Não consigo mais olhar na cara da minha mãe

17 respostas [Último]
imagem de lilika
lilika
No PF desde: 03/01/2010

Bom dia, pessoal.


Vou explicar sucintamente minha situação, pois preciso de opiniões.


Saí de casa há dois anos para morar em Porto Alegre e estudar lá. Faço cursinho para medicina, e novamente falhei no vestibular. Apesar de estar perto de passar, não consegui. Meus pais são maravilhosos nesse sentido, eles me apoiam para seguir lutando e fazendo cursinho até eu conquistar minha vaga.


Tenho 19 anos.


Meus pais têm uma tradicional educação, são muito conservadores. Meu pai faz o estilo quieto, não me fala as opiniões dele quase nunca, mas conversa com minha mãe e orienta a condução das coisas.

Já minha mãe é quem \"conversa\" comigo, porém ela é explosiva, passional, ciumenta, superpreocupada e ansiosa. Ela é o carimbo da mãe que ama demais, e, por isso, protege demais. Além disso, ela também erra inúmeras vezes me falando coisas sem pensar, coisas ofensivas, me chamando de vulgar (quando não me chama de vadia), pelo simples fato de eu ter amigos homens, que me convidam, por exemplo, para assistir a uma peça de teatro - e apenas isso. Ela tem uma criação muito antiga, as nossas cabeças não combinam. Essa é a raiz de todos os problemas.


Moro sozinha em Porto Alegre. Tenho um apto. alugado, meus pais me custeiam cursinho, aluguel, contas e manutenção. Não tenho renda própria e, nesse sentido, não sou livre.


Por ser superprotetora e muito conservadora, minha mãe não está apoiando um relacionamento meu que começou há quase 4 meses. Conheço o guri há mais tempo, mas ficamos há uns 4 meses. Ele me faz bem, me faz rir, me apoia nas minhas decisões, me ajuda a estudar e é parceiro pra tudo. É aquele legítimo caso em que não há apenas desejo, paixão, mas um companheirismo. Não temos ciúmes nem imposições. Apesar de ele ser diferente dos caras que já me relacionei (ele é mais de festa, alegria, gosta de estar entre amigos), ele me faz muito feliz. Tão feliz quanto meu último namoro, que infelizmente terminou por motivos do meu ex, coisas pessoais dele.


Ela não apoia esse relacionamento por achar que ele vai me atrasar nos estudos. Ele, porém, faz faculdade na federal e é tão ocupado quanto eu. Ele faz Engenharia e tem que ralar muuuito. Sem contar que não somos crianças, sabemos dos nossos compromissos e obrigações pra não perder tempo.


Qdo eu finalmente encontro alguém que mexe nesse meu coração de pedra (que endureceu depois do término trágico do meu último namoro... que era perfeito, e foi por água abaixo...), minha mãe vem querendo proibir.


Lembra que eu falei que minha mãe fala coisas ofensivas?

Na última conversa que tivemos, há uns 5 dias, ela, sem conhecer o rapaz, disse que ele é inculto, que ele não me acrescenta nada e que ele é um atraso na minha vida.

Ela nunca falou com ele.

Nunca viu ele. O máximo que talvez tenha acontecido foi ela ver uma foto dele no meu celular. Ou ter visto uma foto no Orkut.

Depois de ela ter chamado ele de muitas coisas - que não valem a pena ser citadas aqui - não consigo mais olhar na cara dela. Ela me dá nojo, e só de pensar nessas coisas começo a chorar. Por que diabos ela proibiria um relacionamento tão bacana e saudável?


Como faço para domar essa fera? E além disso, como faço para voltar a falar com ela de boa, como faço para esquecer as \"facas\" que ela fez questão de meter em mim? Pq, sabem... Palavras machucam mais do que ações.


Isso é da missa a metade, ainda tenho muitos problemas com ela... Mas penso em ir postando aqui aos pouquinhos.

Agradeço qualquer ordem de opinião. Estou realmente desesperada. Gosto do menino e não queria jogar fora uma relação que me faz bem. Ele é super gente boa e não quero perder a amizade dele, muito menos o amor que a gente nutre um pelo outro.


Obrigada!


imagem de Smoking
Smoking
No PF desde: 05/08/2010

Nossa... sua mãe precisa de ajuda urgente e no começo é você que deverá fazer ela notar isso.


Único modo de tentar mudas as coisas seria uma conversa franca entre vocês, lavando toda esta roupa suja.


Após, seria importante sua família conhecer seu novo namorado, se ele é tão legal como diz, talvez cative sua família também.


Se nada disse der certo, ou tu namora escondido(voltando a infância) ou mais uma vez acaba seu namoro por motivos \"extra-campo\" e vive sua vida de estudos e solidão.


