Ser ou não ser mãe?

27 respostas [Último]
imagem de jujulete
jujulete
Offline
No PF desde: 16/09/2009

Gente preciso desabafar para vcs... :)

Já li e reli os tópicos sobre ser ou não ser mãe...mas ainda continuo em dúvida...tenho 33 anos e desde que comecei a namorar já avisava meu namorado que só teria filhos até os 30...

Como o tempo foi passando e ele não dava jeito de parecer querer algo mais sério, fui deixando...e agora que estamos morando juntos ele quer um filho...mas não sei se eu estou preparada para tal.

Tenho medo, muito medo de não conseguir sustentar, de não conseguir dar o mínimo de boa educação e cuidados com a saúde...

Por mim eu continuaria assim como está...mas quando vejo meu sobrinho de 1, 6 anos, enlouqueço...penso comigo “quero um assim para mim”, mas sei que não é tão fácil, não...sei por tudo o que minha irmã e irmãos estão passando...e vendo as dificuldades deles, fico com um pé atrás...sou muito exigente em tudo, mas também sou muito acomodada e preguiçosa...eu quero mas não corro atrás, fico esperando cair do céu...

Sei que está errado, pois se queria uma casa melhor, um emprego melhor, filhos, teria que ter corrido atrás...como todos fazem! Tenho meu apto, porém é de 1 dormitório, tenho um emprego legal, mas não paga o suficiente para me sustentar mais um filho...não sou formada, não consegui seguir em faculdade nenhuma por falta de grana e tempo para estudar...

E meu namorido tb tem um emprego legal, mas não temos expectativas de grandes mudanças...e isso me deixa triste de certa forma, porque queria poder ter a oportunidade de planejar um filho, mas do jeito que está, não posso...ou posso? Será que somente assim, com um filho a caminho iremos realmente ter ânimo para seguir adiante? Será que somente assim iremos então correr atrás do prejuízo de anos na acomodação?

Ou iremos colocar mais uma pessoa no mundo para sofrer, para não ter uma boa educação e saúde?

Estou realmente indecisa, e sinto que não posso demorar muito para me decidir...o tempo passa e depois não podemos mais voltar atrás...

Peso todos os dias os prós e contras e ainda não consegui chegar a uma conclusão...

Todos os meus 3 irmãos têm filhos, não tenho pais e minha sogra odeia crianças, muito menos a idéia de ser avó! Mas meu namorido adora criança e está o tempo todo falando em filhos, etc...já temos até os nomes, se for menino ou menina!

Outra coisa: tenho ovário policístico e sei que se decidir por engravidar vou ter bastante dificuldades...provavelmente vou ter que fazer algum tipo de tratamento...

Não sei o que pensar, às vezes acho que vou enlouquecer!


É só um desabafo...opiniões são bem vindas, assim como críticas, apoio ou “não apoio”...


imagem de annebonny
annebonny
No PF desde: 07/01/2010

Só digo uma coisa: filho não é só criança. Eu mesma adoro crianças, me dou muito bem! Mas sei que elas crescem e as coisas mudam, muitas outras responsabilidades vem junto, não só o fato de \"cuidar e amar\", digo a parte financeira mesmo e a atenção que um filho exige quando crescido... Enfim, você não vai morrer se não tiver um filho, então pra que arriscar? Qualquer coisa, se mais tarde surgir a vontade e a certeza de ter um filho, entra no processo de adoção... É difícil, mas é melhor decidir quando for a hora do que arriscar colocar uma criança no mundo agora e ver depois que não estava preparada...


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Vou responder com o coração de quem está tentando ser mãe.


Acho louvável a sua preocupação com questões financeiras e de estrutura familiar antes de ter um filho. Se todos fizessem isso, viveríamos num mundo melhor.


Por outro lado, do jeito que vc fala, parece que precisa ser rico para ter filhos, o que não é verdade! Não acho certo que miseráveis moradores de rua tenham filhos, mas vc tem casa, emprego, união estável com pessoa que também trabalha...Ou seja, vc tem o mínimo de condições para ter um filho.


Talvez não vá dar a ele uma vida de luxo e excessos, mas quem precisa disso? A criança precisa de um lar estruturado, pais atenciosos e estímulos. Pronto! E criança também precisa ser amada e desejada! Aí é que está...


Até que ponto vc deseja ter um filho? Isso é uma coisa que só vc poderá saber. Acho que esse é o verdadeiro X da questão. Pense nisso.


Boa sorte!


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

Na boa: ter filho, pra quê?

Pq teu marido quer? Pq é assim que é pra ser?

