Tolerância zero

14 respostas [Último]
imagem de Jotun
Jotun
No PF desde: 04/01/2011

Saudades da época em que a professora manda livro de caligrafia para casa com várias palavras a serem preenchidas, solicitando o retorno do mesmo preenchido e com a assinatura dos pais.


Efeito colateram da era digital, mas aposto que mesmo não tendo o esquecido caderninho uma professora não alfabetiza seus alunos dizendo:


\"kem ké iscrever certu \"


Uma coisa é errar uma concordância uma letra, outra é \"estuprar\" literalmente a gramática .


imagem de Abusada
Abusada
No PF desde: 16/12/2010

Quote:
Saudades da época em que a professora manda livro de caligrafia para casa com várias palavras a serem preenchidas, solicitando o retorno do mesmo preenchido e com a assinatura dos pais.
(2x)


Acho que o que deve ser pensado não é se devemos ou não \'alertar\' o indivíduo a escrever corretamente ou estudar um pouco mais, e sim a forma como lidamos com isto. Pois eu já alertei uma forista aqui em seu próprio tópico e ela levou de boa meu conselho. Entretanto, no mesmo tópico outros foristas a trataram com certa ignorância, meio que impondo a caligrafia correta.


O modo como pronunciamos é muito importante, e a educação é sempre bem vinda.


imagem de Jotun
Jotun
No PF desde: 04/01/2011

*colateral


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Bete,


Sou uma das pessoas que se incomoda com posts escritos em miguxês - e ratifico cada palavra do caro forista Júpiter. Uma coisa é você usar abreviações (vc, tb, qq, etc), outra bem diferente é assassinar a pontuação, a concordância e ainda escrever como se tivesse acabado de sair da alfabetização.


Gente, se somos universitários ou ao menos alunos do ensino médio, é nossa obrigação escrever corretamente. Erros todos cometem, óbvio, mas escrever um texto inteiro sem ponto, repetindo letras (amigaaaaaa, pegueeei) dentre outros vícios e querer que os demais achem super-hiper-legal é demais, não?


Eu aprendi que a nossa escrita é um meio de expressão, diz muito a nosso respeito e deve ser clara o suficiente para que outras pessoas compreendam o que queremos dizer. Se eu não me preocupo em escrever corretamente, em me fazer compreender, como posso me sentir ofendida quando alguém afirma que minhas palavras são difíceis de ler, de interpretar? E estou me referindo a quem está na escola, seja ensino médio, seja na faculdade ou já fora dela - longe de mim criticar pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar.


E como a Carla disse, os serial killers do português deveriam se preocupar mais em aprender a escrever corretamente até mesmo para fins profissionais e acadêmicos. Digo por experiência própria e por lidar diariamente com o assunto: pegar um texto mal escrito, com pontuação incorreta e impregnado de palavras erradas é doloroso - pra não mencionar os problemas que isso acarreta em profissões como a minha, em que escrever corretamente é essencial para ter êxito e delimitar o que se está buscando.


E sobre o texto que você postou: super interessante se você trabalha numa área em que o teu desempenho conta mais do que a tua forma de se comunicar por escrito. Vai um advogado escrever com esse \'português moderno\' para ver os tombos que leva. :)