Uma dica: Viva a vida ela é curta, se você acha que vale a pena, que o cara é homem da sua vida, lute por ele, bata de frente com o problema... talvez assim sua mãe não irá achar você uma vadia, vai ver que é uma mulher de verdade que luta pelos seus objetivos.


imagem de Jotun
Jotun
No PF desde: 04/01/2011

Enquanto eles te sustentarem acharão no direito de dizer o que você deve e não deve fazer.


E se ela pensa dessa maneira talvez não \"confie\" o suficiente em você, ela pode até estar errada, mas como eu falei no momento você terá de provar por A ou B que o que você esta fazendo é o correto.


Boa sorte.


carpe diem.


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Eu acho que você não deve terminar o namoro porque sua mãe quer.

Mas mostre isso a ela com sabedoria. Deixe que ela fale os impropérios que quiser, pelo que você disse é o jeito dela, até a ti ela chama de várias coisas. Na ânsia de te atingir e ser ouvida ela não filtra as palavras. Se for o caso, que você marque um dia para ela conhecer o seu namorado.

Para as mães, nenhum homem é perfeito. É difícil (mas existe) encontrar uma mãe que ache que um homem é bom para sua filha.

É um desequilíbrio, mas cabe então a ti, que depende financeiramente dos seus pais e se sente mal, em tentar manter a calma.

O que o seu pai diz dessa situação? Ele não se mete, deixa que resolvam? Apóia sua mãe?


imagem de moranguinh@
moranguinh@
No PF desde: 19/01/2011

Menina que situação heim?! Putz! Em primeiro lugar que tal começar a arrumar um emprego? Com certeza isso vai lhe fazer bem! ninguem morre se trabalhar de dia e estudar a noite, muiats pessoas fazem isso! Depois nem tudo precisa dar satisfações para seus pais,quantos ano vc tem menina, 9anos?!Responda o que eles querem ouvir e apenas o basico...

Não é por que esta dependente deles que precisa dizer amem o tempo todo, tenha sua vida. Acredite em voce! Mas o que vai lhe ajudar muito é tentando ser independente...nao precisa ser radical...mas o quanto puder se livrar dessas cobranças , melhor sera para vc.

As vezes sentar com ela e colocar os pontos nos Is sera otimo tb, ou converse com seu pai a respeito do comportamento da sua mãe, conte suas frustações, desabafe, no ultimo caso procure um psicologo.

Ja passei por isso, muita cobrança, tudo que eu fazia nada estava bom,chegava dos passeios feliz e la vinha ela me aborrecer, etc.... e quando consegui colocar um basta, as coisas foram mudando aos poucos.As pessoas precisam saber nos respeitar tb!

Eu tive a impressão que minha mãe sentia inveja, é mole? imagina que situação.

Mas começar a trabalalhar e ter seu $$ , sera uma nova alternativa para sua vida melhorar. Boa sorte

tenha juizo tb em relaçao ao namoro, nao jogue seu futuro na lama, uma boa semana, com carinho


imagem de pequenina
pequenina
No PF desde: 01/07/2010

Acho que sua mãe está com aquele conceito de que o namoro vai te atrapalhar nos estudos. O vestibular é um processo que afeta a família também, financeira e psicologicamente. Vai ter que mostrar a ela que você tem plena condição de fazer as duas coisas.


Independencia financeira seria bom sim. Mas, como seu plano é cursar uma faculdade de tempo integral, por pelo menos 6 anos, essa independência não vai acontecer tão cedo.


A solução é uma boa conversa, abra o coração com sua mãe. Diga a ela como se sente ao ser chamada vulgar e outras coisas. e que precisa de apoio.


imagem de lilika
lilika
No PF desde: 03/01/2010

Exatamente como pequenina falou, minha independência financeira não vai vir tão cedo... Eu escolhi, e com o apoio dos meus pais, decidi tentar até conseguir uma vaga na medicina, e meu curso é integral e dura no mínimo 6 anos. Independência financeira, infelizmente, não vai vir tão cedo pra mim.

Claro que já pensei em trabalhar, já fiz essa proposta aos meus pais. Mas os dois dizem que minha prioridade é o estudo, portanto não preciso me \"preocupar\" com isso. Obviamente gostaria de trabalhar, para ter meu próprio dinheiro... Mas essas questões foram escolhas minhas e, como tenho o apoio financeiro dos meus pais, vou lutar até conseguir ingressar no curso dos meus sonhos.


Da mesma forma... Passei o ano passado inteiro escondendo coisas deles. Se eu ia ao cinema ver um filme com amigos, eu não podia contar a eles... E não contei.

