Preciso ajudar minha filha a superar a minha separação

18 respostas [Último]
imagem de Jane Lucely
Jane Lucely
Offline
No PF desde: 19/06/2013

Olá, estou separada há um mês e minha filha de 10 anos não está lidando bem com isso, aliás nem eu. Ela está triste, ás vezes tem crises de raiva e fica muito nervosa. Ela não desabafa comigo e eu vejo a tristeza nos olhos dela. Tá doendo tanto em mim ver ela desse jeito. O pior de tudo é que meu ex marido pra evitar de falar comigo, liga pra ela e manda recado. Sei que se eu for falar com ele pra falar direto comigo ele vai dizer que é pretexto pra gente conversar. Estou preocupada, não sei como lidar com isso.Me ajudem por favor. Não tem coisa pior pra uma mãe ver um filho sofrer, preciso fazer alguma coisa mas não sei como ...


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

A sua filha precisa de ajuda psicológica... Ela não vai conseguir lidar com isso sozinha e nem vc... Então surgiro que procure ajuda qto antes melhor... Só assim vai conseguir resolver..


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

Vc tem condições de procurar ajuda psicológica? Depois da separação, eu fiz acompanhamento psicológico e pedi para a terapeuta avaliar a minha filha mais velha, na época com 7 anos.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Jane,


A melhor forma de vc ajudar a sua filha é procurar um psicólogo para ela se tratar.


Separação é doloroso para todos os lados (filhos, marido e esposa) mas com o tempo, tudo se ajeita.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Além do psicólogo muito amor, carinho e respeito por este momento.

Vc consegue dialogar com ela? Se ela se fechar, respeite. Mas deixe claro que a ama, que entende a dor dela e que está ali para o que ela precisar.


imagem de JGabriel
JGabriel
No PF desde: 04/01/2010

Ela se espelha em você, invariavelmente. Ela só tem como referência seus exemplos.

Se você fica mal, como quer que ela, que depende de você, se sinta bem?

Você precisa se fortalecer, assumir as rédeas de suas vidas e se manter forte, o tanto quanto possível.

Ela precisa sentir sua força, seu apoio mais até do que suas palavras.


Você e seu ex-marido devem sempre se lembrar que ela é uma criança, que deve ser respeitada como criança, com atribuições pertinentes a uma criança. Nunca diga nem deixem dizer a ela o tal "cresça", ela vai crescer sim no tempo certo.


Muito nocivo usar ela como pombo correio. Vocês precisam ser adultos e dar um jeito de se entender, nem que pra isso percam todo o contato.

E sem resistência. Ela sente mais do que vocês os conflitos... tente manter o ambiente dela calmo pra que ela seja calma.


Tudo isso vai ter significado na vida dela no futuro. É importante minimizar os traumas o máximo possível.


imagem de Jane Lucely
Jane Lucely
Offline
No PF desde: 19/06/2013

A minha maior preocupação é que essa situação reflita negativamente na vida dela.


imagem de Baunilha23
Baunilha23
Offline
No PF desde: 07/05/2013

Vc tem q procurar uma ajuda piscologica e ser franca com ela. diga q vcs continuam a ama-la e q não deixaram de ser os pais dela apenas não há mais amor entre vcs dois e q vc tb esta sofrendo mais q esta decisão foram de vcs dois e q não eram felizes juntos e q consequentemente ela não seria feliz vivendo em desarmonia. e com o tempo tudo se ajeita!


imagem de Laloca
Laloca
No PF desde: 17/03/2010

Acho que o maior erro dos pais ao se separarem é isso, fazer o filho de mensageiro... A briga/separação foi entre vocês adultos, ela tem que ser criança. seu ex que honre as calças que veste e pare de usar a menina...

Cabe a você dizer isso a ele, de forma madura e adulta!!

Assim como já falaram, você tem que procurar ajuda psicológica e também explicar a ela que o amor de vocês dois por ela não vai mudar, que as vezes pais funcionam melhor separados, pra evitar brigar na frente dela, pra conseguirem manter a amizade e o respeito que tem um pelo outro afinal, sem ele você mesma não teria ela néh??

E por favor, não caia na asneira de falar mal do pai dela na frente dela, isso é muuuuuuuito feio e pode deixar sua pequena ainda mais brava/magoada com todo mundo e isso pode ser perigoso, além de poder ser encarado como alienação parental...


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

comece não permitindo que ela vire pombo correio....


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Mas que importância tem o que ele vai pensar ou deixar de pensar se a sua filha está sendo usada de mensageiro? A separação é de vcs 2, ela TEM OBRIGATORIAMENTE que ficar neutra.


Se vc não consegue superar a tristeza passa para ela. Procure uma terapia para duas. Se vc não tem condições de pagar, alguma faculdade de psicologia perto de vc deve oderecer esse serviço para comunidade.