Se vc é uma pessoa que preza a liberdade, o sossego e a individualidade, aconselho que não tenha filhos. Além do que o mundo já está bem cheio de gente!! Te garanto que uma cabeça a mais não faz falta nenhuma neste mundo. Pensa nisso e até mais...


imagem de jujulete
jujulete
Offline
No PF desde: 16/09/2009

Annebonny, Nandablue e Jalia...eu penso um pouco como cada uma de vcs, acho que é por isso a minha indecisão...e acho que é por isso que eu ainda não tive filhos...eu prezo o meu sossego, liberdade e individualidade, mas também desejo o sabor de ser mãe, do amor de mãe, muito embora eu ainda não consiga me ver com um filho no colo!

O meu maior medo, como falei é deixar o tempo passar e chegar lá na frente, me sentir preparada e não poder ter mais...ainda mais com esse problema de ovário policístico...

Nanda, sei que vc tem tb esse mesmo problema, como está reagindo a isso, tem esperanças? Será que vai ser fácil?

O meu médico disse que após para de tomar o anticoncepcional, dentro de três meses poderei engravidar, mas eu não sei não...já li a respeito e sei que não é tão barbada assim não...e não quero sofrer, criar expectativas e me decepcionar...

Nossa, como é difícil!


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Querida!


Claro que eu tenho esperança! Melhor que isso, eu tenho certeza que vou conseguir! Claro que tenho momentos em que fico insegura, mas depois passa!


Conheço inúmeras mulheres que têm esse problema e engravidaram...É um distúrbio que pode causar uma certa infertilidade, mas não esterilidade!!!


Há alguns poucos anos atrás, eu me benzia com o sinal da cruz quando vinha o assunto de ter filhos. Eu dizia que, no momento, não queria, \"Deus me livre!\", exclamava. Mas eu tinha certeza que era por que ainda não tinha chegado o meu momento. Naquela época, não havia espaço em minha vida nem na minha rotina para um bebê. Eu estava num momento \"egoísta\", não tinha como me doar para outra pessoinha. Precisava curtir ainda muitas coisas, investir em outras áreas...


Agora sinto que chegou a minha hora. Sei que o mundo está super povoado, que existe violência, que a vida não está fácil, etc, etc, etc... Mas a maternidade é um instinto que, quando se manifesta, é realmente forte. Faz parte da sobrevivência da espécie, não é mesmo?


No meu caso, está sendo tudo muito pensado, planejado e desejado. Um filho não será um acidente ou um acaso na minha vida. É um projeto para o qual estou me preparando! Quero cumprir com esse papel , dedicar-me para isso. Quero viver as dores e as delícias de ser mãe. Quero viver essa experiência que considero única. Esse amor que não pode ser comparado à nada.


Óbvio que tem o lado difícil, mas o que não tem? Tudo na vida é uma questão de escolha. Não acho que eu vá ter perdas importantes que me façam pensar em não seguir adiante. Caso contrário, não teria um filho. Acho que, quem pensa dessa forma, está coberto de razão em não querer filhos.


Por isso eu disse: pense bem! Vc e o seu companheiro. Se decidirem não ter, não se culpe nem se sinta arrependida! Cada um faz a sua escolha e trilha o seu próprio caminho! A mulher não é menos importante se não for mãe!


Se decidir ter, conte comigo para trocar muitas idéias sobre ovários policísticos, tratamentos, gravidez, bebês e tudo mais!


Bjs


imagem de love
love
No PF desde: 30/03/2010

Nossa Jujulete vc fala de um jeito como se p criar um fil\'ho precisasse de milhões pega leve n é bem assim, vc trablha seu marido tb acredito pelo q li q n é dos piores salários dá p terem filhos sem problemas a menos q vc tenha em mente uma forma diferente de criar seu filho, claro n vamos colocar alguém no mundo para passar necessidades(mas n me pareceu seu caso), enfim na minha opinião tá mais do q na hora de engravida vc gosta de crianças seu marido tá louco por esta realização pode ter pq não?Ah só uma coisa n pense em crescer profissionalmente depois de ser mãe(isso só seve p vc), talvez seu esposo se empenhe mais em qualificar-se p dar uma vida melhor ao filho, mas p vc cara amiga tdo ficará mais complicado um filho requer mto d nosso tempo e dedicação, já q vc demorou p ser mãe está planejando tdo tao direitinho, dedique-se a ele de todo o coração,mas olha é maravilhosooo eu recomendo bjus boa sorte...


Aquiles
No PF desde: 22/07/2010

Bom Dia!

