Por que as crianças francesas não possuem Déficit de Atenção?

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kvet
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Como é que a epidemia do Déficit de Atenção, que tornou-se firmemente estabelecida em vários países do mundo, foi quase completamente desconsiderada com relação a crianças na França?

Nos Estados Unidos, pelo menos 9% das crianças em idade escolar foram diagnosticadas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), e estão sendo tratadas com medicamentos. Na França, a percentagem de crianças diagnosticadas e medicadas para o TDAH é inferior a 0,5%. Como é que a epidemia de TDAH, que tornou-se firmemente estabelecida nos Estados Unidos, foi quase completamente desconsiderada com relação a crianças na França?

TDAH é um transtorno biológico-neurológico? Surpreendentemente, a resposta a esta pergunta depende do fato de você morar na França ou nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, os psiquiatras pediátricos consideram o TDAH como um distúrbio biológico, com causas biológicas. O tratamento de escolha também é biológico – medicamentos estimulantes psíquicos, tais como Ritalina e Adderall.

Os psiquiatras infantis franceses, por outro lado, vêem o TDAH como uma condição médica que tem causas psico-sociais e situacionais. Em vez de tratar os problemas de concentração e de comportamento com drogas, os médicos franceses preferem avaliar o problema subjacente que está causando o sofrimento da criança; não o cérebro da criança, mas o contexto social da criança. Eles, então, optam por tratar o problema do contexto social subjacente com psicoterapia ou aconselhamento familiar. Esta é uma maneira muito diferente de ver as coisas, comparada à tendência americana de atribuir todos os sintomas de uma disfunção biológica a um desequilíbrio químico no cérebro da criança.

Os psiquiatras infantis franceses não usam o mesmo sistema de classificação de problemas emocionais infantis utilizado pelos psiquiatras americanos. Eles não usam o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders ou DSM. De acordo com o sociólogo Manuel Vallee, a Federação Francesa de Psiquiatria desenvolveu um sistema de classificação alternativa, como uma resistência à influência do DSM-3. Esta alternativa foi a CFTMEA (Classification Française des Troubles Mentaux de L’Enfant et de L’Adolescent), lançado pela primeira vez em 1983, e atualizado em 1988 e 2000. O foco do CFTMEA está em identificar e tratar as causas psicossociais subjacentes aos sintomas das crianças, e não em encontrar os melhores bandaids farmacológicos para mascarar os sintomas.

Na medida em que os médicos franceses são bem sucedidos em encontrar e reparar o que estava errado no contexto social da criança, menos crianças se enquadram no diagnóstico de TDAH. Além disso, a definição de TDAH não é tão ampla quanto no sistema americano, que na minha opinião, tende a “patologizar” muito do que seria um comportamento normal da infância. O DSM não considera causas subjacentes. Dessa forma, leva os médicos a diagnosticarem como TDAH um número muito maior de crianças sintomáticas, e também os incentiva a tratar as crianças com produtos farmacêuticos.

A abordagem psico-social holística francesa também permite considerar causas nutricionais para sintomas do TDAH, especificamente o fato de o comportamento de algumas crianças se agravar após a ingestão de alimentos com corantes, certos conservantes, e / ou alérgenos. Os médicos que trabalham com crianças com problemas, para não mencionar os pais de muitas crianças com TDAH, estão bem conscientes de que as intervenções dietéticas às vezes podem ajudar. Nos Estados Unidos, o foco estrito no tratamento farmacológico do TDAH, no entanto, incentiva os médicos a ignorarem a influência dos fatores dietéticos sobre o comportamento das crianças.

E depois, claro, há muitas diferentes filosofias de educação infantil nos Estados Unidos e na França. Estas filosofias divergentes poderiam explicar por que as crianças francesas são geralmente mais bem comportadas do que as americanas. Pamela Druckerman destaca os estilos parentais divergentes em seu recente livro, Bringing up Bébé. Acredito que suas idéias são relevantes para a discussão, por que o número de crianças francesas diagnosticadas com TDAH, em nada parecem com os números que estamos vendo nos Estados Unidos.

A partir do momento que seus filhos nascem, os pais franceses oferecem um firme cadre – que significa “matriz” ou “estrutura”. Não é permitido, por exemplo, que as crianças tomem um lanche quando quiserem. As refeições são em quatro momentos específicos do dia. Crianças francesas aprendem a esperar pacientemente pelas refeições, em vez de comer salgadinhos, sempre que lhes apetecer. Os bebês franceses também se adequam aos limites estabelecidos pelos pais. Pais franceses deixam seus bebês chorando se não dormirem durante a noite, com a idade de quatro meses.

s pais franceses, destaca Druckerman, amam seus filhos tanto quanto os pais americanos. Eles os levam às aulas de piano, à prática esportiva, e os incentivam a tirar o máximo de seus talentos. Mas os pais franceses têm uma filosofia diferente de disciplina. Limites aplicados de forma coerente, na visão francesa, fazem as crianças se sentirem seguras e protegidas. Limites claros, eles acreditam, fazem a criança se sentir mais feliz e mais segura, algo que é congruente com a minha própria experiência, como terapeuta e como mãe. Finalmente, os pais franceses acreditam que ouvir a palavra “não” resgata as crianças da “tirania de seus próprios desejos”. E a palmada, quando usada criteriosamente, não é considerada abuso na França.

