Ser ou não ser mãe?

27 respostas [Último]
imagem de jujulete
jujulete
Offline
No PF desde: 16/09/2009

Boa noite pessoal,


Passei o fim de semana todo pensando em tudo isso, como fiquei no sítio e longe da web, só pude ler as respostas agora.

Então, o que o Aquiles falou sobre relacionamento é imprescindível, e hoje mesmo tive uma conversa com meu namorido a respeito disso, sobre nossa convivência, sonhos, vontades e futuro...

Como estou há somente alguns meses levando realmente \" a sério\" essa questão filhos, ainda não amadureci minhas ideias, e o que vcs têm me dito aqui é maravilhoso, são opiniões diversas que ajudam, não somente a mim, mas a qq outra pessoa que esteja com essa dúvida.

Eu tenho certeza de que serei uma boa mãe assim como tenho certeza que meu companheiro será um bom pai, o que realmente me preocupa é o futuro, mas como disseram, não posso ficar esperando acontecer para poder me resolver, não é?

E, realmente, Aquiles, me autocritico muito, sempre, para todas as áreas de minha vida e já deixei várias coisas para trás por causa disso.

Belle, eu tb acho que poderia seguir trabalhando mesmo sendo mãe, porém tb acredito que a criança precisa da nossa companhia diária, e sempre pensei comigo mesma que acho uma tristeza deixar um nene em uma creche qq por horas e horas aos cuidados de terceiros, ele precissa de nós, de nosso tempo, de nossa dedicação, por isso eu não consigo me ver trabalhando 8hs por dia e ver meu nene somente à noite. Isso tb está sendo um sacrifício aceitar, sabe? Porque por mais que eu me esforce, ainda terei que seguir trabalhando.

Como eu disse, estou amadurecendo a ideia, sinto que preciso ser muito responsável ao tomar qq decisão!


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

jujulete,


Concordo que crianças precisam de nossa companhia. E como! A mãe é tudo no olhar de uma criança. Tenho um de oito meses e estou aprendendo como é...Mas escolhi uma profissão que me dá a possibilidade de trabalhar boa parte do tempo em casa, o que tem vantagens e desvantagens. Mas ainda assim, tenho minha sogra com quem contar ao menos duas vezes por semana para me ajudar. Mas não descarto a possibilidade de coloca-lo numa creche meio periodo após completar um ano, o que me possibilitará estudar para os concursos que almejo (não estou num ponto que considero ideal na minmha carreira). Aconselho a pensar bem nisso tudo, inclusive se terá alguém para ajuda-la nos primeiros meses, coisa que para mim foi fundamental...Beijos


imagem de jujulete
jujulete
Offline
No PF desde: 16/09/2009

Oi Belle,


Não tenho mãe e como disse no início, minha sogra além de não gostar de crianças, já disse para todos ouvirem e em alto e bom som que nunca ajudará, se quer ter filho vai ter que se virar...

Tenho minha irmã, que é dona de casa, mas tem 2 filhos, um de 6 anos e outro de 1,6 anos, seria a única para me ajudar e graças a Deus temos uma relação maravilhosa e sei que poderei contar com ela para o que precisar, desde que não a atrapalhe, não é?

Não sou formada, trabalho num escritório e pretendia um dia voltar aos estudos, mas ainda assim, pela minha idade, filhos vêm em primeiro lugar!


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

jujulete,


Como sei que a coisa está dificil por aí, eu te aconselharia a tentar concluir uma faculdade antes, o que te possibilitará ascender profissionalmente ou mesmo prestar concursos (memso que pare por um certo tempo para cuidar de filhos).

Olha, adiar filhos não é ruim, hoje a medicina tem muitos recursos para isso. Idade para conceber e gravidez de risco hoje em dia é muito relativa. Conheço pessoas que na casa dos 40 anos conseguiram engravidar por métodos naturais.

Pense bem, pois ter filhos é gratificante sim, mas ao mesmo tempo vc pode se frustrar por ser \"só mãe\", e não ter perspectivas de crescimento profissional.

Beijos e fique na paz,


imagem de Eisbrecher
Eisbrecher
No PF desde: 15/12/2009

Olha, se não se sente preparada não tenha.

Além do mais, ter para os outros cuidarem é muito fácil....

Não pense só em vc ao ter filhos, pense no futuro. Não seja egoísta como muitos são. Os filhos são para o mundo...


Manali
No PF desde: 05/11/2010

Olha é de e o que vou te dizer.Ser mãe tem que ser um dom,se vc gosta de criança,tem muuuuuuuuuuuuita paciência,vá em frente.Pois uma criança em casa é uma benção.Não sou mãe ainda,mas to querendo ser.Dificuldades em qlqr setor da vida vc terá,e com certeza vai saber superar.Esse bebê vai ser o seu principal motivo,pra querer crescer no profissional,como ser humano,vc vai conhecer o verdadeiro sentido da palavra \"amor\".Pense em tudo que te falaram aqui,e decida o que for melhor...boa sorte.bjus!!!


Ca_2010
No PF desde: 14/06/2010

Que conversa estranha essa tua...

Quer melhorar de vida (se formar, mudar de emprego, evoluir) mas não faz nada pra isso?

Com certeza ter um filho não vai te ajudar em nada nesse momento! Vão aumentar despesas, te tomar tempo, te deixar cansada...

Falo de experiência própria: ainda não estava formada quando meu filho nasceu e eu e meu marido ganhamos o mesmo salário (ou seja, se eu parasse de trabalhar a renda da família cairia pela metade.) Tive que lidar com trabalho, faculdade, marido com ciúmes de filho, culpa por passar pouco tempo com ele... e por aí vai. Malabarismo total!


