Quem NÃO quer??[2]

331 respostas [Último]
imagem de Giseleks
Giseleks
No PF desde: 07/01/2010

Vemos nesse fórum muitas pessoas que querem engravidar, ter filhos. Para mudar esse enfoque esse tópico foi criado para saber quem NÃO quer ter filhos (os chamados Child Free) e seus motivos.


(Estou refazendo o tópico porque ocorreu um bug e o outro foi perdido permanentemente. Espero que possamos recuperar ao menos parte do ótimo conteúdo que tinha o outro tópico.)


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Obrigada Gisele pela sua compreensão e cortesia em refazer o tópico.

Tb esperamos q se possa recuperar a maior parte do conteúdo.

bjo!


imagem de Giseleks
Giseleks
No PF desde: 07/01/2010

Maya, essas coisas acontecem. Fico triste, mas sigamos em frente! :)


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

E, pra falar a respeito do assunto debatido...

Casualmente hj estava conversando com um amigo psiquiatra e ele me dizia de um número enorme de casais, qualificados, responsáveis, com condição financeira adequada q decidiram por não ter filhos...

Porquê?

Opções de carreiras, medos de um mundo agressivo e abundante em ofertas de drogas, gostavam de primar pela privacidade e liberdade de ir e vir deles, enfim ...opções e escolhas bem pensadas e atitudes de posicionamento.

Certo ou errado eu acredito q não exista, pq o q vale para alguns, não serve para outros.

Sou totalmente favorável a opções de Não ter filhos, assim como Apoio quem quer te-los.

Decisões e escolhas, do que são feitas na vida e só mais tarde vamos ter a chance de sabermos se fizemos as certas, mas isso é viver, mesmo q muitas vezes errando...

bjo!


imagem de Giseleks
Giseleks
No PF desde: 07/01/2010

Maya

Esses são mesmo alguns dos vários motivos para se optar por não ter filhos. Eu ainda enfatizo a densidade demográfica extremamente alta e a escassez de recursos naturais.

Respeito também quem tem uma opinião diferente da minha, ou seja, que deseja ter filhos. Mas infelizmente o contrário normalmente não é verdadeiro; uma parte da sociedade ainda não aceita que as pessoas (mulheres principalmente) optem por não ter filhos.


imagem de Mensageiro Obscuro
Mensageiro Obscuro
No PF desde: 02/06/2010

Meus Motivos Para Não Ser Pai


Fiz esse texto para ser a resposta longa e detalhada para que entendam as razões de eu ser um sem-filhos. Desde pequeno eu já tinha aversão à paternidade, mas não sabia tão bem os motivos, quando criança eu apenas dizia que não queria ser pai e nem marido de ninguém por querer vida de aventureiro, como o Indiana Jones.

Cresci e como adulto minha racionalidade aumentou, assim como construí uma personalidade marcante com poder pessoal, tais evoluções me fizeram pensar demais no meu futuro e assim, após tanto pensar descobri meus motivos para não ser pai, eis eles:


Estilo de vida:

01- Por conta do meu estilo de vida como aventureiro do conhecimento eu não posso ter dependentes, devo ter minha individualidade e privacidade respeitadas, sendo assim, ao ter filhos eu teria grandes gastos de tempo e dinheiro para criar filhos, esse seria um investimento muito incerto que não compensa.


02- Com filhos sobra menos tempo para viagens, passeios, conversa com amigos e amigas e atividades solitárias, isso cortaria muito as minhas liberdades individuais.


03- Os meus gastos com tempo e dinheiro para criar um ou dois filhos seriam altos, eu teria que abandonar vários objetivos pessoais para ser um bom pai.


04- Filhos causam grande stress e preocupações, sendo também grandes limitantes de minhas liberdades individuais.


05- Filhos atrapalham a frequência sexual, intimidade, lazer, tempo livre e produção intelectual do casal. Sexualmente os filhos são um entrave.


06- Levar filhos em passeios e viagens aumenta custos e atrapalha objetivos em viagens. Isso pode ser altamente estressante para eu que prezo a solitude com meio de estabilização pessoal.


07- Filhos atrapalham carreiras, pois sobra menos tempo para trabalhar em projetos paralelos e em expansões nos estudos e trabalho.


08- É idiotice ter filhos para agradar a sociedade e ter o estilo de vida todo alterado por conta disso, sendo obrigado a conviver com o prejuízo de ser pai para o resto da vida.


09- Quero poder sair de casa quando quiser sabendo que ninguém depende de mim independente de horas, dias, semanas e meses que eu me mantenha afastado.