Como terapeuta que trabalha com as crianças, faz todo o sentido para mim que as crianças francesas não precisem de medicamentos para controlar o seu comportamento, porque aprendem o auto-controle no início de suas vidas. As crianças crescem em famílias em que as regras são bem compreendidas, e a hierarquia familiar é clara e firme. Em famílias francesas, como descreve Druckerman, os pais estão firmemente no comando de seus filhos, enquanto que no estilo de família americana, a situação é muitas vezes o inverso.


http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/deficit-de-atencao-nas-criancas-francesas.html


Quem diria, e não é que nossos pais e avós podem estar certos!! Uma boa palmada na hora certa e alguns NÃOs ditos quando necessário e sem culpa não os livram somente da delinquência, mas de um possível TDAH...

O site não é médico e nem de renome. Mas se formos parar para pensar existe um pouco de lógica em tudo que está escrito, pelo menos para mim. Crianças que crescem com seus limites claros e amadas, teoricamente possuem mais equilíbrio emocional que as que têm uma educação onde o NÃO parece ser proibido e os limites inexistem.

Vemos isso no dia a dia e aqui no site toda hora. Adolescentes que acham que o mundo começa e termina nele próprio, incapazes de lidarem com a rejeição, com as opiniões contrárias..

Acho que está na hora de pais, educadores e profissionais se perguntarem o pq disto. O motivo que leva nossas crianças e jovens cada vez mais cedo às drogas, a depressão, a uma insatisfação que parece não ter explicação nenhuma, afinal a maioria desses jovens são de classes privilegiadas. Não estamos falando dos que passam fome, frio, privações cruéis. Estavam nos referindo aos nossos filhos, filhos de amigos, parentes, amigos dos nossos filhos.

Será que a educação que recebem pode ser uma das causas que contribuem para isso tudo?


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Nary
No PF desde: 20/08/2008

Boa pergunta....


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Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

É uma serie de coisas juntas e misturadas, culturas, educação, forma de encarar a vida, pais e maes, de fato acho que hj tem muita psicologia para dizer o que e certo e errado... oq é certo ou errado? alias.


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Ro Samy
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No PF desde: 24/11/2012

Interessante, eu já li muito sobre a forma de educar dos franceses.

E posso dizer que educo meus filhos "a francesa"......


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fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Ótimo artigo! Já tinha lido algo à respeito da educação francesa, e me lembro de terem mencionado esses métodos, resultando em pais e crianças mais tranquilas. Não tenho filhos nem nunca lidei muito com crianças, mas, tirando o fato de deixar chorando quando a criança passa dos 4 meses (sei lá, acho cedo demais, mas emfim, é só um detalhe), o resto parece um caminho bastante simples.


Não precisa de disciplina militar, só estabelecer e seguir, com firmeza, algumas regras e limites básicos. Com certeza não deve ser fácil, pois teríamos que resistir a manhas, dengos, birras, ataques de fúria... mas creio que, na maior parte dos casos, faz toda a diferença no que a criança será no futuro e de como lidará com frustrações ao se tornar adulto.


Quanto ao diagnóstico de TDAH, é fato que há um uso desenfreado de medicamentos. Não sei sobre dados estatísticos sobre a prescrição dos mesmos aqui no Brasil, mas é fato que esse transtorno parece estar na moda e que muitas crianças os estão tomando, na maior parte das vezes, sem necessidade. Li isso em um blog (não lembro o qual, vou procurar o link e tentar postar depois) e só tive a concordar. O problema é que muitos pais não sabem como lidar com os problemas de seus filhos, daí os levam ao psicólogo, que passa a bola pro psiquiatra, que, ao ver que não um resultado imediato, toca ritalina goela abaixo. E isso às vezes vem somado também à incapacidade de algumas escolas de lidar com crianças-problema, e logo aconselham os pais a investigar um possível TDAH. O pior de tudo é que tais remédios não são pouca coisa, e podem causar uma série de efeitos colaterais.


Tentar tratar ao máximo a criança com terapias psicológicas é o mínimo que se pode fazer. Medicar, só se fosse um caso de uma criança super-hiper-problemática!


Não foi o que eu tinha lido anteriormente, mas esse blog faz algumas observações interessantes sobre o assunto: http://ninataboada.com/2011/06/14/tdah-ou-pais-sem-limites/


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Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Temos dentro deste cenario de discussão dos valores de hoje, primeiro dois pilares...


Os filhos de pais que não tem estrutura alguma de fato... estrutura basica de saude, alimentação, educação etc.. etc... e é claro que a coisa aqui e mais complicada, mas não diria que é pre requisito para dar merda... tem varios filhos de pessoas assim que são uma belezinha... pois a educação basica de fato e prestada...existe sim amor e carinho tb nesta familia...


e agora temos o pilar dos "Pais Bons".... que tem condições de fornececer basicamente toda a estrutura para formar adultos saudaveis, felizes, etc...


