Meu namorado é muito egoísta!

124 respostas [Último]
imagem de Themis
Themis
No PF desde: 18/09/2009

Pois é Caronte.

Aí está a minha dificuldade, não consigo achar nenhuma qualidade que compense esse egoísmo todo.

Aliás, acho que inexiste uma qualidade capaz de compensar, DETESTO egoísmo.

O que eu queria fazer, era tentar mudá-lo, tentar mostrar pra ele que não dá para ser feliz sendo assim. Vejo que ele jamais vai ter alguém por perto se continuar assim, nem amigos ele tem... Ele vai ser infeliz, isso me preocupa muito.

E, realmente, me acomodo nas minhas situações. Como já disse, tenho medo de mudanças e acabo ficando como estou com medo que as coisas piorem ainda mais. Mas não uso de desculpas para isso. Confesso que me acomodo e pronto. O fato de ter comentado o que a minha chefe falou, não foi para justificar algo e sim, porque, pelo que vi aqui, todas têm namorados egoístas em algum sentido, uns mais, outros menos... A diferença é que eles conseguem controlar esse egoísmo em prol delas, o meu não!

imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Themis

Não estou dizendo que a explicação que sua chefe deu é a que te serve e você está usando. Foi apenas um exemplo de como podemos criar verdade em nossa mente para justificarmos para nós mesmos nossa infelicidade.

Quando amamos alguém, amamos a pessoa como ela é, com suas qualidades e defeitos, mas não por causa das qualidades ou dos defeitos. Amor não tem explicação. Amor é a única coisa na vida que aceita a resposta \"porque sim\". Amamos porque amamos, não porque temos uma explicação lógica ou científica para isto.

Lendo seus posts, talvez você nunca tenha realmente amado seu namorado, mas talvez tenha amado a idéia de amá-lo.

Uma pessoa nunca será a versão de si mesma sem seus defeitos. Cabe a nós decidirmos(e é difícil, e muito) se estamos dispostos a aceitar estes defeitos ou não.

imagem de Themis
Themis

Acho que nunca o amei, mesmo. Mas idealizei o namorado dos meus sonhos quando o conheci e amei isso!

Foi por isso que me relacionei com ele. Ele é diferente dos relacionamentos que tive antes. Ele é completamente diferente de mim em TODOS os sentidos, achei que íamos nos completar, acrescentar coisas um ao outro.

Concordo que amor não se explica, tanto que se eu sei que não o amo é exatamente por eu saber disso. Sei que não o amo porque ele é do jeito que é. E sei que quando amamos alguém, é com os defeitos e qualidades. Mas alguns defeitos são mais graves que os outros e alguns, com força de vontade, conseguimos mudar. Eu por exemplo, sou muito estressadinha, mas já sei controlar isso tudo. Isso é um defeito meu, não acredito que devo pregar que: se me quiser é assim e pronto. A pessoa não é obrigada a conviver com uma outra estressada. Sei que vai dela conviver, mas acho que daí cabe a mim ceder, ou não! Optei por tentar mudar, notei que isso me fazia mal... então estou mudando, já mudei bastante. Perdi esse meu defeito, de ser tão esquentadinha. Mas perdi porque eu quis, perdi porque notei que me fazia mal e é isso que falta para ele. Consciência de que ele precisa mudar algumas coisas, precisa ceder mais e que isso faz mal unicamente para ele. Me fiz entender?

imagem de Caronte
Caronte

Sim, sem dúvida. Mas acredito que você esteja tentando mudá-lo já nem mais preocupada com o efeito do egoísmo dele para a relação de vocês, mas sim para a própria vida dele, independentemente de ser ou não com você.

É louvável, mas isto é algo que tem de partir dele. Ele tem que aceitar que é egoísta e daí tentar mudar. Como você fez com seu pavio curto. Você não pode torcer o braço dele e obrigá-lo a mudar(se pudesse, você já estaria estudando jiu jitsu há tempos, tenho certeza). Você pode falar sobre isto, argumentar. Mas a iniciativa da mudança terá de ser dele.

Sua preocupação me parece mais uma preocupação de mãe do que de namorada. Não adianta você querer levar o mundo nas costas. Ele é adulto, é responsável pelo que faz. Não se sinta responsável por ele se ferrar depois que você deixá-lo. Ninguém colhe rosas se plantar alfafa.

imagem de Themis
Themis

Tenho que concordar que me preocupo com o futuro dele, independente de estar ou não ao meu lado.

E tenho que concordar, também, que isso é preocupação de mãe.

Já conversei bastante com ele, ele se propôs a mudar, mas ficou só na proposta, mesmo.

Não sei por quanto tempo vou aguentar esperar essa mudança, pois tenho certeza que se não fosse isso, poderíamos ser muito felizes juntos...

Mas como você disse, tem que partir dele. O que eu faço é tentar mostrar para ele que assim, não dá! Eu aprendi na marra a ser menos esquentadinha, de tanto sofrer na vida por conta disso.

Mas ele, apesar de já ter passado poucas e boas pelo fato de ser egoísta, não aprende. Parece que gosta de sofrer...

