Minha familia não parece minha...

19 respostas [Último]
imagem de Kety_Reis
Kety_Reis
No PF desde: 11/10/2010

Bom pessoal, faz muito tempo que não posto nada...mas estou voltando.


Hoje quero dividir com vocês um dilema que se estende a muitos anos, eu tenho 26 anos tenho uma filha de 3 meses, moro com meu marido e tenho uma irmã de 36 anos que tem um filho de 15 anos e uma filha de 3 anos, tenho também meu pai e minha mãe.

Minha irmã e eu somos TOTALMENTE diferentes, eu me formei na faculdade, trabalho desde os 13 anos, tenho minha casa.. meu carro.. sempre me virei, minha irmã casou com 15 anos.. estudou até a 5º serie e trabalha em casa, nossa relação é digamos BASÍCA, a cada encontro eu penso nossa sou muito diferente disso, minhã mãe .. é outro caso complicado, logo que ganhei bebê ela quase me enlouqueceu, achei que ia me dar depressão pós parto, ela veio na minha casa com a família toda, queria dar chá pra minha bebê, queria pegar.. se metia em tudo.. queria deixar a minha sobrinha de 3 anos pegar minha filha.. olha foi bem difícil.., ela ainda se acha no direito de se meter na minha vida.. isso me incomoda muito.., alem de tratar a minha irmã muito diferente de mim, minha mãe vive dando as coisas pra ela.. pra filha dela.. pro filho.. e só sabe me dizer .. coitadinha dela, eu ..hahaha eu sou uma menina de teve SORTE.. sorte de ter um bom emprego.. um bom marido.. de ter conseguido bolsa pra faculdade.., acho muito doida essa distinção que pra mim é evidente. Me sinto péssima por que é minha família, mas nem parece.. meu pai é diferente, ele nos trata igual.. e acho que nos somos bem parecidos, mas fico até com peso na consciência por pensar assim, escuto minha mãe dizer que vai levar a minha filha pra casa dela.. e fico pensando.. inconscientemente.. não vai mesmo..., sem falar que o tipo de educação que minha irmã da para os filhos é terrível.. não concordo com nada..


Gente parece que sou de outro planeta.. ou que sou a pior pessoa do mundo.., alguém ai já passou por isso ?


Abraços


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Tenta conversar, com ela..


imagem de Kety_Reis
Kety_Reis
No PF desde: 11/10/2010

heheh bem complicado conversar com ela sobre isso...


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Deixa o tempo, passar depois volta ao normal


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Oi, Kety! Bem-vinda de volta.


Mas não entendi bem, em que ponto tua mãe trata vocês duas de modo diferente? Ela é mais atenciosa com tua irmã?

Quanto ao tratamento que ela dá a teu bebê, talvez ela estava tentando ajudar... de um jeito que te desagrada, sim, mas talvez ela não tenha consciência disso. Já tentou falar pra ela das coisas que tu não gosta quando ela está com tua filha?


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Kety, ótimo vc aqui conosco de novo...

Sabe, não é só na tua família que acontece isso... Poxa, já ouvi inúmeras pessoas dizerem a mesma coisa.

Não creio que sua mãe goste mais dela do que de vc... Acredito que ela (sua mãe) associa seu progresso com sua capacidade de lutar e conseguir as coisas e sua irmã ela associa como uma pessoa dependente, sem condições de ir além sozinha.

Não sei qual a idade de sua mãe, mas acho que qdo vão envelhecendo elas precisam se sentir úteis e ai, sua irmã que tem mais necessidades, é a que a faz se sentir útil.

Já sua irmã, o fato dela ter ido à sua casa qdo nasceu seu nenê... Eu vejo como vontade de te ajudar... Só que ela tem um jeito diferente do seu...

Mas, acho que incomoda mesmo...

Bem, vamos ver o que as outras foristas pensam, né?

Bjks


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Deixa a vovó pegar o bebê, cazzo!


Acho que sua independência está turvando um pouco tua visão sobre os seus parentes; principalmente em relação a tua mãe!


Pega leve! Dá limite, mas pega leve.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Eu já penso diferente. Quem bom que tu alcançaste, por meios próprios, uma boa condição de vida (aquilo que tua mãe chama pejorativamente de "SORTE" para desmerecer teus feitos...). Regozija-te por isso e valorize tuas conquistas.

