Mãe sempre protege o filho problemático?

14 respostas [Último]
SHISC
No PF desde: 06/04/2010

Alguém me explica porque algumas mães (se nao for a maioria) acabam dando preferência a um filho do que aos outros?

Ou eles têm mais qualidades que uns ou acabam só fazendo "m" e ainda assim elas os protegem. E se "nós", mais filhos nao concordamos ou somos contra ou abrimos a boca pra reclamar, ou somos acusados de invejosos, ou histéricos ou de "ruins" que não compreendem que os "coitadinhos" estão doentes, que não estão bem.


Pior, tudo "adulto" e nessa vida: eu com 38 anos e meu irmão, após 20 anos morando sozinho, por se ralar com a ex mulher, volta pra nossa casa e só faz "m", tendo ele 47 anos;


E a chantagem emocional rolando. Minha mãe aproveita o fato de ter quase 80 anos e começa com a famosa lenga-lega, que ela está morrendo, que o sonho dela é ver os irmãos reunidos, amigos, que depois que ela morrer, nao adianta ficar chorando.


1) quem garante que ela pode morrer antes de mim? Só pq é a Lei natural da vida?

2) Ela quer a paz entre os irmãos, contanto que eu dê o primeiro passo.

3) Não posso reclamar de nada, muiito menos achar errado ele por coisas minhas fora, que não são uteis a ele.

4) Ele pode tudo

5) Se eu quebro o [***], reclamo meu espaço, meus direitos, minha paz de espirito, sou a histérica.

6) Se eu ligo o som levemente alto, sou a louca; se ele põe o som beeem alto as 7h30 da manhã, ela diz que nao ouve, que nao a atrapalha... enfim....


Mães!!!!!!!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Qd o filho é problemático, acho que é normal a mãe proteger...


imagem de morenorp
morenorp
Offline
No PF desde: 30/03/2012

Nesse caso ele nao é problemático ... É FOLGADO MESMO.


SHISC
No PF desde: 06/04/2010

Gente... ele tinha um super emprego, trabalhava na Caixa Federal, ganhava como chefia R$ 7 mil. Tinha casa própria, carro, vivia viajando e me botava sempre pra baixo, pq trabalho e ganho bem menos do que ele. Agora ele ta ai, largou o emprego de mão, vive socado de dentro de casa pra encher a vida e se fazer de coitado. Enfim... só queria saber se tem mais gente que passa pelo mesmo.


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Eu acho que duas pessoas, uma de 38 e outra de 47, já deviam ser independentes e não morarem mais com suas mães....


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

SHISC

Tenha ABSOLUTA certeza de que não é somente vc que passa por isso.

Tenho uma amiga que saiu de casa, de tanto se incomodar... O irmão ficou lá, levou mulher, eles usam tudo sem pagar um centavo... Não os pais não fazem nada... Como se fosse absolutamente normal. Massssssssssssssssss, a mãe dele teve 2 AVCs após a saida dela de casa... Quando conversamos sobre isso, todos têm a mesma opinião: no fundo a mãe dela sabe que está errado, tto que adoeceu por conta disso, mas que é mais difícil eles voltarem atrás em tudo que aceitaram, por isso "se calam"...

E, minha amiga mesmo morando no apto dela, com emprego e namorado, vai todos os dias ajudar a mãe a tomar banho, separa os remédios, pq o imbecil do irmão nem para isso serve!

Quando comento sobre isso com minha mãe, que conhece a família, responde assim "olhe sua mão... nenhum dedo dela é igual, mas estão todos juntos"... Sei lá, ela quer que eu tente entender que "não ha o que fazer"...


Ai, amiga, siga a tua vida. Sei que não deve ser fácil. Mas ele que está estragando a vida, ele que deve ter problemas sérios... E se sua mãe disser que deseja os irmãos amigos, que ela ajude seu irmão a se tratar, pq a vida que ele está levando não está normal...

beijo e boa sorte... (ah, eu acho que, uma pessoa de 80 anos precisa de alguém com ela... e pq colocar um estranho se os filhos podem morar? onde está escrito que duas pessoas após certa idade devem sair da casa dos pais?).


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Miguxa, a banca paga e recebe!


Se tem filho abusado, é porque os pais não educaram direito.


Agora tem que aguentar!


Se fosse obrigatório um exame psicotécnico ANTES de engravidar, a taxa de natalidade seria finalmente controlada!


S2!


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

SHISC,


Como é o relacionamento seu, e o do seu irmão, com o seu pai?


