Familia Ingrata? Ou o problema sou eu?

14 respostas [Último]
imagem de Veronica_a
Veronica_a
No PF desde: 30/08/2010

Olá, estou precisando desabafar um pouco.

Tenho 32 anos, casada há 6 anos, muito feliz no casamento.

Tenho muitos problemas de relacionamento com a minha mãe e com a minha irmã.

Eu e minha mãe nunca tivemos uma boa realção, ela era muito ruim comigo, desde pequena - 5 anos - me tratava mal

e espalhava pra todos como eu só trazia desgosto para ela, ela me batia muito e cansei de contar as vezes em que

tentou me matar, acho que Deus sempre cuidou de mim e em todas as vezes meu pai estava próximo e a impedia.

Eu cresci achando que eu era realmente uma pessoa ruim, afinal cresci com ela me falando isso, meu pai semrpe tentou conversar comigo

me explicar que eu não podia prestar atenção às coisas que minha mãe fazia ou falava pra mim, ele tentava mas

nem sempre funcionava.

O que é estranho é a diferença com que ela sempre tratou a minha irmã, 8 anos mais nova que eu, sempre fez tudo, deu carinho, falava

na minha frente o quanto a minha irmã era melhor que eu.

Minha irmã hoje tem 24 anos, não trabalha e vive as custas da minha mãe, que acha normal, com muito incentivo meu, minha irmã passou no vestibular da Federal do RS.

Meu pai faleceu em 2005, minha mãe que nunca trabalhou na vida, vive hoje da pensão do meu pai, que é próximo ao teto do INSS, ela sustenta minha irmã. Vive reclamando da falta de dinheiro.

Eu tenho problemas de saúde muito sérios, baixo muito hospital e tomo medicações fortissimas, inclusive quimioterápicos. Nenhuam das duas sequer liga para saber como estou, só ligam pra reclamar ou por interesse.

Apesar de todo o problema com a minha mãe, eu tento ajudar no que posso, pago Plano de saúde para as duas, tento ajudar com supermercado, comprei notebook novo pra minha irmã que iria precisar para os estudos.

Nenhuma das duas liga a mínima pra mim, só me telefonam quado tem interesse em alguma coisa, reclamar em como a vida é injusta pra elas, pedir dinheiro ou até para passar férias na minha casa da praia, eu levei as duas pra passar 15 dias na minha casa, pra elas terem ferias, saírem um pouco do calor da capital. Não ajudam em nada dentro de casa, nem a prórpia louça elas lavam, quando falo alguma coisa, fecham a cara comigo.

Eu não sei mais o que faço, eu interpreto como ingratidão, já cansei de ter conversas com as duas, eu só queria um pouco de carinho e consideração, mas quando toco no assunto elas ficam furiosas e me tratam como se eu fosse a malvada.


Desabafei :(


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Quote:
Apesar de todo o problema com a minha mãe, eu tento ajudar no que posso, pago Plano de saúde para as duas, tento ajudar com supermercado, comprei notebook novo pra minha irmã que iria precisar para os estudos.


Verõnica, houve um tempo em que eu achava que família era sagrado, houvesse o que houvesse.

Hoje não penso mais assim. Família é ótimo, quando são ótimos com a gente.

O que vou falar pode ser duro e se você não concordar, por favor, delete mentalmente o que for ler.

Lendo tudo que você postou que elas fazem e o que você faz, que imagem fica de você? De uma mendiga. Pq só pedintes imploram tanto alguma coisa. Você passa mendigando o amor delas, o carinho delas, o reconhecimento delas. E quem respeita alguém assim? E quem gosta de alguém assim?

Infelizmente enquanto você não se valorizar e não souber se fazer respeitada não há a menor chance de que elas a respeitem. E quando não respeitamos, não amamos.

Saia desse sentimento de culpa eterno. Elas não são dignas de qualquer sentimento e/ou ajuda sua. Esse é o fato. Dói? Imagino que doa fundo, muito fundo.

Verõnica, você tem sua família, uma saúde frágil, vá cuidar de você e sua própria família. Valorize quem lhe ama, que está ao seu lado nos bons e nos maus momentos.

Deixe de ser mendiga para quem não lhe dá a mínima.

Se um dia elas precisarem em algo de saúde, é um ato de caridade. Mas ficar oferecendo seu carinho para quem lhe trata tão mal e com tanto desprezo só mostra a elas que você não se ama. E quem respeita alguém que não se ama?


Desculpe se fui dura, mas detesto ver pessoas serem exploradas na sua culpa por não se sentirem amadas.