Mas.... que estrutura e esta?? Boa Escola, boa alimentação?? boa saude?? cade o tempo a ser gasto na educação? tempo para discutir oq pode ou não pode ser legal, o que "deveria ou não" ser feito, o tempo para correr na rua, ralar o joelho, jogar domino, quebrar a perna por subir na arvore....


Hoje a "vida moderna" e desculpa para DELEGARMOS aos outros aquilo que somente nos podemos dar aos nossos filhos... AMOR, CARINHO, e principalmente ATENÇÃO... ah... como e dificil nossos filhos terem nossa ATENÇÃO.... nosso OUVIDO... eles tem tudo... nossa alma, nosso corpo... NOSSOS OLHOS ENTÃO... e o que mais eles tem.... mas e nosso OUVIDO???? vixi... sei lá... depois termino...


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Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Finalmente uma pesquisa provando o elementar: diciplina é algo importantíssimo na formação das crianças, e uma boa palmada bem direcionada pode eliminar dissabores pesados tanto para a criança como para os pais no futuro.


Um pouco de luz, dados e estatísticas para as pessoas que se sentem "repugnadas e violentadas" na simples menção de ouvir que uma criança sofreu as consequências da sua rebeldia renitente - castigo físico COERENTE para recolocar o infante terrible de volta aos eixos da boa educação.


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Eis
No PF desde: 24/05/2011

Não me lembro se as bofetadas, beliscões, cintadas, palmadas, chineladas que levei da minha mãe me ajudaram em aluguma coisa na vida...

Ah, sim! Lembrei: sentir MEDO!!! Ajudou a sermos "próximos", ela mora na casa dela eu na minha, beeeeem longe. Somos bem "afetuosos" tb, qdo nos encontramos, um "oi" e "tchau" já bastam... Ajudou a me manter na terapia, tb. Uma "beleza" de criação que ela me deu! hehehe (risada amarela).


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_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

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Na medida em que os médicos franceses são bem sucedidos em encontrar e reparar o que estava errado no contexto social da criança


acho que a grande diferença é a cultura imediatista americana (vide fast-food e a obesidade).... se concentram mais na necessidade e vontades do que aqui e agora do que na procura mais aprofundada das causas....

além de ser muito mais 'fácil' dar o que a criança quer (para faze-la calar a boca) ou entupir com medicamento para ela se aquietar e os pais e mães poderem ficar na frente da TV ou PC, do que dar atenção e cumprir com a rotina e disciplina que um filho necessita...

mas aí entra a questão que sempre levanto: estariam estas pessoas preparadas emocionalmente para serem pais e mães? ou continuam achando que o 'instinto' resolverá tudo? afinal para alguns se dão comida e um teto pra morar já fazem o necessário...


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Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Pois é... mas sera que são as crianças que tem tudo facilmente, ou nós queremos facilitar nossas vidas, facilitando???


Ah... esta merda de ACHAR lindo uma criança de 05/06/07 anos falando ingles, frances, fazendo curso disso, daquilo...

*teoria de não ter tempo ocioso (o nosso é claro) acredito que a criança desta idade tem que ter OCIO SIM, OCIO gerando bagunça, OCIO gerando descoberta do tatu bolinha no jardim, OCIO para gerar o BRINCAR... mas a nós é mais "lindo" colocar ela em varios cursos... ahhh estou dando uma OTIMA EDUCAÇÃO A ELA (intrisicamente... estou com TEMPO PARA MIM).


Ah... esta merda de querermos botar responsabilidades absurdas sobre nossas crianças.... AFINAL uma criança bem responsavel não gera conflito né não... (e como nao conseguimos lidar nem mesmo com os nossos oq dizer sobre os conflitos de nossos pequenos (CONFLITOS ESTES NECESSARIOS para o aprendizado...)


Ahhh esta merda de querermos vestir nossos pequenos com as roupas mais bonitas, mais legais... video game então... que MARAVILHA, quando o serzinho cresce neste mundo... ai vem a merda... AHHH ele nao sai de frente da tv, ele nao consegue viver a vida real... (pois é nos contribuimos muito para que esta vida nao existisse, POIS em um determinado momento... era tão bom.... a tranquilidade....


PACIENCIA - AFETO - AMOR e VOLTO A REPETIR ATENÇÃOOOOOOOOOOOOOOOOO


MUITA ATENÇÃO...............


CRIANÇA NÃO NASCE BEM EDUCADA, CRIANÇA NÃO NASCE RESPONSAVEL, CRIANÇA NASCE "FRUSTRADA" E VIVE FRUSTRADA...


É dificil educar....


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Ro Samy
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No PF desde: 24/11/2012

Aqui em casa, o passatempo favorito das crianças é a "viagem ao centro da terra"... traduzindo: passar a tarde no quintal, subindo em árvore, mexendo na terra, correndo, brincando e sendo criança...