A tua mãe, muito provavelmente tenta diminuir teus feitos porque percebe que falhou na educação da mais velha e sabe que não tem conserto (pois a miguxa está com 36 anos...), então, como não pode elevar o nível da mais velha, tenta rebaixar o nível da mais nova (tu) para igualar ambas e se sentir menos incompetente. Não te puna por isso, é problema dela que não soube lidar com as próprias falhas e limitações.

Diante disso, o que fazer? "Consertar" a tua mãe é impossível nessa altura da vida, o mesmo vale para a tua irmã.

No teu lugar, eu usaria a minha independência - pois disseste que tens casa, carro, marido, filho, emprego, tens ocupação acadêmica, em suma, VIDA PRÓPRIA - para manter uma "distância segura" da família.

Primeiro, tira da cabeça esse conto do vigário que nos passam desde criança, de que "MÃE É SANTA, PERFEITA E NUNCA ERRA". Erra sim e muito! A tua é um exemplo.

Segundo, tenta ir menos lá, por algum tempo. Até que eles (pai, mãe e irmã) comecem a notar tua eventual ausência e pedir mais a tua presença. Deixa a tua irmã continuar parasitando teus pais (financeiramente e emocionalmente) e fique feliz com isso, pois graças aos teus méritos, tu não precisa disso. Eles que se entendam entre eles.

Um das melhores coisas para elevar o nível das relações familiares é a distância. Vc não vai deixar de dar atenção aos teus familiares, só começa a agir como uma pessoa com vida própria e passa a ir lá MENOS. Vais ver que passarão a te ver como uma ADULTA e passarão a te respeitar mais por isso. A convivência diária, por anos, desgasta qualquer relação e a um pouco de distância vai fazer milagres.


imagem de Kety_Reis
Kety_Reis
No PF desde: 11/10/2010

Júpiter


Agradeço muito teus comentarios, deixei os dias passarem para ter certeza de que nada mudaria dentro de mim.. mas pelo contrario cada vez mais me convenço de que não é a minha realidade.. sempre busquei muito ter a minha vida.. sem ninguem se metendo nela.., e infelizmente minha mãe não sabe os limites de uma convivência.


Muito obrigado mesmo !!


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Concordo com o Júpiter.


Não é uma questão de sentir que a família não tua, vcs são muito diferentes. Só isso.

Para as diferenças só existem dois caminhos, ou se resolve ou nos afastamos. Neste caso acho que uma distância social é a solução.

Procure ir em ocasiões que não se pode fugir. Dia das mães, pais, aniversários, e algumas (muito poucas) visitinhas eventuais, Se quiserem que te visitem, e aí estarão na SUA casa. Regras suas. E faça valer as suas leis, tente primeiro ser educada e sutil. Não resolveu? Seja enfática. Isso não significa ser mal educada. Mas dizer claramente: criança de 3 meses não toma NADA a não ser leite materno. Chá eu não vou dar pq a filha é minha.


Verá, como já foi dito, que no início eles reclamarão, torcerão a cara. Igual crianças, sempre que queremos "educar" há uma rebeldia nata, depois eles acabam descobrindo os limites.. Tudo é começo, depois a coisa anda. Acredite.


Boa sorte. E ao contrário do que pode parecer, acho família extremamente importante. O que não concordo é com esta simbiose familiar que algumas pessoas pregam. Ninguém precisa comungar de todas as opiniões para se considerarem família. Respeito a individualidade basta.


imagem de Ana Luiza
Ana Luiza
No PF desde: 23/06/2010

Estou de acordo com Jupiter e a complementação de Kvet! É bem por aí. Eu mesma precisei me afastar da minha família porque sou o patinho diferente (feio não, hahahah), da família. As ideias não batiam, minha mae queria decidir por mim. Me dizia sempre que eu não precisava estudar; me diz se isso é coisa q se diga hoje em dia? Mas ai vale a compreensão: ela não é deste século, é do tempo antigo e bláblábla...

Quando não dá pra conviver diariamente, o melhor é se afastar. Depois que me afastei e minha mae percebendo as minhas conquistas, têm ficado mais do meu lado! ;)