Valorize quem te valoriza. E não sinta culpa por nem todos nos aceitarem, mesmo sendo nossa mãe. Elas não são santas, ao contrário do que se diz por aí.


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Quote:
Eu não sei mais o que faço, eu interpreto como ingratidão


Sim , sua mãe e sua irmã são bem ingratas!

Eu não consigo imaginar como uma mãe possa tratar mal a primeira filha, e a outra mimar.

Sinceramente sua mãe tem problemas com ela mesma..

A culpa flor não é sua, é dela mesmo que é frustada e desconta em vc a anos..

Eu no seu lugar .. pararia de ser boba para elas..

Você tem sua familia, seu marido que te ama, não precisa mendigar amor de ambas..

Pense mais em você na sua familia na sua saúde.. essa moça que a " mãe" tanto ama que vai ajudar sua mãe..

Pense mais em vc.. fica a dica!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Vc com certeza vive num inferno mesmo... Se vc já fez de tudo e mesmo assim


não adiantou. Então eu te surgiro que vc tome uma atitude.. Sei lá, só sei que vc


não pode mais ficar como está. Pois vai acabar enlouquecendo......


imagem de Mih K
Mih K
No PF desde: 06/12/2010

Cara Veronica,


Acho que, na cabeça delas, tu não faz mais do que tua obrigação. Note bem, eu disse "na cabeça delas". Sim, elas são ingratas. Mas também acho que tu está errada em esperar qualquer consideração por parte de pessoas que tu sabe muito bem que não tem capacidade para demonstrar bons sentimentos. Cuide de si mesma, do seu marido e esqueça elas, porque o que tu quer, elas não podem e não vão te dar.


imagem de Benicio
Benicio
No PF desde: 27/11/2012

Triste isso,e eu concordo com a Kvet,também sempre achei que família fosse Sagrado,mas como reagir diante dessa indiferença?o melhor é tu cuidar da tua vida,ser feliz com quem te ama e te respeita,talvez um dia elas percebam o quanto tu é uma pessoa boa,e queiram te ter por perto,mas para de procura-las,deixa que venham até você,não por interesse,mas sim por sentimento.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Larga pras cobras e viva feliz com quem realmente te ama!


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Concordo com a Kvet, também acho que devemos oferecer para a família o mesmo que recebemos dela, você tem seu marido, não sei se tem filhos, e tem uma saúde fragil, tenta desligar das duas, elas não merecem sua atenção, e bem ou mal elas tem uma a outra, portanto deixe que se entendam.

Vou fazer um comentário e gostaria que você não me levasse a mal, mas conheci um caso muito parecido com o seu. Tempos depois vieram a descobrir que uma das filhas não era filha do pai, a filha que ela teve com o amante era a queridinha e a legitima do casamento mal tratada..Não estou querendo dizer nada, mas esse caso me veio a cbç agora....Boa sorte. E cuida da sua saúde. Isso é mais importante do que tudo!!!


imagem de Ktrina
Ktrina
No PF desde: 01/03/2012

Infelizmente, não podemos escolher nossos parentes!!!


imagem de Veronica_a
Veronica_a
No PF desde: 30/08/2010

Kvet, o que você disse faz muito sentido, eu na verdade fico mendigando por migalhas, implorando por carinho, o que recebo são frase do tipo, "você é dramática".

Mih K, sim na cabeça delas, eu imagino que elas achem que é minha obrigação.

Ontem foi a gota d'agua, passei o dia fazendo exames, a médica quer descartar a possibilidade de linfoma, estou nervosa, ansiosa, recebi sms da minah irmã, pedindo pra ir pra praia, eu disse que tudo bem, mas que precisavamos acertar algumas regras, como manter a casa limpa, dividir as coisas da geladeira e respeitar as horas em que preciso repousar. Ela ficou furiosa, me chamou de N coisas, inclusive de ingrata, é irônico isso, ela em momento nenhum perguntou como eu estava. Cansei, disse que estava cancelando curso de ingles e as Unimeds das duas, mandei que não me liguem mais, nem entrem em contato comigo.

Mas sim é dolorido. Liguei pra minha sogra, que eu amo muito e gosta e cuida de mim como filha, ela me disse assim:

"Cada um dá aquilo que tem, quem tem lixo só pode dar lixo aos outros".

Cortei relações.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Quote:
Cortei relações.


Que bom. Não é uma decisão fácil, mas é mais justa PARA VOCÊ. E é só isso que importa.


E obrigada por não ficares chateada com o que falei.


Boa sorte a você nos seus exames. Vou ficar aqui torcendo para que tudo acabe bem e essa nuvem negra saia da sua vida.