SHISC
No PF desde: 06/04/2010

Caronte, antes de postar alguma "sugestão" ou "achismos", cada um sabe de si e dos seus problemas. O que está em questão no meu tópico, não é a nossa situação financeira (que não é da conta de ninguem) e sim a questão da relação mãe x filhos. Favor atentar ao tópico, caso realmente queira postar. Não entendo o porque que tantas respostas que você dá, em diversos tópicos neste site, que acompanho ha tempos, sempre tem a intenção de alfinetar e agredir a quem está aqui, pedindo ajuda, mesmo que seja apenas em tom de desabafo.

O que posso pensar é que você é uma pessoa que não sabe o que é ter amor e nem tem amizades ou sabe o que é ter o carinho de alguém. Lamento muito. .


SHISC
No PF desde: 06/04/2010

Jean, meu pai faleceu ha quase 4 anos. O meu relacionamento com meu irmão mais velho sempre foi mais intimo, mais amigo do que com esse irmão, que sempre se mostrou mais revoltado. A vida financeira dos meus pais melhorou após o meu nascimento, então meu irmão do meio (esse do relato) sempre foi uma criança frustrada.

Assim que arrumou o emprego bom, em que ganhava bem, tratou de se mudar para o ape dele, e comprava tudo o que o dinheiro permitia, como se fosse uma vingança da infância pobre.

Eu casei, sai de casa e minha mãe vivia me incomodando para eu voltar. Só voltei com a minha separação e pelos problemas que a separação me trouxe, que até hoje estão em pendência judicial.


Preciso Falar


Concordo com você na questão do "tem idade para sair da casa dos pais?". Como demosntrei minha indignação ao membro Caronte.

Acho que cada um age conforme lhe é bom: ter privacidade e ser dono de sua vida é ótimo.

Porém, ver sua mãe viúva, que enxerga mal, que sente dores terríveis nos joelhos, toda hora te chamando para ajudar nisso e naquilo, e você precisar viver a sua vida, pq ja é adulto, "colocando um enferneiro" ou colocando o seu idoso em casa apropriada para isso, é complicado, é frio, é nao ter noção de amor à família.

Como disse antes, apenas nós sabemos ao certo o que acontece dentro da nossa casa e o que mais nos convém.

Se é bom para os pais e os filhos morarem juntos, se existe respeito, colaboração e tudo mais das partes, qual o problema de morarem juntos? Se morando juntos, existe a individualidade e união familiar, acho mais perfeito ainda.


O caso deste tópico, é a mudança do meu irmão após o casamento dele: uma pessoa que era super séria, responsável, egoista, cobradora... virar um folgado, que "engole" uma garrafa de whiski ou vinho em 2 dias, tomando medicação de tarja preta, que bota no lixo coisas que não são dele e que não o interessam e tem o apóio de minha mãe, pq ele está "doente" e só eu nao vejo isso...

O fato dela querer que eu tome a frente e vá conversar com ele, que a gente se acerte, comigo dando o primeiro passo e não ele, se desculpando pelo que fez.


O meu tópico gira neste assunto: a hiper proteção de um filho que faz o que quer, de forma egoista e de uma mãe que parece ser mãe de apenas um de seus 3 filhos.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Miguxa, sinto muito te dizer, mas me parece que o problema aí não é só o filho, a mãe tem problemas também. e chega uma certa idade que as pessoas simplesmente se recusam a mudar, deve ser o caso dela.

E sobre as motivações dela para agir assim, como se só tivesse um filho: provavelmente ela vê o estado em que esse filho se encontra, se sente culpada por isso, aí passa a protegê-lo em demasia, ignorando que isso só piora as coisas. e quanto mais ela protege, mais ele aumenta a sua dependência e as chantagens emocionais para que ela aumente a proteção e assim vai, num ciclo sem fim que só acabará quando um deles morrer. É uma pena.

A minha sugestão pra ti é algo que eu sempre digo pras pessoas: não dê murro em ponta de faca. Não adianta. A coisa chegou a esse ponto, isso te incomoda e prejudica, nada disso foi culpa sua, então não tem remédio. Afaste-se.

"Ah, mas mãe é mãe, não posso fazer isso..." - pode sim miguxa! Sua mãe, antes de ser mãe, é ADULTA, portanto responsável pelas suas escolhas, assim como vc. Não tente mudar quem não quer ser mudado. Siga o seu rumo e se ainda assim quiser ajudar, ajude de longe, há meios de se fazer isso. Não se afastar, nesses casos, significará, a longo prazo, ser absorvida por essa confusão, o que acabará te acontecendo e prejudicará só a ti.

Triste, mas é a realidade.

Boa sorte!S2!