Mas o principal nisso tudo é: apesar de achar que ninguém nunca vai estar pronto para ser pai/mãe (por mais que queiram, se preparem, se informem, tenham dinheiro) garanta pelo menos que vai ter as condições mínimas para sustentar o rebentinho e que ele é realmente querido!


imagem de † Morgana †
† Morgana †
No PF desde: 16/02/2011

Oi Jujulete!


Olha, faço de minhas palavras as da Si Cal.

Eu particularmente não quero. Nunca tive o desejo de ser mãe e além disso, sei do tamanho da responsabilidade q é ter um filho.

No entanto, se eu fosse vc colocava essa dúvida nas mãos de Deus. Peça a Ele q te oriente; coloque todas suas dúvidas e medo diante do Pai e descanse. Logo terá certeza do q quer.

Felicidades e Deus abençoe!

bjux =0*

† Morgana †


imagem de Gisinha
Gisinha
No PF desde: 05/03/2009

Jujulete, vou te dizer uma coisa...

se com 33 anos vc ainda não se sente preparada, então é por que vc não nasceu para ser mãe, e te digo mais... Ninguém é obrigada a ser mãe, vc não é obrigada a ter filhos... Por exemplo, eu optei por não ter filhos e nem por isso me sinto infeliz...

O importante nesta vida é sermos felizes, não importa como, com filhos ou sem filhos...

Se o seu namorado insisti muito em ter filhos e vc não os quer, então o problema não é mais seu e sim do seu namorado, e ele tem duas opções... ficar com vc e não ter filhos ou procurar sanar esse desejo com outra mulher... Se ele escolher a segunda opção, paciência, nada melhor do que fazer a sua vontade, nada paga isso, nem mesmo o seu relacionamento...


beijos! boa sorte!


anapaula.dantas
No PF desde: 12/03/2011

Oi Jujulete,


Essa questão de ser ou não ser mamãe é realmente complicada. Vou colocar minha opinião pessoal. A maior parte dessa dúvida ou ansiedade que é gerada dentro de nós pode vir, em parte, da pressão que vêm da sociedade e até de nossa família, por causa de uma questão cultural. Existem algumas condutas ou formas de se viver a vida que a sociedade, em sua maioria, consideram como a \"regra\". Há uma sequência natural de coisas que devem acontecer, e que a sociedade como um todo acredita que é certo ou correto, por exemplo: estude, faça uma faculdade, arrume um bom emprego, encontre uma pessoa, case-se, tenha filhos, crie seus filhos com empenho e dedicação, seja uma mulher e esposa dedicada e assim por diante. Claro que a sociedade atual têm adquirido muitos novos conceitos, e outras filosofias de vida estão tomando o lugar de antigos costumes. Hoje em dia, a \"moda\" são casamentos relâmpagos (assim como divórcios-relâmpagos), maternidade (ou paternidade) independente, liberalidade em relação às restrições impostas aos filhos, a legalização daquilo que era \"imoral ou proibido\" no passado e por aí vai.


No fim, cada comunidade ou cada família adota seus próprios critérios e regras para conduzirem suas vidas de acordo com o que acredito ser bom, agradável ou conveniente para si mesmos. Lembrando que toda ação gera ou reação, ou seja, todos os nossos atos e decisões geram consequências que deveremos colher, inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde. O nosso futuro é resultado ou consequência das atitudes que tomamos hoje.


Com a decisão de ter filhos, não é diferente. Ter ou não filhos é uma decisão importante, que envolve outras vidas e que vale a pena ser decidido levando-se em conta todos os fatores importantes: a vida do casal, os objetivos do homem e da mulher, a situação financeira da família e a consciência de que ter um filho significa colocar um novo cidadão no mundo, que enfrentará os mesmos desafios que enfrentamos, comuns a todos os seres viventes, em maior ou menor proporção. Todos nós chegamos à este mundo sem pedir, e saímos dele sem desejar. Esse fato aumenta ainda mais a nossa responsabilidade na decisão de gerar uma vida.


Há quem deseja ter um filho para satisfazer o desejo de exercer a maternidade. Nada de errado com isso. Entretanto, a satisfação pura e simples desse desejo não isentará a mãe, ou os pais, de exercerem também o ofício de pais e educadores, porque eles serão responsáveis por formar um indivíduo que não estará fazendo parte apenas da família, mas também da sociedade.


Existem casais que optam por não ter filhos. Outros, decidem pela adoção. Há casais com vários filhos, e outros que preferem ter um único filho. Em cada situação vale a pena analisar sua própria condição e fatores, que ajudação na tomada desta decisão. Em seu caso, como vocês estão em um fase instável na parte da economia familiar, e estão indecisos sobre a condição do emprego, pode ser que ter um filho exigirá de vocês algumas despesas com os cuidados iniciais, embora nessa fase é comum recebermos ajuda de amigos e familiares. Nem sempre as dificuldades virão, e a situação pode mudar, para melhor. Quem saberá?


Descansem seus corações e silenciem a mente, e procurem acalmarem-se para que vocês tenham a resposta dentro de si mesmos. Não deixem a pressão externa tomar a decisão por vocês. Considerem a situação atual em que vocês estão, e coloquem em mente que vocês desejam proporcionar a melhor condição possível para seu filho, se ele vier. Todas as pessoas, desde que nascem, merecem ter o mínimo necessário para crescerem com saúde física, mental e emocional, e para isso a condição dos pais é importantíssima. O seu filho precisará e dependerá dos pais durante vários anos, materialmente e emocionalmente. Um filho sempre é uma benção e uma herança que nós temos, uma dádiva de Deus e um presente. Tendo essas coisas em mente, sua decisão será mais acertada.


Beijos

Ana Paula

http://www.eroupasdebebe.com