10- Não gostaria de ter que aturar meus familiares e os familiares da mãe do(s) meu(s) possível(is) filho(s) intrometendo-se na criação e educação da(s) minha(s) possível(is) criança(s).


Futuro:

01- Não quero correr o risco de ter um filho decepcionante que herdará meus bens mesmo sem merecer. Muitos herdeiros destróem o patrimônio dos pais.


02- Filhos são uma responsabilidade para toda a vida e também levam nosso sobrenome, portanto se eles se tornam criminosos temos uma parcela de culpa.


03- Colocar alguém no mundo só pra ele cuidar de mim na velhice, e atender seus projetos pessoais é egoísta e mesquinho.


04- Gosto de crianças e elas gostam de mim mas não tenho instinto paterno, não sinto necessidade por cuidar dos outros integralmente.


05- Caso eu me divorcie serei obrigado a pagar pensão e ainda terei que me encontrar periodicamente com minha ex-esposa e não gosto de manter contato com ex.


06- Corro um risco de ser um péssimo pai bastante ausente e sem paciência para cuidar da criança, isso me tornaria meu próprio inimigo e a criança também me odiaria.


07- Nos moldes de criação que eu fosse conceder a um filho provavelmente só daria certo criá-lo por produção independente, mais como um discípulo-herdeiro do que como filho, seria mais útil aos meus planos.


08- Caso eu tenha um filho incapacitado por uma doença grave e incurável terei que mudar todo o meu ritmo de vida para cuidar dele, isso seria péssimo.


09- Não preciso de herdeiro sanguíneo, posso treinar um candidato a herdeiro e também posso escolher uma instituição séria para herdar meus bens. Isso garantiria a continuidadade da utilidade de meus bens.


10- Filhos peraltas podem destruir objetos valiosos de meu acervo, tornando estudos e pesquisas de décadas em cinzas.


Outros motivos:

01- Meu pai, tios, tias, primos e primas são as provas vivas na minha vida que ter filhos é para qualquer bundão. Odeio aquela raça maldita e não assino o sobrenome deles.


02- Não tenho paciência para corrigir os erros de uma criança e nem para tentar educá-la como penso ser correto enquanto o mundo lhe ensina sempre o pior.


Motivos coletivos:

01- O mundo está lotado e a degradação ambiental é intensa, os recursos mundiais estão cada vez mais raros assim como a qualidade dos mesmos decai.


02- O mercado de trabalho fica cada vez mais fechado para as pessoas, não quero que meu filho seja um profissional qualificado que está desempregado ou mal empregado.


03- A estrutura necessária para criar filhos é cada vez pior, então não podemos contar com a educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e outros parâmetros.


04- Existe um número imenso de crianças carentes precisando de adoção.


05- A tendência do mundo é piorar mais e mais, isso torna a criação difícil e incerta.


imagem de Giseleks
Giseleks
No PF desde: 07/01/2010

Mais uma vez o Mensageiro falou tudo o q eu penso...

Agora faltam os ótimos posts da Kátia e da Ursula :)


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Jura que existe preconceito contra quem não quer filhos??

A minha mãe até me pedia, ma nunca me incomodou não.. nem ninguém.

Eu não sei se é o meio que vivo.. mais aberto para as escolhas pessoais..


imagem de Giseleks
Giseleks
No PF desde: 07/01/2010

Tem sim Lazevedo, e muito.

Tanto que normalmente nós que optamos por não ter filhos não podemos ficar soprando isso aos 4 ventos (principalmente as mulheres), porque corremos risco de ficar ouvindo discursos de pessoas pró-maternidade, que somos recalcados, insensíveis, frios, além dos discursos religiosos.


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Eu sempre declarei aos 4 ventos que não queria ter filhos e não recebia discurso não, acho que todo mundo me achava maluquinha e que era melhor mesmo não ter descendentes kkkkkkk

Acabei tendo, ninguém precisou tentar me catequizar pra isso, que ironia!


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Eu não quero ter filhos.

Nunca senti vontade de ser mãe. Eu, pessoalmente, ainda não sofri cobrança por causa da minha decisão, porque eu tenho 20 anos. Mas com certeza preconceito existe.

Quando se deixa bem claro que não se quer ter filhos nunca, alguns dizem que você vai mudar de idéia, que isso não é a ordem natural da vida. Como se você simplesmente não pudesse tomar a decisão de não ter filhos, como se isso fosse um ato egoísta de uma pessoa insensível.