No final do ano pensei em contar a eles do meu relacionamento com o menino pois tinha esperanças que me vendo feliz com ele, eles me apoiaram acima de qualquer coisa. Ingenuidade minha. Ela aceitou de início... Logo depois ela começou a julgar o menino sem conhecê-lo.

Minha vida se baseia em mentiras que conto para meus pais. Creio que sou adulta o suficiente pra saber o que é certo e errado pra mim, por isso que não tenho peso na consciência de não contar para eles as coisas. Acontece que, quando aparece alguém realmente especial na minha vida e eu quero compartilhar isso com minha família, que eu tanto amo, dá nessa m**** que deu.


Meu pai não me fala nada diretamente. Não sei se ele palpita muito com minha mãe... Mas tenho certeza que ele não se oporia a meu relacionamento com o garoto de cara, sem antes conhecê-lo... Quem é \"faca na bota\" assim é minha mãe.

Já pensei em falar com ele sobre esses assuntos, mas sabe qdo vc a vida inteira não conversou com a pessoa sobre essas coisas? Não é muito acessível, nem muito confortável... Embora pense que ele seja muito mais racional e muito menos ofensivo que minha mãe.

Tenho que pensar como começar esse tipo de conversa com ele...


A confiança que eles têm em mim ficou abalada quando contei pra eles do garoto... E ela começou a dizer \"mas como você conheceu ele e nem me contou nada? Quando você planejava me contar?\"... Meu tiro saiu pela culatra. O que era pra ser apenas uma alegria pra toda a família, pq eu achei alguém que me quer bem, passou a ser um pesadelo. Não faz sentido pra mim. Mas pras mães, é tudo uma tempestade. Em especial para a minha.


Pelo visto terei que sustentar uma vida de mentiras e esconder as coisas. Não queria que isso acontecesse. Quem não quer repartir com a sua família os presentes que a vida nos dá?


imagem de moranguinh@
moranguinh@
No PF desde: 19/01/2011

E ela começou a dizer \"mas como você conheceu ele e nem me contou nada? Quando você planejava me contar?\"...


ESTA VENDO COMO ELA DOMINA SUA VIDA???

Ela tem que entender que vc tem a sua e que nao ha obrigações de lhe dar satisfações e sim apenas dividir suas alegrias quando VOCE quiser. É uma pessoa autoritaria!!!Quanto ao seu pai ou é submisso a ela ou fica em cima do muro....

Agora tudo tem seu preço.....devido a suas escolhas...pense bem se vale mesmo a pena Viver sendo cobrada, pressionada....afff.

boa tarde pra vc!


imagem de lilika
lilika
No PF desde: 03/01/2010

De que jeito vou fazer ela entender que temos vidas separadas?


imagem de Belle D´Jour
Belle D´Jour
No PF desde: 19/07/2010

lilika,


Não podemos mudar ninguém, a não ser que a pessoa admita seus próprios erros e se disponha a mudar. A coisa fica ainda mais complicada quando se trata de pessoas mais velhas. Se a pessoa viveu até os 50, 60 anos sendo de um determinado modo, dificilmente ela quererá mudar; sempre se achará dona da Razão. Sei o que digo, pois lendo a sua história parecia que era a minha (minha mãe tbm era autoritária, ofensiva, etc,etc).

A coisa só vai realmente mudar quando na visão de sua mãe, vc pegar as rédeas de sua própria vida. E isso significa tanto a independência profissional e financeira, como um casamento devidamente aprovado pela família. Infelizmente, estamos no século XXI, mas muitos de nossos pais, ainda vivem com os olhos no passado...

Enquanto isso não acontecer, por mais que vc queira ser amiga e cúmplice de sua mãe, ela vai usar sua depêndencia financeira como estratégia para controlar seu comportamento e sua sexualidade. Esteja vc longe ou perto. Desculpe não ter nada de muito pragmático para lhe dizer, mas estou me baseando em minha própria experiência. Se eu pudesse voltar ao passado, faria hoje com a maior convicção o que mais relutei em fazer: sairia da casa dos meus pais e teria me \"desacomodado\" muito mais cedo.

Sua posição é bastante cômoda tbm. E aí cabe a vc escolher. será que não seria melhor tentar uma universidade pública e após ingressar, buscar uma bolsa, uma iniciação científica? ou ainda, tentar um outro curso que lhe possibilite trabalhar?

Pense nisso.


imagem de Maria.C
Maria.C
No PF desde: 07/12/2010

Lilika,

Sei que é complicado... você ainda é bancada por eles e tem que seguir algumas regras antiquadas. Acho que você está em um processo evolutivo normal...


Tenho algo bem objetivo para te falar... talvez seja objetivo demais até. Não significa que resolverá seus problemas mas, por hora, servirá como um bom argumento!


Quote:
Como faço para domar essa fera?


Passe no vestibular!