Não consigo mais olhar na cara da minha mãe

17 respostas [Último]
imagem de Lu Rodrigues
Lu Rodrigues
No PF desde: 01/11/2010

Lika...eu entendo que vc está apaixonada e está cada dia mais mulher e amadurecendo mas convenhamos que vc tem que entender sua mãe. Entender, relevar e ter paciência= amor. Se vc não tentar ao menos entender porquê sua mãe está sendo tão estúpida e desequilibrada é porque vc está querendo que ela seja uma mulher perfeita e lamento Lika...as mães tb surtam e tb erram. Não tenha nojo de sua mãe por causa de uma paixão por um rapaz que vc conhece a 4 meses. Pense na vida boa que vc tem, e, que só a tem porque sua mãe deve ter tolerado muita coisa do seu pai e sua também, durante a vida dela inteira. Vc acha que é fácil manter um moça do seu nível de exigência em faculdade e em outra cidade?

Se a sua mãe está assim nessa \"neura\" toda, vai ver é porque ela deve estar muito infeliz e precisando de amor e carinho e não de uma filha tão intolerante. Pense bem...vc vai ser médica e médicas têm que ser muito sensíveis, pois os seres humanos são bem complicados.


imagem de lilika
lilika
No PF desde: 03/01/2010

Lu Rodrigues, na maioria das vezes eu busco entender minha mãe e tento acalmar ela, dizer coisas que ela espera que eu diga... Ser sensível com ela e dar uma atenção toda especial.

Apenas ultimamente que estou tão chateada com a situação que acabei, SEM QUERER, ficando com raiva dela a ponto de não conseguir conversar com ela. Mágoa existe e você não consegue simplesmente ignorar. Só isso.

Mas tenho certeza que com o tempo nossa relação volta à cordialidade.

Apenas agora gostaria de entender por que ela não me apoia num relacionamento sobre o qual ela não conhece nada a respeito.


Maria.C, eu sei que passar no vestibular vai resolver muitos dos meus problemas. Se fosse assim fácil passar, eu já estaria lá desde quando saí do ensino médio, pois Medicina é uma escolha que fiz e que nunca pensei em mudar. Por isso, Belle D´Jour, não penso em mudar minha carreira baseada nessa situação crítica.


Apenas gostaria de amansar minha mãe, fazer ela perceber que já sou grandinha e que pondero absolutamente tudo na minha vida. Cada atitude minha tomada normalmente é colocada em uma balança. No meu ritmo de estudo, que, acreditem, é doido, não tenho tempo nem oportunidades para jogar fora.

Mas acho que esse tipo de confiança apenas acontece se eu minto tudo e conto apenas o que ela QUER ouvir!


imagem de Maria.C
Maria.C
No PF desde: 07/12/2010

Lilika,


Ninguém falou que seria fácil! ;)


Não sinta-se cobrada. Você, melhor do que ninguém, sabe que está se esforçando e qual caminho deve seguir para obter o sucesso!


Entenda, sua mãe se preocupa com seu futuro! Ela tem medos, como qualquer mãe normal! Esses medos geram cuidados excessivos e até sufocantes e, nem sempre, gostamos da maneira que eles são demonstrados!


Para sua mãe você ainda é uma criança e será assim por um bom tempo. Aos poucos, é que vamos rompendo com esse conceito infantil que eles nos impõem. A independência emocional muitas vezes é mais difícil de conquistar do que a financeira!


Sei que somos imediatistas, principalmente quando jovens. Mas sua mãe precisa sentir confiança, talvez não em você, mas na situação. Ela, muito provavelmente, confia em você afinal, estás morando em outra cidade e tentando um vestibular tão difícil com apoio deles! O que ela quer, é sentir que uma \"etapa\" está concluída e que você está \"encaminhada\", entende?


É bem provável que você já esteja \"encaminhada\", mas ela só sentirá isso quando te ver aprovada no vestibular!


Desculpe, notei que o conselho que te dei acima foi pouco caloroso, rs... Mas o que disse agora, é uma variação menos resumida do que disse acima!


imagem de moranguinh@
moranguinh@
No PF desde: 19/01/2011

CONCORDO PLENAMENTE COM vc Belle d\'jour . Sempre achei meus pais as pessoas mais certas e a minha mae sempre demontrou ser a pessoa que sabe td....o tempo passou e hj vejo que nao era bem assim.e aidna sofro as consequencias.....e como disse vc eu tb deveria ter saido muito mais cedo de casa...

por isso acho que a LILIKA devia ler novamente o seu depoimento e pensar bem....PARABENS


imagem de narizinho
narizinho
No PF desde: 25/01/2011

A sua mãe tem muito medo que você cresça e não precisar mais dela... É por isso que ela está fazendo isso que você conta. Não deixe o menino se stá feliz. Tente fazer ver a sua mãe que ela ser+a SEMPRE a mamãe do coração mas ela tem que deixar voce crescer...


imagem de Helena Alves
Helena Alves
No PF desde: 18/01/2011

Olha lilika fiquei bem comovida com a sua história, porque eu sou mãe e lendo tudo isso fiquei pensando na minha filha. Realmente sua mãe é autoritária demais, mas, não esqueça de uma coisa : não é porque ela é sua mãe que tem o direito de te ofender e te chamar de vadia. Os seus estudos devem ser importante em primeiro lugar para vc e depois para sua mãe. Pelo que vc postou vc é uma jovem com a cabeça bem no lugar e esse rapaz é como vc e vcs estão felizes juntos. Sua mãe tem que aceitar que vc tem apenas 19 anos e precisa viver, precisa namorar, transar, se divertir. Minha filha é muito pequena tem apenas 11 meses mas sempre penso que a quero feliz. Ela terá a oportunidade de ter tudo o que quer e de estudar nos melhores colégios, mas, quem decidirá o que quer da vida será ela. Se ela quiser uma profissão bacana como a que vc quer ótimo, mas, se ela quiser uma profissão que a fará feliz e não a compensará financeiramente não a impedirei. E se ela se apaixonar vou estar feliz de ver a felicidade da paixão nos olhos dela.


imagem de forest
forest
No PF desde: 27/08/2010

Depender dos pais é algo complicado, pq por mais que vc dê o seu melhor em todas as áreas, vai sempre existir uma sensação de dívida com eles, por mais complicada que seja essa relação.


Em relação a sua mãe, acredito que você pode contar com seu pai. Se sua mãe tem essas atitudes com vc, deve ter com seu pai também. Acredito que se você e seu pai conversarem francamente, por mais fechado que ele seja, sem brigas, cobranças, colocando seu ponto de vista e analisando as opniões dele em relação a namoro, morar sozinha, estudo, vestibular, ele pode te ajudar a encarar essa situação com sua mãe.

E se essa conversa tiver sucesso, que tal aparesentar seu namorado a ele? Se seu namorado fiver todos os predicados como você falou, seu pai pode ficar inciumado, mas vai aprovar, pq com certeza ele prefere vc com um cara que tem visão de futuro do que com um zé mané.


Boa sorte, paciência, persistência e muita serenidade na hora de agir!