Jujulete,pelo que li vc pergunta e ao mesma tempo já da a resposta, se eu quisesse isto... teria que ter aquilo... , vc mesma se autocritica, sou casado e tenho 03 filhos , João Vitor (2 aninhos completados 29/10),Sofhia(03 anos) e Matheus (06 anos), planejamos os dois primeiros o Joãozinho foi \"descuido\", mas quando chego em casa e ele vem me receber sorrindo e me chamando de papai , isto me enche de alegria e agradeço por ter ele junto na familia, e esta alegria é o combustível para \"levantar cedo\" e dormir tarde , muuuiiitoooo tarde, trabalho e estudo, esta convivencia de familia faz milagres, a gente arranja forças para buscar nossos sonhos.Vc tem medo de não estar preparada financeiramente pelo que li em seu desabafo, mas acredite , se esperar para \"melhorar\" de vida acabará não sendo \"mamãe\". Imagine o tempo com seu filho ao seu lado, creche,escola,fraldas,colicas na madrugada,leite,hospital,consultas, etc.. vc vai atras e consegue e depois olha para aquele rostinho lindo e maroto e ouve:te amo mamãe! Agora se imaginar sem o filho: pra quê? , Meu Deus! Isto é pra maluco! tô fora! Nem pensar! Com certeza será assim. Quando pensamos que estamos preparados é aí que vemos que não sabíamos nada!! O amor de pai ou mãe para o filho é uma gasolina que não acaba, pois toda vez que olhar para sua prole, conversar ou ouvir seu choro sentirá vontade de fazer tudo de novo! Mas primeiro veja que seu relacionamento está \"firme\" , isto sim deve ser \"pensado\", pois nenhum filho quer ficar sem pai ou mãe, se não tem certeza de sua relação, aí te digo não faça nada, resolva primeiro . Quando chega o dia dos \"pais\" na creche eles fazem comemoração,e vejo os olhares daquelas crianças que o \"pai\" não esta presente, ou a \"mãe\" , por serem separados, é frustante, tento tb agradá-las, mas não é a mesma coisa.Portanto aconteça o que acontecer não engravide sem ter uma relação \"firme\" eu disse: FIRME de firmesa, onde há duvidas, não ultrapasse, lembra deste aviso?E é bem assim não cause um desastre se pode evitá-lo! O resto é como te disse, vc recebe a \"gasolina\" que vai te dar coragem,força e tudo mais que possa imaginar. Detalhe tenho 40 anos e minha rainha 32. Estamos há 18 anos juntos.Abraços .


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

Jujulete: eu quero te cumprimentar pela responsabilidade que demonstra antes de tomar um passo sério e irreversível. Se todos pensassem assim, teríamos menos crianças abandonadas e desemparadas.


Filho tem que se planejado, pois o casal deve provê-lo de todas as condições para se desenvolver bem. O início esta dentro de casa e a seqüência é fora.


É preciso querer e amá-lo mesmo antes da gestação.


Depois, ele vai precisar de alimento, roupa, espaço físico adequado para se desenvolver bem e que muda a cada fase do crescimento, plano de saúde, escola, etc. Tudo tem custo e é preciso estar preparado.


Além disso...ele vai necessitar de tempo do casal para orientá-lo na vida...e essas missões só acabam com a morte!


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Juju isto e algo que so vc pode DEFINIR ninguem mais, nao existe como dizer sobre a DOR e a DELICIA de se ter um filho, so tendo ou nao tendo.


:-)


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

Amiga,


Acho que na verdade, ninguém vai se achar totalmente \"preparado\" para ser pai ou mãe...Mesmo que tenha 50 anos, rs. È sempre uma novidade e a preparação, a experiencia, vêm com o tempo e o cotidiano...Também como o Aquiles disse, acredito que em alguns casos, se ficarmos esperando (o emprego, a oportunidade certa) nunca seremos pais, pois como seres humanos, jamais deixamos de fazer projetos de vida.

Discordo totalmente que após ser mãe, vc deva desistir de crescer profissionalmente. É uma posição um tanto machista achar que a vida feminina acabou após a maternidade e que é o marido quem deve ser o provedor. O mundo continua andando e as mulheres crescendo profissionalmente com ou sem filhos. E acredito que isso também venha com o tempo, a capacidade de administrar a rotina e a disciplina.

Se vc se sente segura com seu marido, te digo que o que mais uma criança precisa no mundo é amor, ser desejada. Como o Aquiles disse, não há combustível melhor do que esse para que nos empenhemos nas demais esferas da vida.

bjs e seja feliz.