Obrigada pela atenção, Caronte. Adoro ler o que tu escreve, pois me faz refletir.

imagem de Caronte
Caronte

Eu tento ajudar, quando acho que posso, Themis. Beijo para você.

imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Themis: o próprio título do teu tópico já é um indício. \"Meu namorado é muito egoísta\". Por que? Porque ele não é exatamente como VOCÊ gostaria que ele fosse? Quanso estamos com uma pessoa sob a condição de que ela mude, já temos o primeiro indício de que não deveríamos estar com tal pessoa. Se essa pessoa ficou no passado por várias incompatibilidades ocorridas na época, é normal que, passado algum tempo, como alguns sentimentos ainda existem, que passemos a idealizar aquela pessoa ou situação como a ideal. Contudo, quando começas a pensar em um retorno com essa pessoa e condicionas isso à possibilidade \"de que ele mude\" ou de que \"ele não seja mais como era, pois estamos mais maduros\", essa já é a luz amarela acendendo e te alertando de que, por mais que estejas idealizando o teu passado, é grande a chance de que promovas um retorno e daqui a pouco estejas enfrentando os mesmos problemas do passado. Porque as pessoas simplesmente SÃO O QUE SÃO, não mudam por causa de outrem, nem poderiam, porque não conseguem. As pessoas mudam por si só, pelas suas experiências acumuladas. Portanto, cuidado com a nossa eterna mania de idealizar o que passou. Isso tudo, com relação ao ex.

Com relação ao atual: pense muito bem. Não está bom, mas o que você está fazendo para melhorar? O que ele está fazendo para melhorar? O que vcs dois tem feito para isso? Se quiser deixá-lo, faça-o por não estar feliz atualmente e por querer buscar a sua felicidade com outra pessoa, não porque tens a sombra de um amor antigo te espreitando e porque lá no fundo estás alimentando a falsa esperança de que ele mudou e hoje é exatamente como TU querias que ele fosse. Porque ele não é isso, ele é somente ELE MESMO, com os mesmos defeitos e qualidades, talvez um pouco mais experiente e madura, talvez não. Então, antes de por a perder a tua relação atual, que apesar de mais recente já tem uma história, verifique se teu desejo de terminá-la é só relacionado ao antigo e redivivo amor, porque se for isso, lamento muito, mas a chance de te frustrares de novo é grande. Faça o possível para verificar os problemas da relação atual e tentar investir para salvá-la, mas se esse não for o teu desejo, termine-a com a motivação de PROCURAR COISAS NOVAS, e se o ex aparecer e quiseres tentar, tente uma nova história com ele. Porque se quiseres reencontrar teu passado, vais conseguir, mas ele virá com OS MESMOS PROBLEMAS DE SEMPRE. Pense nisso tudo e escolha ser feliz por si, não por outro, e boa sorte.

imagem de Dama
Dama
No PF desde: 21/05/2010

É Themis, esta na suas maos!!!

Sinceramente, pelos relatos, que li o melhor é vc deixa-lo..

Afinal vc ja conversou ja explicou e ele nao muda...

Sei q eh dificil tomar uma atitude dessas...

Mas axo que será melhor pra vc...

Colocar sua cabeça no lugar, \"dar um tempo pra vc\"...

E as coisas vao se encaixando...

Ahh e axo que seu ex tb nao é o cara viu.. rsrrs

Ele eh mto safadinho, sempre da uma aprontadinha com vc.. rsrs

imagem de Neni
Neni
No PF desde: 26/04/2010

Themis

Acho que todo homem é egoísta por natureza.

Odeio essa pose de sou \'orgulhoso\', \'sou filho único\' e blá blá.

Isso aí é balela, porque eu tbm sou filha única e não sou louca assim.

Ser genioso é uma coisa, agora ser abobado é outra.

Dá uma dura nesse guri para ver se ele se endireita.

Ele que faça birra na casa dele, com a mãe dele.

Contigo tem que ter respeito e se situar.

Esses homens de hoje em dia hein? Tá louco!

Beijo!

imagem de Themis
Themis

Júpiter!

Não comecei a namorar com ele querendo que ele mudasse, até pq no início ele era diferente. Não sei se ele mudou ao longo do namoro, ou se ele, no início, não mostrou quem ele realmente era.

Sobre o meu ex, realmente não me importo com isso há tempos, faço comparação, pq como eu disse, foi o único relacionamento sério que tive, então uso como parâmetro. Expliquei o que houve, porque as meninas perguntaram. Se gosto dele ainda? Não sei responder! Talvez sim, talvez não! Quando comecei a namorar meu atual, sempre o respeitei e fui fiel, inclusive em pensamento. Minha maior preocupação é que não queria que meu namoro acabasse, nem para ficar com ex, nem para ficar sozinha. Gosto do meu namorado, uma vez que terminamos, eu sofri bastante. Não gostaria de colocar um fim, pq acho que temos muitas cosias para viver ainda. Claro que devemos aceitar as pessoas como elas são, mas egoísmo é mais que um simples defeito. Ultrapassa o limite de aceitá-lo como é, isso está nos prejudicando.

Não tenho a pretensão de mudá-lo, sei que isso tem que partir dele, só queria que ele fizesse isso a tempo de salvar a nossa relação, que no início eu não tinha dúvidas que tinha futuro!!

Obrigada pela resposta...

beijos