha amado a idéia de amá-lo.
Uma pessoa nunca será a versão de si mesma sem seus defeitos. Cabe a nós decidirmos(e é difícil, e muito) se estamos dispostos a aceitar estes defeitos ou não.
Sim, sem dúvida. Mas acredito que você esteja tentando mudá-lo já nem mais preocupada com o efeito do egoísmo dele para a relação de vocês, mas sim para a própria vida dele, independentemente de ser ou não com você.
É louvável, mas isto é algo que tem de partir dele. Ele tem que aceitar que é egoísta e daí tentar mudar. Como você fez com seu pavio curto. Você não pode torcer o braço dele e obrigá-lo a mudar(se pudesse, você já estaria estudando jiu jitsu há tempos, tenho certeza). Você pode falar sobre isto, argumentar. Mas a iniciativa da mudança terá de ser dele.
Sua preocupação me parece mais uma preocupação de mãe do que de namorada. Não adianta você querer levar o mundo nas costas. Ele é adulto, é responsável pelo que faz. Não se sinta responsável por ele se ferrar depois que você deixá-lo. Ninguém colhe rosas se plantar alfafa.
Eu tento ajudar, quando acho que posso, Themis. Beijo para você.
Themis: o próprio título do teu tópico já é um indício. \"Meu namorado é muito egoísta\". Por que? Porque ele não é exatamente como VOCÊ gostaria que ele fosse? Quanso estamos com uma pessoa sob a condição de que ela mude, já temos o primeiro indício de que não deveríamos estar com tal pessoa. Se essa pessoa ficou no passado por várias incompatibilidades ocorridas na época, é normal que, passado algum tempo, como alguns sentimentos ainda existem, que passemos a idealizar aquela pessoa ou situação como a ideal. Contudo, quando começas a pensar em um retorno com essa pessoa e condicionas isso à possibilidade \"de que ele mude\" ou de que \"ele não seja mais como era, pois estamos mais maduros\", essa já é a luz amarela acendendo e te alertando de que, por mais que estejas idealizando o teu passado, é grande a chance de que promovas um retorno e daqui a pouco estejas enfrentando os mesmos problemas do passado. Porque as pessoas simplesmente SÃO O QUE SÃO, não mudam por causa de outrem, nem poderiam, porque não conseguem. As pessoas mudam por si só, pelas suas experiências acumuladas. Portanto, cuidado com a nossa eterna mania de idealizar o que passou. Isso tudo, com relação ao ex.
Com relação ao atual: pense muito bem. Não está bom, mas o que você está fazendo para melhorar? O que ele está fazendo para melhorar? O que vcs dois tem feito para isso? Se quiser deixá-lo, faça-o por não estar feliz atualmente e por querer buscar a sua felicidade com outra pessoa, não porque tens a sombra de um amor antigo te espreitando e porque lá no fundo estás alimentando a falsa esperança de que ele mudou e hoje é exatamente como TU querias que ele fosse. Porque ele não é isso, ele é somente ELE MESMO, com os mesmos defeitos e qualidades, talvez um pouco mais experiente e madura, talvez não. Então, antes de por a perder a tua relação atual, que apesar de mais recente já tem uma história, verifique se teu desejo de terminá-la é só relacionado ao antigo e redivivo amor, porque se for isso, lamento muito, mas a chance de te frustrares de novo é grande. Faça o possível para verificar os problemas da relação atual e tentar investir para salvá-la, mas se esse não for o teu desejo, termine-a com a motivação de PROCURAR COISAS NOVAS, e se o ex aparecer e quiseres tentar, tente uma nova história com ele. Porque se quiseres reencontrar teu passado, vais conseguir, mas ele virá com OS MESMOS PROBLEMAS DE SEMPRE. Pense nisso tudo e escolha ser feliz por si, não por outro, e boa sorte.
É Themis, esta na suas maos!!!
Sinceramente, pelos relatos, que li o melhor é vc deixa-lo..
Afinal vc ja conversou ja explicou e ele nao muda...
Sei q eh dificil tomar uma atitude dessas...
Mas axo que será melhor pra vc...
Colocar sua cabeça no lugar, \"dar um tempo pra vc\"...
E as coisas vao se encaixando...
Ahh e axo que seu ex tb nao é o cara viu.. rsrrs
Ele eh mto safadinho, sempre da uma aprontadinha com vc.. rsrs
Themis
Acho que todo homem é egoísta por natureza.
Odeio essa pose de sou \'orgulhoso\', \'sou filho único\' e blá blá.
Isso aí é balela, porque eu tbm sou filha única e não sou louca assim.
Ser genioso é uma coisa, agora ser abobado é outra.
Dá uma dura nesse guri para ver se ele se endireita.
Ele que faça birra na casa dele, com a mãe dele.
Contigo tem que ter respeito e se situar.
Esses homens de hoje em dia hein? Tá louco!
Beijo!
Pois é Caronte.
Aí está a minha dificuldade, não consigo achar nenhuma qualidade que compense esse egoísmo todo.
Aliás, acho que inexiste uma qualidade capaz de compensar, DETESTO egoísmo.
O que eu queria fazer, era tentar mudá-lo, tentar mostrar pra ele que não dá para ser feliz sendo assim. Vejo que ele jamais vai ter alguém por perto se continuar assim, nem amigos ele tem... Ele vai ser infeliz, isso me preocupa muito.
E, realmente, me acomodo nas minhas situações. Como já disse, tenho medo de mudanças e acabo ficando como estou com medo que as coisas piorem ainda mais. Mas não uso de desculpas para isso. Confesso que me acomodo e pronto. O fato de ter comentado o que a minha chefe falou, não foi para justificar algo e sim, porque, pelo que vi aqui, todas têm namorados egoístas em algum sentido, uns mais, outros menos... A diferença é que eles conseguem controlar esse egoísmo em prol delas, o meu não!